PIM V Gestão Financeira
Por: crisfolha • 20/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 801 Visualizações
CAPA
Colocar nome
titulo
sub título
local.
Folha de rosto
Coloque a mesma informação da capa mais o texto abaixo
Esse projeto integrador tem como propósito propiciar uma análise das técnicas da matemática financeira, do planejamento tributário e das principais métodos de financiamento que podem se implantados na empresa (......).
Folha de aprovação
Nome
Título
Subtítulo
Natureza do trabalho
Nome da universidade
E espaço para avaliação e nome de 3 professores
- Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar os conceitos existentes no planejamento tributário dos recursos da matemática financeira e as principais fontes de financiamentos. Explorando suas teorias, metodologias e aplicações. Explorando os principais métodos a serem adotados para a empresa (...) . Será citado os conceitos das aplicações da matemática financeira no ramo coorporativo, o planejamento tributário adotado pelas empresas e como funciona cada tipo de financiamento, para destacarmos os melhores.
Palavras-chave: Financiamento, planejamento tributário, método, gestão.
- Sumário
Páginas
3 . Introdução.............................................................................................página 6
4. Desenvolvimento...................................................................................página 7
4.1 Fontes de Financiamento
4.2 . Planejamento Tributário....................................................................página 8
4.3 Matemática Financeira.........................................................................página 9
- Introdução
O presente projeto multidisciplinar tem como objetivo central, analisar formas de financiamento, planejamento tributário e a matemática financeira sobre a perspectiva de aplicação da empresa ( .......) usando como base o que foi discutido nas disciplinas aprendidas ao longo do semestre, de modo que seja possível, de posse de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos, desenvolver uma ótica que permita a identificação sob a perspectiva da Gestão Financeira.
Sobre o método de pesquisa empreendido, a natureza escolhida para a criação deste trabalho é qualitativa, buscando assim, levantar todas as informações teóricas a fim de se chegar à conclusão. Descrevendo as principais fontes de financiamento, assim como o planejamento tributário e as técnicas de matemática financeira à disposição e utilizadas pela empresa selecionada pelo aluno-pesquisador.
- Desenvolvimento
4. 1. Fontes de Financiamento
Para termos maior segurança do melhor financiamento disponível para a empresa escolhida nesse projeto, foi analisando todas as alternativas de financiamento mais viáveis em curto prazo como citados abaixo.
Empréstimo em conta corrente: trata-se de contas correntes em que a instituição bancária coloca à disposição da empresa, um limite de crédito centrado. Tendo que a empresa contratante pague juros em cima da quantia utilizada.
Nesse método a empresa terá que ter um controle muito maior da movimentação bancária, pois a cobrança do juros bancário tem uma porcentagem flutuante dependendo do montante utilizado ou situação financeira do pais, além de ser muito fácil usar mais do que realmente precisa.
Capital giro: tem como objetivo ultrapassar dificuldades de tesouraria momentâneas e implica aceitação por parte da instituição bancária. Esse tipo de credito é o mais caro do que o credito normal, pois à taxa das operações ativas acrescentam-se normalmente dois pontos percentuais.
O Capital de giro deve apenas ser utilizados em caso críticos de instabilidade financeira, e principalmente quando se tem perspectivas de melhora e crescimento, pois essa alternativa pode, se não for corretamente utilizada, como um tiro no próprio pé.
Crédito por assinatura: Na modalidade de Crédito por assinatura o banco compromete-se a pagar pelo cliente e assumir as suas responsabilidades financeiras em momento futuro e caso seja necessário. No entanto, a instituição bancária cobra geralmente uma condição de garantia.
Essa modalidade é utilizada normalmente quando a empresa já está muito endividada, assim ela consegue pagar suas dívidas e lhe dá um fôlego a mais para se instabilizar novamente. Mas também esse financiamento pode correr risco, já que o não pagamento desse crédito a instituição bancária pode requerer o que lhe foi dado como garantia.
Factoring: é o sistema aperfeiçoado de cobranças de vendas a prazo. Trata-se de uma atividade que assegura o seu financiamento corrente através da tomada de créditos sobre terceiros, substituindo assim o crédito da tesouraria. Através da cessão financeira, o intermediário financeiro adquire os créditos em curto prazo que os fornecedores, concedem aos clientes e que advêm da venda do produto ou prestações de serviços.
Esse financiamento possibilita à empresa vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring. O resultado disso é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação, por exemplo, nas compras à vista de matéria-prima.
4. 1. Planejamento Tributário
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. No Brasil os tributos representam importante parcela dos custos das empresas, assim tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração tributária.
Segundo o IBPT, no Brasil, em média, 33% do faturamento empresarial é dirigido ao pagamento de tributos. Somente o ônus do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro das empresas pode corresponder a 51,51% do lucro líquido apurado. Da somatória dos custos e despesas, mais da metade do valor é representada pelos tributos. Assim é fundamental a adoção de um sistema de economia legal.
...