PARTICIPAÇÃO NO XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO JUSTIFICATIVA PARA INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Por: Araujo_7009 • 9/11/2019 • Monografia • 617 Palavras (3 Páginas) • 93 Visualizações
ISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DCT - DSG
4o CENTRO DE GEOINFORMAÇÃO
PARTICIPAÇÃO NO XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO JUSTIFICATIVA PARA INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
O 4o Centro de Geoinformação (4o CGEO) é uma Organização Militar (OM) diretamente subordinada à Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) e responsável pelo suprimento cartográfico e mapeamento da Amazônia Legal do nosso país, que compreende os Comandos Militares da Amazônia e do Norte. Neste âmbito, faz-se mister que seu quadro técnico esteja constantemente atualizado no que diz respeito às tecnologias e às metodologias correspondentes ao estado-da-arte da produção cartográfica.
Neste sentido, caracteriza-se como excepcional em sua área de concentração o XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, evento que ocorrerá em Santos-SP entre 14 e 17 de abril do corrente ano. Trata-se de uma conferência bienal que tem como objetivo congregar a comunidade técnico-científica e o usuário das áreas de Sensoriamento Remoto, Geotecnologias e de suas aplicações, tais como o 4o CGEO, para que, através da apresentação de trabalhos e de debates sobre pesquisas, desenvolvimento tecnológico, ensino e política científica realizados no país e no mundo nos últimos dois anos, possa ocorrer o aperfeiçoamento acadêmico e profissional dos participantes.
Conforme mencionado, o 4o CGEO é diretamente subordinado à DSG, sendo esta o órgão de apoio técnico-normativo do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), incumbido de superintender, no âmbito do Exército, as atividades relacionadas às imagens, às informações geográficas e meteorológicas, à elaboração de produtos cartográficos, bem como ao suprimento e à manutenção do material técnico de sua gestão. Por sua vez, o Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), é o Órgão de Direção Setorial (ODS) do Exército Brasileiro que tem por finalidade, entre outras atividades, desenvolver, aperfeiçoar e avaliar os sistemas e programas corporativos de interesse do Exército, bem como promover o fomento à indústria nacional, visando ao desenvolvimento e à produção de sistemas, produtos, tecnologias e serviços de defesa. Neste sentido, compete ao 4o CGEO pleitear a participação de seus integrantes em tão singular evento –
(Participação no XIX SBSR......................................................................................... 1/2)
para o qual, frisa-se, não há competitividade em nível nacional – com vistas a persecução de alto grau de proveito dos conhecimentos lá adquiridos para otimizar a atividade fim deste Centro. Desta forma, o aprimoramento de processos alçaria perceptibilidade em diferentes níveis de subordinação pelos já mencionados escalões superiores a este Centro – a saber, a DSG e o DCT.
Adicionalmente, como configuração inequívoca da unicidade do evento em questão no tocante às áreas de interesse e de contínuo emprego finalístico deste Centro de Geoinformação, cita- se a seguir alguns dos eixos temáticos a serem lá discutidos, os quais são correlatos a atividades de potencial ou já demandada aplicação no 4o CGEO: análise de séries temporais de imagens de satélite, cartografia e fotogrametria, classificação
...