O Uso de Ferramentas de Gestão na Vida Pessoal
Por: Valpsico17 • 31/5/2021 • Abstract • 775 Palavras (4 Páginas) • 104 Visualizações
O uso de ferramentas e técnicas de gestão na vida pessoal
Estamos em um período de transformações, no qual é exigido constantes adaptações, e neste cenário o gestor sabe muito bem que gerenciar não é uma tarefa fácil, a cobrança por resultados que garantam a sobrevivência da empresa neste mundo tão competitivo e incerto é cada vez mais estressante, porém existe algumas ferramentas que servem de apoio para tornar esta tarefa menos árdua e conseguir melhorar processos e resultados. Estas ferramentas são capazes de trazer infinitas possibilidades de melhorias, além de fornecer subsídios para desenvolver um planejamento estratégico que contemplem satisfação, motivação, comprometimento, aumentar os níveis de qualidade de vida dos colaboradores e saber para qual direção a organização deve seguir.
E neste momento não são só as organizações que estão passando por processos de adaptações, na verdade as organizações são feita de pessoas, e mais do que nunca os indivíduos merecem ser vistos com um olhar mais humanizado, visto que hoje todos os seres humanos foram obrigados de uma forma ou de outra passar por mudanças drásticas , sem nenhum período para adequação, exigindo um controle emocional surreal, para gerenciar suas próprias vidas em meio ao caos.
Você gestor a cada desafio, certamente saberá quais ferramentas aplicar para obter os resultados esperados, ou quais serão úteis para o levantamento das demandas. No entanto pare e reflita, quanto tempo você que está lendo este artigo, gestor ou não, já parou para planejar o gerenciamento da “organização” mais importante que você conhece, a sua vida, e saber o que pode ser feito para não ficar como um barco à deriva, e conseguir tomar decisões assertivas?
Todos as pessoas estão gerenciando algo o tempo todo, seja a mãe organizando as atividades para dar conta de tudo que experiências a parte, são especialistas em gerenciamento de crises, ou quem está disponível no mercado de trabalho que precisa desenvolver estratégias para conseguir uma recolocação, e até mesmo quem está se aposentando e provavelmente necessitará fazer um planejamento para aproveitar este momento da melhor forma possível, enfim, estes exemplos servem para demostrar que independente de ser um gestor, todas as pessoas estão sempre administrando. E como já foi dito gerenciar não é uma tarefa fácil.
Por este motivo, é interessante destacar que as ferramentas podem ajudar qualquer tipo de gerenciamento, Daychoum (2007)[1] afirma que podem ser utilizadas de modo geral ou de uso específico, sempre em busca de melhorias contínuas, considerando esta possibilidade, porque não utilizá-las para desenvolver um planejamento que englobe uma análise da sua vida e para o seu desenvolvimentos na vida profissional e pessoal, bem como nas suas relações interpessoal e intrapessoal.
A tomada de consciência para o desenvolvimento pessoal é complexa, e nem sempre será fácil de trilhar, mas certamente será compensatório. É preciso ter em mente que o desenvolvimento é gradativo, doloroso, que evolve perdas e danos, mas também ganhos e conquistas.
O autoconhecimento é poderoso, através dele você saberá identificar em si, seu padrão de comportamento, e saber quais seus pontos fortes, fracos, as oportunidades que têm em relação aos outros, e quais pontos está em desvantagem e assim buscar melhorias. Estes termos lhe parecem familiar? Sim! A análise Swot é uma entre tantas ferramentas que podem ser úteis na sua busca de autoconhecimento, e saber quais são seus limites, e utilizá-la para conseguir focar no que realmente precisa ser mudado.
Você sabe quais são seus talentos, objetivos, valores, e se estão alinhados com o estilo de vida que está vivendo, o que lhe dá satisfação, qual é o seu diferencial, quais emoções influenciam você, como anda os níveis de satisfação da situação atual da sua vida?
...