Os Principais pontos de vista, de acordo com Wagner e Hollenbeck
Por: Giovani Wastowski Cardoso • 29/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 875 Palavras (4 Páginas) • 318 Visualizações
1 – A partir do conteúdo estudado, descreva quais são os pontos de vistas a serem investigados ao lidarmos com o comportamento organizacional.
R.: Os principais pontos de vista, de acordo com Wagner e Hollenbeck (2003), são três:
A) Comportamento Microorganizacional: ele pode estar relacionado com alguns comportamentos no local de trabalho e também pode estar ligado com alguns comportamentos mais subjetivos e internos. Entre os dois, pode-se citar: fazer um relatório, pensar, tomar uma decisão, saber lidar em uma determinada máquina, ou até se emocionar;
B) Comportamento Mesoorganizacional: pode ser associado não só à comportamentos individuais mas com comportamentos entre os membros de uma equipe;
C) Comportamento Macroorganizacional: também poderá ser associado a empresa como um conjunto, onde os fatores a serem estudados não são específicos em algo ou em alguém, mas são compostos pela soma de todos esses fatores.
2 – Considerando o que você estudou no livro didático e sua vivência no trabalho, explique como nos ambientes das organizações de trabalho ocorre a dinâmica da subjetividade interferir na intersubjetividade.
R.: O fenômeno da subjetividade mostra-se no fato de que cada um de nós temos características próprias, individuais e intransferíveis. Isso torna nossa personalidade desconhecida para as outras pessoas, que nos conhecem pela imagem que criaram de nós, e com isso acabamos desconhecidos até para nós mesmos.
Esse fenômeno está bem visível nas organizações de trabalho devido ao fato de tratar de um grupo de pessoas, interagindo diariamente, tendo interesses individuais e coletivos ao mesmo tempo, cargos diferenciados na organização, entre outros aspectos. Tendo como exemplo a relação entre chefia e subordinado, nota-se que ela acaba sofrendo o fenômeno da intersubjetividade, uma vez que a imagem que temos um do outro acaba mais distorcida e diferenciada da realidade, devido a posição hierárquica ocupada por cada um.
3 – Com base no estudo da unidade 3:
a) Justifique por que alguns autores sustentam que a organização é muito mais que uma mera reunião de pessoas num ambiente de trabalho. Nesta justificativa, aponte quais são os elementos que estruturam a organização e como se apresenta o sistema inter-relacional entre os mesmos.
R.: Segundo a definição estudada, “organização é uma estrutura complexa que integra de forma dinânica um sistema inter-relacional composto de pessoas, trabalho e instituição.” De acordo com essa definição, conclui-se que um não existe sem o outro, ou seja, a instituição, que se define pela estrutura física, logística e operacional de um espaço de produção, não existiria se não houvesse pessoas para preencher esse espaço de trabalho. O mesmo ocorre com o elemento trabalho, o qual só existirá se houver um vínculo entre pessoas e instituições. Logo, uma organização só existirá se uma instituição puder oferecer trabalho para as pessoas.
b) Com base no texto:
Muitos pesquisadores apontam que as empresas são as pessoas que nelas trabalham. E que a questão do comportamento organizacional vem despertando, cada vez mais, o interesse por parte de acadêmicos e executivos, para obterem a real compreensão dos fenômenos e processos que ocorrem nas organizações. Neste enfoque, a importância do estudo da percepção para a compreensão do comportamento organizacional se justifica, pois o comportamento,
...