Olimpiadas
Por: rodrigoqleal • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.635 Palavras (7 Páginas) • 270 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
NOME | Mariana Lobato da Silva |
RA | 3227001636 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Anhanguera Educacional
2015
- Introdução:
Este trabalho tem como objetivo, convencer o Comitê da Olimpíada de que estrategicamente para os profissionais de atletas e técnicos, podem ter um relacionamento competitivo e saudável, sem rivalidade e com total profissionalismo.
Atletas dispostos a dividir seu espaço e suas habilidades com outros passando a adquirir experiências, de uma forma inovadora e motivacional. Sendo que com isso, eles venham ter um conceito prático para o sucesso pessoal e profissional, mostrando suas criatividades e parceria, valorizando o capital intelectual e o conhecimento de cada profissional, conhecer cada comportamento, adquirir varias informações, suas necessidades, dificuldades, inseguranças, incentivando um momento de compartilhamento e troca de conhecimentos.
- Desenvolvimento:
Passo 1
1. Como valorizar o capital intelectual e o conhecimento dos técnicos, demais profissionais e atletas envolvidos nas Olimpíadas?
Todos o seres humanos são competitivos desde ao nascer. O capital intelectual é grande gerador de conhecimento e também grande produtor de riquezas e forças humanas, na elaboração de novas formulas para grandes campeãos, tornando- se destaque entre concorrentes. Vários recursos foram pesquisados por técnicos para alcançar a excelência e a liderança competitiva, causando grandes aumentos de produtividade em empresas,
A gestão do capital intelectual no atletismo esta sendo apresentado como mais um componente dos fatores de resultados positivos, onde se tem planejamento, pensamento, aprendizado e estratégia, visando sempre o sucesso permanente e sustentador do atleta olímpico, com tudo proporcionando um resgate do conhecimento humano no decorrer de toda a trajetória, seja ele pessoal ou em equipe.
2. Como tornar as várias comissões do atletismo (cada modalidade do atletismo tem uma comissão que reúne técnicos e atletas), organizações que aprendem umas com as outras? Dê exemplos.
Hoje a comunicação é o elemento da criação necessária para atingir os resultados planejados. Muitas vezes na dinâmica da comunicação não entendemos plenamente as motivações, a comunicação interpessoal não é uma simples passagem de dados, e sim um estimulo e resposta é uma troca de conhecimento, informação, emoção entre as pessoas envolvidas. Necessita da possibilidade de quem transmite a mensagem também a receba, e vice-versa, criando uma troca comunicativa que envolve elementos não mensuráveis como a emoção, a empatia, a experiência pessoal, evidenciando a complexidade dos elementos envolvidos na relação entre comunicador, mensagem e destinatário. Com o conhecimento tácito que seria a forma do conhecimento inerente a cada pessoa em particular, não sendo fácil sua transmissão através da fala ou escrita mas sua existência é facilmente percebida na prática cotidiana. Pode ser entendido como aquilo que uma pessoa é capaz de realizar com eficácia e que é adquirido com as experiências de vida dessa pessoa.
A melhor maneira de transmitir um conhecimento tácito é através da convivência direta com outras pessoas, grupos, na execução de tarefas ou projetos que exijam os conhecimentos que não conseguimos explicitar.
Exemplo: quando uma pessoa aprende a andar de bicicleta, que é uma atividade simples, porém, de difícil ensinamento. Essa habilidade é uma característica pessoal, subjetivo e não mensurável, de difícil captura e transmissão, muito valioso.
Um exemplo de conhecimento tácito ocorre quando alguém, recebemos uma receita, colocamos todos os ingredientes, mas nunca sai como o da pessoa que nos passou.Essa dificuldade em passar o conhecimento tácito é inerente a todos, pois quando explicamos algo, nem sempre seremos claros, porque, cada pessoa tem suas próprias vivências e, portanto, seus próprios conhecimentos tácitos, muitas vezes essa transmissão não ocorre a contento.O que está dentro de nós, nos pertence e o conhecemos porque é nosso.
Repassá-lo a outras pessoas não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, é até impossível se levarmos em consideração as experiências, crenças desejos e vontade dos outros.
Passo 2
Como tornar o ambiente de trabalho das comissões técnicas mais compatível com a livre circulação de ideias? Sugira melhorias e ambientes.
Para se tornar um ambiente de trabalho compatível, precisa-se acima de tudo de respeito e organização com os atletas e técnicos. No ambiente de treinamento é fundamental uma ótima organização de ambientes, até mesmo de lazer e descanso. Criar formas de melhorar o ambiente de treinamento para se desenvolver melhor aprendizagem dos técnicos com melhor de seus aprimoramentos buscando a perfeição a cada dia.
Além de treinamento, ter maior comunicação, disponibilizar palestras de alto desenvolvimento e autoestima e incentivo para todos os atletas, estabelecendo sempre metas e objetivos, sabendo ouvir a opinião de cada um. Valorizando opiniões, divergências, analisando.
As divergências sempre terão que ser debatidas, conversadas e absorver o seu melhor. Todo o ser humano se sente valorizado quando suas idéias e opiniões são debatidas, quando se estimula a sua participação.
A comunicação interpessoal é um fenômeno mecânico entre estímulos e respostas, é uma troca de conhecimentos, informações, emoções entre pessoa, necessidade da possibilidade de quem transmite a mensagem de receber, e comunicar, e vice-versa, criando uma troca comunicativa que envolve elementos não mensuráveis como a emoção, a empatia, a experiência pessoal evidenciando a complexidade dos elementos envolvidos na relação entre comunicador, mensagem e destinatário.
...