OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
Por: Odinei Vaz • 17/4/2019 • Projeto de pesquisa • 4.173 Palavras (17 Páginas) • 730 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PIM I – PROJETO MULTIDISCIPLINAR
OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
GLÁUCIO GOMES VAZ RA: 1842421
CURSO DE LOGÍSTICA
HORTOLÂNDIA – SP
2018
SUMÁRIO
Resumo ........................................................................... 3
1.Introdução ..................................................................... 4
2.Desenvolvimento ........................................................... 6
2.1 Os 10 mandamentos da boa Administração ............... 6
3. Considerações Finais ................................................... 16
4. Referências Bibliográficas............................................. 17
RESUMO
O artigo os 10 mandamentos da boa administração serve como base para realização do PIM, discorre sobre determinar a situação administrativa em que se encontram as empresas brasileiras. Identificando os requisitos necessários para a sobrevivência da empresa e as propostas as devidas soluções para fatores contraprodutivos. Relacionando o artigo com os conceitos das disciplinas que servem como base para a estruturação e o desenvolvimento do PIM. Disciplinas essas como Fundamentos da Administração, a administração trabalha com a tomada de decisões sobre recursos disponíveis, seja recursos humanos, materiais e tecnológicos que serão guiados por pessoas de forma a atingir a eficácia e assim alcançar os objetivos; Comunicação Empresarial, a comunicação e a informação contem um papel importante no ambiente organizacional e Técnicas de Informática (TI) a tecnologia permite aos profissionais automatizarem muitas tarefas em uma empresa, desde as mais simples até as mais complexas.
Palavra Chave: administração, comunicação, TI.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo relacionar o artigo “Os 10 mandamentos da boa Administração” com as seguintes disciplinas, Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.
O administrador usará os recursos disponíveis na empresa para que assim possa se atingir os objetivos, previamente estabelecidos, levando em consideração informações de outros profissionais. O administrador deve ponderar as consequências de suas decisões, seja em resultados positivos ou negativos em relação aos objetivos definidos. As funções de um administrador são desde o planejamento, ou seja, definir o objetivo e os recursos necessários, organizar, colocar em prática o que planejou, coordenar, a elaboração de planos e dividindo em setores e por fim, controlar avaliando se os resultados forma alcançados.
Chiavenato (1993) definiu administrar como:
Administrar nos dias de hoje significa fazer uma leitura dos objetivos propostos pelas instituições e empresas e transformá-los em ação organizacional partindo das funções administrativas, ou seja, do planejamento, organização, direção e controle através do esforço de todos, realizado em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar os objetivos propostos da maneira mais adequada à situação.
A comunicação e a informação no ambiente organizacional possui extrema importância, pois desta depende a qualidade da imagem que a empresa irá possuir em meio à sociedade, mas deve ser considerando também a comunição dentro do próprio contexto organizacional, seja entre os colaboradores e principalmente entre os administradores e gestores da empresa. Pois por meio da comunicação é que os objetivos, podem ser definidos e assim, concretizados.
A Tecnologia da Informação (TI) atualmente no mundo, onde tudo acontece de maneira muito rápida, deve-se compreender a importância fundamental deste recurso dentro de uma organização. Essa tecnologia possibilita aos profissionais automatizarem diversas tarefas em uma empresa e ou setor, das mais simples as mais complexas. A empresa e o administrador devem ser capazes de compreender que essas ferramentas tecnológicas agregam valor aos negócios.
Essas três nichos de uma empresa, seja a administração, a comunicação e a tecnologia, precisam necessariamente ocorrer de maneira organizada e simultânea, para que a empresa de fato possa funcionar bem e assim, gerar lucros. Considerando que possíveis problemas em um deles ou em todos, impossibilitem o bom funcionamento da empresa, ou até mesmo a sua sobrevivência. Este trabalho irá também avaliar as varias formas de gestão, os diversos meios de comunicação que existem dentro de uma organização e a importância da tecnologia para as empresas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
No desenvolvimento teórico, considerou levantar informações que eram de grande importância para a compreensão contextual da situação que se encontram o contexto da administração empresarial. Relacionando assim com o artigo “Os 10 mandamentos da boa Administração” com as seguintes disciplinas, Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.
O profissional que atua na área de gestão deve possuir uma visão inovadora, afinal o administrador atua como um gestor de pessoas, seu papel a ser desempenho é o de promover o entendimento entre os lideres e as equipes de colaboradores, valorizando assim a equipe em um tom, e exercendo uma boa liderança, alcançando assim resultados positivos para a empresa. Para saber se o administrador tem desempenhando de maneira adequada, deve considerar se este assume a responsabilidade de orientar seus colaboradores na realização de suas atividades, na solução de conflitos interpessoais e inter-setoriais, promovendo assim, o envolvimento participativos de todos, no comprimento de objetivos e metas.
Na Apostila de Fundamentos da Administração, Santos define administração como:
“Consiste em tomar decisões relativas ao estabelecimento de objetivos estratégicos, táticos e operacionais, elaboração de estratégias de curto, médio e longos prazos e criação de sinergia entre as partes organizacionais, visando atingir os objetivos organizacionais. As estratégias consistem na alocação dos recursos necessários: recursos humanos, materiais e tecnológicos, que serão comandados por pessoas de forma a atingir a eficácia, alcance dos objetivos, por meio da eficiência, aplicação racional dos recursos”.
...