PIM GESTAO AMBIENTAL
Por: Reginaldo TDog • 2/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.311 Palavras (6 Páginas) • 2.592 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICO EM GESTÃO AMBIENTAL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
CASTANHAL
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICO EM GESTÃO AMBIENTAL
LEONANNNNNNNNN
CT
NORTE FLORESTAL
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III
Apresentado à Universidade Paulista
UNIP, para avaliação semestral no
Curso de Gestão Ambiental.
CASTANHAL
2016
RESUMO
O Projeto Integrado multidisciplinar III do curso Tecnológico em Gestão Ambiental aborda o levantamento de informações baseados na empresa “Norte Florestal.”, que atua no ramo de Plantio e Reflorestamentos, e relaciona dados relevantes sobre sua fundação, ética e legislação, gestão de recursos naturais, resíduos, efluentes e emissões e auditoria, certificação ambiental.
Palavras-chave: Ética, Gestão e Auditoria.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO5
1. Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial6
1.1. Responsabilidade Social6
1.2. Ética Ambiental 6
2. Gestão de Recursos Naturais7
2.1. Recursos Naturais e Mudanças Climáticas 7
2.2. Desertificação7
2.3. Água7
3. Gestão de Resíduos, Efluentes e Emissões8
3.1. Monitoramento de Efluentes 8
3.2. Gestão de Efluentes Líquidos 9
4. Auditoria e Certificação Ambiental9
4.1. Certificação Ambiental9
5. Conclusão10
6. Biografia11
INTRODUÇÃO
Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura da empresa selecionada, a fim de expor suas estratégia de marketing ambiental, bem como suas funcionalidades de ecossistema e biodiversidade elaboradas no processo de atuação no ramo ambiental.
A empresa analisada é a “Norte Florestal ” dados coletados são fontes da própria instituição que disponibilizou para estudos e levantamentos analíticos.
Contudo, apresento o presente trabalho para experimentos tecnológicos e possíveis divulgação de dados, baseado nas experiências e atividades desenvolvidas pela a empresa pesquisada.
1. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL
1.1. Responsabilidade Social
A Norte Florestal atua nas áreas de engenharia e meio ambiente, fornecendo apoio e soluções para empresas por meio de produtos, serviços e assessoria técnica especializada.
Profissional e estratégica, a Marca Florestal coloca em prática seus projetos baseando-se sempre em princípios legais e na sustentabilidade, de modo a atender as demandas específicas de sua empresa e as necessidades de crescimento econômico da sociedade.
Atua em todo território nacional, compromissados com a qualidade na prestação de serviços, gestão e desenvolvimento sustentável dos empreendimentos.
Nossa equipe, formada por profissionais experientes nas mais diversas áreas, combina métodos de construção e gestão de projetos inovadores com responsabilidade socioambiental. Além de equipe própria, trabalhamos com a colaboração de arquitetos, engenheiros e subcontratados em todas as fases do processo.
1.2. Ética Ambiental
A Norte Ambiental é por definição o “estudo da conduta comportamental do ser humano em relação à natureza, decorrente da conscientização ambiental e consequente compromisso personalíssimo preservacionista, tendo como objetivo a conservação da vida global”. Esta concepção está relacionada à modificação das condições físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, ocasionada pela intervenção de atividades comunitárias industriais, que pode colocar em risco todas as formas de vida do planeta.
Segundo a Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, um bem de uso comum do povo e fundamental à boa qualidade de vida. Cabe ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e o preservar para esta e para as próximas gerações. O maior desafio da ética ambiental está no compromisso particular a ser firmado e honrado por cada indivíduo, consciente de que é ético e não legal, pois não se trata de uma lei regulamentada, mas sim de um princípio moral.
2. Gestão de Recursos Naturais.
2.1. Recursos Naturais e Mudanças Climáticas
A depender do espaço onde está a população precisa dispor ao máximo dos recursos naturais para sobreviver. Geralmente, a disponibilidade destes recursos é mais limitada onde há acesso mais restrito a tecnologias adequadas para a produção agrícola. O uso racional dos recursos naturais, tanto por meio da tecnologia quanto por meio de saberes e experiências locais, é pressuposto fundamental para uma agricultura sustentável, inclusiva e para a produtividade do campo no longo prazo. Por outro lado, as mudanças climáticas exigem que as atividades agrícolas se adaptem a novas condições ambientais que afetam a produtividade do solo, a disponibilidade de água e a biodiversidade.
3. Gestão de Resíduos, Efluentes e Emissões.
3.1. Monitoramento de Efluentes
O monitoramento de efluentes1 pode ser definido como um processo de coleta de amostras e análises laboratoriais, com acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, visando identificar e avaliar qualitativa e quantitativamente as condições do efluente em um determinado momento, assim como suas variações temporais.
As resoluções CONAMA nº 357/2005 e CONAMA n° 397/2008, classificação dos corpos de água e as diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.
...