TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas de Produção

Por:   •  4/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 10

109 – Conceitue sistema.

Um sistema é um conjunto integrado de partes interrelacionadas que existem para atingir um determinado objetivo ou cumprir um determinado propósito. Todo sistema é constituído por vários subsistemas, cada qual especializado em uma determinada atividade. Todo sistema faz parte de um sistema maior (suprassistema ou macrossistema).

110 – O que é um subsistema?

É uma divisão, o departamento de um sistema como um todo, cada subsistema é especializado em uma determinada atividade, ao somarmos todas essas especialidades chegaremos ao objetivo do sistema.

111 – Quais os principais componentes de um sistema?

Os principais componentes de um sistema são:

  • Entradas (inputs) ou insumos: o que ingressa em um sistema para que ele funcione. Podendo ser energia, informação, qualquer matéria-prima.. As entradas são do ambiente externo sempre.
  • Saídas (outputs) ou resultados: a produção que o sistema devolve ao ambiente externo.
  • Processamento (throughput) ou transformação: trabalho que o sistema ou subsistemas realiza com as entradas para poder ter as saídas. Ou seja, é o funcionamento do sistema.
  • Retroação (feedback) ou realimentação: influência que as saídas do sistema exercem sobre as suas entradas no sentido de ajustá-las ao funcionamento do sistema. Podem ser positivas, no caso de as entradas serem maiores que as saídas. Ou negativas, quando as entradas são menores que as saídas.

112 – Conceitue as entradas ou insumos.

 Tudo o que ingressa em um sistema para permitir que ele funcione. Elas podem ser energia, informação, matérias-primas, ou seja, todo e qualquer recurso que alimente o sistema. As entradas vêm do ambiente externo.

113 – Conceitua as saídas de resultados.

Aquilo que o sistema produz e devolve ao ambiente externo.

114 – Conceitue processamento.

É o trabalho que o sistema (ou seus subsistemas) realiza com as entradas para poder proporcionas as saídas. É o próprio funcionamento interno do sistema.

115 – Conceitue retroação ou realimentação.

As influências que as saídas do sistema exercem sobre as suas entradas no sentido de ajustá-las ou regulá-las ao funcionamento do sistema. Existem 2 tipos de retroação: a positiva e a negativa.

Positiva: acelera ou aumenta as entradas para ajustá-las, quando estas são maiores que as saídas. O sistema faz as saídas influenciarem no aumento das entradas por meio da retroação para manter o equilíbrio do sistema.

Negativa: retarda ou diminui as entradas para ajustá-las, quando estas são menores que as saídas. O sistema faz as saídas influenciares na redução das entradas por meio da retroação para manter o equilíbrio do sistema.

Graças à retroação, o sistema adquire homeostase, fenômeno que garante o equilíbrio dinâmico de um sistema aberto. É a forma pela qual o sistema consegue manter-se em equilíbrio em um ambiente mutável.

116 – O que são sistemas fechados?

Também são chamados de sistemas mecânicos. Funcionam dentro de relações predeterminadas de entradas e saídas (causa e efeito). Algumas entradas produzem certas saídas, é o caso das máquinas e equipamentos, onde certo volume de entradas de matérias-primas produz uma determinada saída de produtos acabados, uma determinada voltagem de entrada produz uma saída de “x” rotações por minuto.

117 – Quais são as características do sistema fechado?

Poucas entradas/saídas que são bem conhecidas e determinadas;
alcançam seus objetivos de uma única e exclusiva maneira;
determinístico, ambos (entradas e saídas) podem ser equacionados matematicamente.

118 – O que são sistemas abertos?

Também são chamados de sistemas orgânicos. Eles funcionam dentro das relações de entradas/saídas (relações de causa e efeito) desconhecidas e indeterminadas e mantém um intercâmbio intenso, complexo e indeterminado com o meio ambiente. Existe uma infinidade de entradas/saídas indeterminadas e que não são bem conhecidas, o que provoca a complexidade e a dificuldade de se mapear o sistema.

119 – Quais são as características de um sistema aberto?

Pode alcançar seus objetivos por meio de uma multiplicidade de maneira;
probabilísticos, pois as relações de entradas/saídas estão sujeitas à probabilidade, e não à certeza; todos os sistemas vivos (os organismos vivos, o ser humano, as organizações sociais, a empresa, entre outros) são sistemas abertos.

120 – O que é meio ambiente ou ambiente externo?

As organizações trocam recursos com o ambiente externo e dependem dele. Nesse ambiente externo são encontrados todas os elementos que, atuando fora de uma organização, são relevantes para as suas operações. As organizações captam recursos (insumos) no ambiente externo, transformam em produtos ou serviços e devolvem ao ambiente em forma de produto. São elementos que influenciam as atividades da organização.

121 – Conceitue empresas como sistemas abertos.

As empresas são sistemas abertos em constante e complexo intercâmbio com o seu ambiente externo. As empresas obtêm recursos do ambiente externo por meio de suas entradas, processam e transformam esses recursos internamente e devolvem, por meio de suas saídas, o resultado desse processamento e transformação ao ambiente. A relação entradas/saídas fornece a indicação da eficiência ao sistema. Isso significa que quanto maior o volume de saídas para determinado volume de entradas, mais eficiente será o sistema. Por outro lado, a eficácia do sistema reside na relação entra suas saídas e o alcance dos objetivos do sistema, o que significa que quanto mais suas saídas ou resultados alcançarem os objetivos propostos, mais eficaz será o sistema.

122 – O que é intercâmbio?

Podemos dizer que é a ligação entre o mercado externo e as organizações.

123 – Como se mede a eficiência de um sistema?

A relação entradas/saídas fornece a indicação da eficiência ao sistema. Isso significa que quanto maior o volume de saídas para determinado volume de entradas, mais eficiente será o sistema.

124 – Como se mede a eficácia de um sistema?

Reside na relação entre suas saídas e alcance dos objetivos no sistema, o que significa que quanto mais suas saídas ou resultados alcançarem os objetivos propostos, mais eficaz será o sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (105 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com