TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Outras Estruturas de Mercado

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 12

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Unasp - Campus I

Gustavo Oliveira Pinto

Outras Estruturas de Mercado

São Paulo

2014

Sumário

Concorrência monopolística 3

Oligopólio 4

Forma de atuação das empresas Oligopolistas 4

Modelo de Mark-Up 6

Estruturas no mercado de insumos e fatores de produção 6

Algumas estruturas de mercado particulares 7

Monopsônio/ oligopsônio 7

Monopólio bilateral 7

Desenvolvimentos recentes: teoria dos jogos, economia da informação e teoria da organização industrial 7

Teoria dos jogos 8

Economia da Informação 9

Organização Industrial 10

Índice de concentração econômica 10

Síntese das estruturas de mercado 11

Conclusão 12

Bibliografia 13

Introdução

O objetivo desse trabalho é apresentar as outras estruturas de mercado dentro da economia. Abordarem a concorrência monopolística e as novas teorias desenvolvidas recentemente para a melhoria da economia, como, a teoria dos jogos.

Concorrência monopolística

Podemos definir que em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos passíveis de concorrência. Pode ser facilmente reconhecida quando identificamos as seguintes características:

• Grande número de empresas de nível concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares, como por exemplo, pós-venda;

• Muitos compradores e muitos vendedores;

• Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos, daqueles produzidos pelos seus concorrentes diretos;

• Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é a entrada de novos concorrentes), tecnologias e etc.

Características tais que acabam atribuindo poder sobre o preço de seu produto, mesmo o mercado sendo competitivo. Temos que ter em mente e nos lembrar que os produtos podem até serem iguais, mas, cada empresa vai tentar diferenciar seus artigos buscando se destacar, como por exemplo: Molho de tomate, (sabor tradicional, sabor de queijo, com pedaços de tomate, tipos de embalagem diferentes, entre outros). Esse poder é definido, em termos económicos, como poder de mercado. E uma empresa será qualificada como tendo uma posição dominante, devido à sua quota de mercado, ou desta em combinação, nomeadamente, com a posse de conhecimentos técnicos, de matérias-primas ou de capitais.

Existe um código que deve ser seguido nos termos do artigo 82º do Tratado das Comunidades Europeias, proíbe-se a exploração abusiva da posição dominante. Proíbe-se, então, uma manifestação do poder (de mercado) conferido pela posição dominante e que consiste na capacidade de impedir a manutenção de uma concorrência efetiva, que tende a ser subsumida à capacidade de excluir concorrentes.

Oligopólio

Oligopólio (do grego oligos, poucos e polens, vender) é um sistema que faz parte da economia que caracteriza um tipo de estrutura de mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores, podemos entender também como um grupo de empresas ou governos que são dominadores de determinada oferta de produtos ou serviços e pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas). 

Características:

• Um estado de hegemonia, em que existe a luta para alcançar a supremacia total;

• Inflexibilidade de preços: os preços em vigor são estabilizados, sendo evitada a competição;

• Predominância dos preços, sendo que todos os vendedores aceitam os preços estabelecidos;

• Ocorrência de ações em conjunto, frequentemente dando origem a trustes (união das empresas com o intuito de eliminar a concorrência e controlar os preços).

O oligopólio tem como modelo econômico o modelo clássico, que tem o objetivo de maximização dos lucros, devendo ter um conhecimento adequado se suas receitas e de seus custos. O preço é determinado apenas pela oferta, enquanto que na teoria marginalista, o preço é determinado pela intersecção entre demanda e oferta de mercado. O lucro económico, que se atinge neste tipo de mercado varia do curto para o longo prazo. Enquanto no curto prazo o lucro poderá ser positivo, superior à melhor aplicação alternativa, no longo prazo esta situação apenas se manterá se estivermos num mercado oligopolista dominado por cartel, caso contrário o lucro será 0, uma vez que o lucro positivo levaria a possibilidade de entrada de novos concorrentes.

Forma de atuação das empresas Oligopolistas

Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alteração de preços. Ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor, como a proteção de patentes, controle de matérias primas chaves, tradição, oligopólio puro ou natural.

Diferentemente da estrutura concorrencial, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com