O fenomeno da globalização
Por: aemburana • 19/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.566 Palavras (7 Páginas) • 631 Visualizações
O fenômeno da Globalização.
Este fenômeno do processo da globalização se deu com a radical transformação da atividade econômica nas últimas décadas e com profundas conseqüências econômicas, políticas e sociais. Este foi um conjunto de forças poderosas no processo da globalização, de um lado existiam as políticas econômicas do governo de, já de outro lado o processo tecnológico das indústrias e principalmente nas áreas de transportes e comunicações.
A globalização trouxe muitos benefícios, mas nem todos os países desfrutam desses benefícios, pois, não são todos os países que fazem parte do processo da globalização. Para o Brasil o grande desafio é fazer parte desse grupo de países competidores na economia mundial. Com a globalização a produção e comercialização de novos produtos ficaram interligados e as empresas se espalharam esse instalaram pelo mundo.
A primeira globalização é a expressão geralmente utilizada para fazer referência ao movimento de integração do mercado mundial nas décadas finais do século XIX . A primeira guerra mundial (1914-1918), a depressão da década de 1930 e a segunda guerra mundial (1930-1945), interromperam aquele movimento, provocando algo como uma desglobalização. Após o encerramento da guerra fria, sob o impacto da Revolução técnico-científica, inicia-se a segunda globalização, que ainda está em curso. A tríade que comanda a segunda globalização é formada por fluxos de mercadorias, fluxos de capitais e fluxos de informações.
A segunda globalização pode ser dividida em duas etapas distintas, na etapa inicial, ao longo de 1990, seus atores principais foram os Estados Unidos, a União Européia e o Japão.
A globalização não é apenas um fenômeno econômico ela muda as relações de poder, culturas e o meio ambiente, no meio das relações internacionais ela muda o poder das nações em desenvolvimentos, isto em relação aos países mais desenvolvidos. Quanto as relações domésticas ela muda o poder de relações entre os governos, entre negócios e a sociedade civil em geral.
Fonte: livro PLT 728 Cap. 1
Jornal: Mundo, Geografia e Política Internacional.
Pesquisa Política Banco Mundial 2003.
O Fenômeno outsourcing:
O outsourcing, ou seja, a terceirização já vem sendo a muitos anos por muitas empresas em nosso país, tanto por parte administrativas, áreas de manutenção, serviço e também áreas que não estão diretamente a produção. A partir dos anos 90 houve grandes mudanças com esse método pois, muitas empresas começaram a delegar para parceiros partes centrais da produção.
Hoje muitas empresas estão usando o outsourcing como parte estratégica para diminuir o valor da produção e se manter mais competitiva no mercado, mas é preciso planejar e analisar bem qual parte da empresa pode ser terceirizado para que não haja prejuízo para a empresa. Outro setor que também está sendo terceirizado em algumas cidades é o serviço da saúde, para isso é preciso analisar bem os pós e os contras para que seja feito esta prática neste setor. É necessário que seja feito uma pesquisa de satisfação da população para que a mesma não seja prejudicada.
Este é um setor que está em evidente discussão no meio político em nosso país, pois levanta grande dúvida para os trabalhadores, o que acontecerá com os empregados, qual a garantia que terão nas empresas se for aprovado a terceirização e que setor serão terceirizados, este projeto gera ainda muita discussão.
A Embraer e a Globalização
A Embraer depende muito da globalização para se manter no mercado e a comercialização de seus produtos, pois quase 100% de seus clientes são externos, como podemos ver abaixo as localidades onde a Embraer mantém presentes fábricas, centro de serviços especializados, centro de distribuição de peças de reposição e escritórios de vendas, veja os países onde a Embraer esta presentes: EUA, Reuno Unido, Irlanda, Holanda, Portugal, França,Emirados Árabes Unidos, China, Singapura e Brasil.
Informativo Embraer.
Índia:
A Embraer com o processo de globalização a nomeou a empresa indiana Indamer Company Pvt Ltd, que é uma subsidiária integral da European Aviation, como u7m centro autorizado de serviços do jatos executivos. Esta é a primeira empresa de manutenção autorizada pela Embraer para atuar na Índia e atender os jatos Phenom e Legacy 600.
Com a globalização houve um crescimento rápido de jatos no mercado indiano e este foi um fator decisivo na escolha da empresa Indamer para ser a pioneira para a execução desse serviço na região. A Indamer é uma empresa que atua no mercado desde 1947 com uma reputação muito boa na qualidade dos serviços prestados, isto fez com que a Embraer escolhesse a mesma para ser a prestadora dos seus serviços na região.
Portugal:
Em Portugal a Évora é mias uma unidade da Embraer fora do Brasil e atua na fabricação da empenagem do jato Legacy 500. Com plena conformidade e atendendo os requisitos estabelecidos pela matriz no Brasil, a empenagem é construída em fibra de carbono. A Évora é um marco estratégico da globalização da Embraer e de suas atividades na Europa. Com isso, reflete o compromisso da Embraer em buscar novos talentos para desenvolver e fabricar seus produtos.
A unidade de Évora foi anunciada em 2008, mas só foi inaugurada e m 2012, juntamente com a Embraer Metálica.
México:
Mais uma marca nesse processo de globalização a Embraer fez uma parceria com a empresa mexicana Zodiac Aeroespace, fabricante de componentes de interior da família jatos Embraer 170/190.
Com a instalação no interior do México, Marca um paço importante neste processo de globalização industrial da Embraer na busca de manter no mercado e brigar com seus concorrentes. A Embraer mantém algumas unidades pelo mundo, como: China, Portugal, México e também nos Estados Unidos, que fabrica o jato executivo Phenom 100.
...