O Vendendo Certo para o Público Certo
Por: leogenes • 28/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.388 Palavras (6 Páginas) • 179 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre as relações que envolvem o meio empresarial e organizacional, e as relações que envolvem as negociações. Mais corretamente acerca das pesquisas de mercado realizadas por uma empresa analisada para um bom desenvolvimento dos serviços prestados e produtos oferecidos com maior compatibilidade com o público alvo daquela organização. Além de tratar das negociações internas e externas que ocorrem diariamente neste empresa e que definem os rumos a serem tomados objetivando o seu sucesso. Por fim, será possível observar e aprofundar-se no que tange ao marketing da empresa escolhida no que tange à forma como devem ser utilizadas as técnicas para atingir seu público alvo de forma eficiente.
É objetivo deste trabalho expor o quão importante é que haja um profissionalismo forjado dentro da organização para que o produto ou serviço final seja embasado de forma sólida, conquistando e atraindo cada vez mais público. Profissionalismo esse que leva em consideração, por exemplo, o marketing da empresa, as negociações e pesquisa de mercado.
Seu desenvolvimento está elencado em três partes, divido por tópicos abordados acerca do funcionamento da organização: Pesquisa de Mercado, Marketing e Negociação respectivamente. A metodologia utilizada foi a entrevista aos integrantes da organização avaliada, além do embasamento bibliográfico.
2 DESENVOLVIMENTO
“A Casa Soberba, mais que um projeto artístico, social e cultural, é um projeto que tem como finalidade atingir diversos nichos da sociedade com o choque com as diversas realidades que são abafadas pela opressão existente hoje em todo o mundo. A sua arte transcende o campo do tradicional. Suas apresentações teatrais vão muito além de uma relação distante entre público e espectador, carregam consigo o ideal de uma arte acessível a todos e que estabeleça uma relação de proximidade do artista e seu público.
Por muitas vezes tratarem de temáticas que carregam certos tabus, optam por elencá-los de forma poética, sensível e sutil. Ao findar de suas enunciações, anseiam que suas performances gerem no público um desejo de reflexão. Acolhem todas as ideias e fomentam um debate saudável, que transita por todas as atmosferas sociais, criam entusiasmo pelas diferenças e, sobretudo, almejam incutir na mente de todos os nossos apreciadores que a liberdade é o bem mais precioso que o ser humano possui, apesar das diversas amarras que insistem em dificultar seu exercício.”
Trata-se de uma micro empresa voltada para o ramo da cultura e da arte, composta por três integrantes fixos, que atuam e administram a empresa, um integrante que no organograma faz parte da linha de staff e artistas convidados.
2.1 PESQUISA DE MERCADO
As temáticas abordadas pela organização em cada apresentação são diferentes, para saber o nível de aceitação do público alvo, há uma constante pesquisa de mercado informal feita, através de mídias sociais, conversas informais com pessoas que fazem parte dos grupos componentes de seu público alvo, além de buscas pelos questionamentos impostos por cada temática via mídias sociais, internet, blogs e sites direcionados ao tema. Esporadicamente são feitas reuniões com o Sebrae para atualização de resultados de pesquisas mais abrangentes e menos específicas, para orientações sobre seu mercado. Outra fonte secundária de obtenção de informações são as revistas que tratam de aspectos políticos sociais e culturais, como Artcultura, Dasartes, Carta Capital e Época. Os programas do Canal Brasil e da TV Cultura também servem como ricas fontes de pesquisa. O gestor do negócio lida muito bem com as questões de pesquisa de mercado, tendo em vista que sua fonte é variada, mostrando-lhe fatos e opiniões das mais divergentes, mas todas que contribuem de alguma forma para a organização.
Conforme pesquisa realizada, foi possível perceber que, diferente das opções dos bares e boates como opção de entretenimento, o teatro e os eventos culturais em geral possuem uma busca menor e uma frequência menor de assiduidade. Existe um público cativo que eventualmente convida seus amigos. Esses amigos compõem um público rotativo e que, quando irá comparecer a tais eventos, sempre compartilham com outras pessoas. As cidades do interior e os bairros mais periféricos possuem uma maior carência de contato com eventos culturais, seja pela estrutura física, seja por historicamente haver pouco contato e, consequentemente gerar desinteresse. A faixa etária de maior participação e interesse é acima dos 25 anos de idade.
2.2 NEGOCIAÇÃO
Os três integrantes fixos da Casa são os responsáveis pelas negociações. Seu preparo consiste em conhecer previamente os clientes e os parceiros para poder promover um serviço compatível com o desejado. O ambiente e o tempo do serviço são previamente observados também para a elaboração de um projeto completo a ser apresentado ao cliente.
Internamente as negociações ocorrem de forma pacífica. Apesar de haver alguém responsável pela administração geral da organização, as decisões são tomadas de forma conjunta, sendo todos os membros consultados antes de qualquer ação a ser tomada. Todos têm voz ativa nessas relações com pesos iguais. Na gestão de conflitos, o gestor atua sempre de forma imparcial, tendo em vista que o serviço final depende muito da integração entre os integrantes da organização. Sempre que são gerados conflitos, há pequenas reuniões para que se chegue a um ponto
...