Os Benefícios Sociais
Por: Nayara Santos • 5/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 250 Visualizações
QUESTÕES CAPITULO 11
2- Defina benefícios sociais.
R= Benefícios sociais são facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem aos seus funcionários para poupar-lhes esforço e preocupação.
O beneficio é uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos funcionários uma base de suas necessidades pessoais.
3- Explique as origens dos benefícios sociais.
R= Os benefícios sócias se devem aos seguintes fatores: 1-Atitudes e expectativas das pessoas quanto aos benefícios sociais; 2-Exigências dos sindicatos; 3-Legislação trabalhista e previdenciária imposta pelo governo; 4-Competição entre as organizações na disputa pelos talentos, para atraí-los ou mantê-los; 5-Controles salariais exercidos indiretamente pelo mercado mediante concorrência de preços de produtos ou serviços; 6-Impostos e contribuições atribuídos às empresas.
Inicialmente os planos de serviços e benefícios sociais foram orientados para uma perspectiva paternalista e limitada com o propósito de reter talentos e baixar a rotatividade de pessoal.
9- Explique o princípio da mútua responsabilidade.
R= Os custos de benefícios devem ser compartilhados entre organização e os funcionários beneficiados, ou a concessão de um beneficio deve repousar na solidariedade das partes envolvidas.
10- Quais os principais objetivos dos planos de benefícios sociais?
R= Os principais objetivos dos planos de benefícios sociais são: 1-Os benefícios aos funcionários devem satisfazer a alguma necessidade real; 2-Os benefícios devem confirmar-se a atividades em que o grupo é mais eficiente que o indivíduo; 3-O beneficio deve estender-se sobre a mais ampla base possível de pessoas; 4-A concessão do beneficio devera evitar conotações de paternalismo benevolente; 5-Os custos dos benefícios devem ser calculáveis e devem repousar em financiamento sólido e garantido para evitar injunções politicas.
E dentro desse contexto os planos devem atender os seguintes quesitos: Ser vantajoso para a organização quanto para os funcionários; Ser aplicável em bases econômico-financeiras defensáveis; E ser planejado e custeado p
QUESTÕES CAPÍTULO 12
- Segundo o RH, e a saúde e segurança das pessoas, que assim contribuir com uma das bases da prevenção da forca de trabalho adequada, para garantir a condição favorável para o trabalhador e mantendo cento níveis de saúde e segurança.
7 É o conjunto de medidas técnicas, educativas, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, seja eliminar condições de insegurança no ambiente, sejam instruindo ou convencendo as pessoas da utilização da prática da prevenção.
9 São diferentes e não se devem confundir, embora trabalhem juntas. O CIPA aponta atos inseguros dos trabalhadores e as condições de segurança e o órgão de segurança aponta soluções para tais problemas que podem virar acidentes.
19 Não se baseiam em apenas condições físicas do trabalho, mais sim em um ambiente propício para que o trabalho flua com satisfação, tanto para o trabalhador quanto para os demais, sendo a ares de qualidade psicológica ou a condições sociais
QUESTÕES CAPÍTULO 13
- São relações internas das organizações com seus colaboradores e relacionadas com promoções, transferências, demissões e afastamentos por aposentadoria e também disciplinar como aspecto crucial dessas relações internas.
- É o conjunto de fluxo do capital humano dentro da organização, envolve admissão, transferência, promoções, afastamento por aposentadoria e desligamentos.
5 São as relações que envolvem questões ligadas ao trabalho do pessoal e que são negociadas e acordadas com os sindicatos, ou seja, se resumem em políticas da organização em relação ao sindicato, tomados como representantes dos anseios aspirações e necessidade da classe.
8 Se define pela aceitação fácil e rápida das reivindicações dos trabalhadores, seja por insegurança, inabilidade ou incompetência nas negociações com os lideres sindicais.
9 Se define pela postura rígida da organização que fazem concessões dentro das leis e agem de acordo com seus próprios interesses. As reivindicações nem sempre são atendidas, assim surge os focos indisciplinares e grupos de oposições dentro dos sindicatos perante tantas frustrações que pode ter ocorrido.
10- A Politica de reciprocidade é entre a organização e o sindicato, as reivindicações são resolvidas entre a direção da organização e a do sindicato com pouca participação dos trabalhadores e supervisores. O objetivo é construir um pacto e atribuir ao sindicato toda a responsabilidade de impedir que as cláusulas pactuadas sejam violadas pelas partes. O pacto nem sempre atende as aspirações dos trabalhadores e dos supervisores.
11- Caracteriza-se por considerar que as revelações trabalhistas envolvem o sindicato e os trabalhadores de um lado, e a organização, seus dirigentes e supervisores de outro, proporcionando uma avaliação ampla e objetiva de cada reivindicação ou situação quanto à sua viabilidade, natureza, oportunidade, validade e, sobretudo, quanto à sua integração e identidade com as demais politicas e objetivos da organização.
A politica participativa considera o empregado sob o ponto de vista social, politico e econômico, e não apenas como mero fator de produção.
14- A greve é um direito de toda pessoa de se abster de trabalhar, como meio de pressionar o empregador. A greve é uma paralisação coletiva do trabalho e deve necessariamente constituir-se em ato coletivo, com vontade de ser produzido, possuir um objetivo predeterminado, sendo sua manifestação exteriorizada pela suspensão coletiva da obrigação de prestar trabalho ao empregador durante período de tempo predeterminado ou não. A greve pode emergir a partir de fatores objetivos:
a) Do ponto de vista objetivo: uma categoria entra em greve quando precisa reforçar a reivindicação de melhores condições de trabalho, etc…
b) Do ponto de vista subjetivo: uma categoria profissional entra em greve quando se sente prejudicada por alguma decisão ou ação da empresa.
c) Do ponto de vista politico: uma categoria entra em greve em busca de maior espaço de participação dentro ou fora da empresa.
16- Piquetes são agrupamentos de grevistas que procuram aliciar os colegas ou impedir a entrada dos funcionários que desejam trabalhar, ou, coagir os que não aderiram à greve. Os piquetes são proibidos pelo código penal. Os piquetes podem ser: 1) Piquetes à entrada da empresa: para impedir o ingresso ao trabalho; 2) Piquetes nos pontos estratégicos: onde os funcionários deve passar.
...