TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ABERTURA DE CAPITAL: EMPRESA “BLUE JEANS”

Por:   •  14/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.772 Palavras (16 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 - PREVISÃO DE VENDAS (EM UNIDADES)                                        6

TABELA 2 - RECEITAS PROJETADAS                                        6

TABELA 3 – ORÇAMENTO DA CAPACIDADE PRODUTIVA                                7

TABELA 4 – GASTOS VARIÁVEIS                                        8

TABELA 5 – GASTOS FIXOS                                        9

TABELA 6 – DRE PROJETADA                                                                9

TABELA 7 – QUADRO DE AÇÕES                                                        10


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        AÇÃO 1: PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENENTÁRIO        6

2.1.1        Etapa 01 – Previsão de vendas        6

2.1.2        Etapa 02 – Receita        6

2.1.3        Etapa 03 – Capacidade produtiva        6

2.1.4        Etapa 04 – Gastos variáveis        7

2.1.5        Etapa 05 – Gastos fixos        9

2.1.6        Etapa 06 – Demonstração do resultado do exercício (DRE)        9

2.2        AÇÃO 2: ABERTURA DE CAPITAL        10

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

A Empresa “BLUE JEANS” é uma grande empresa industrial do setor de confecções, fundada pelo Sr. Rui Barbosa, sua sede no interior do Rio de janeiro atua no mercado de confecções de vestuários desde sua fundação produzindo calças Jeans há mais de 3 (três) décadas sempre priorizando por qualidade e tendo sua distribuição em todo território nacional.

Por causa da recessão econômica que o país vem atravessando nos últimos anos, o setor de confecções teve um grande reflexo negativo não somente no segmento do jeans como em toda sua extensão. Onde, a Empresa “BLUE JEANS” tenta se estruturar e se adequar para atuar de forma mais eficiente no novo cenário competitivo que se encontra o setor de vestuário.

Deste modo, a empresa buscou novas alternativas de capitação de recursos para investimentos. Assim, o presidente partiu do entendimento com sua diretoria financeira da empresa para a viabilidade da ‘abertura de capital’ para solucionar as questões financeiras e orçamentárias e para expansão da capacidade produtiva.

 Nesse contexto, elaboraram-se duas ações de cunho financeiro para resolução da situação econômica que se encontra a empresa.

Na primeira ação foi realizado o Planejamento Financeiro e Orçamentário projetado para outubro, novembro e dezembro. De forma que, foram elaboradas demonstrações projetadas em seis etapas de modo a possibilitar aos gestores uma análise sobre a situação futura da empresa.

Na segunda ação, a estratégia adotada pela empresa, para melhorar o seu desempenho econômico-financeiro e garantir novos investimentos para o projeto de expansão de infraestrutura, foi a abertura de capital. No entanto, para assegurar a viabilidade captação de novos recursos fez-se necessário esclarecer dúvidas pertinentes ao que se refere ao sistema financeiro nacional, aos conceitos e tipos de ações e quais são os tipos de mercados de negociações de ações, a metodologia matemática que mensura o retorno esperado pelo investidor ao comprar ações da “BLUE JEANS” e ao processo de abertura de capital da empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

Para a realização da aplicação prática dos conteúdos a serem abordados de forma clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos tem a finalidade de esclarecer a importância dos assuntos abordados. Serão apresentadas explanações de ações em forma de tabelas para melhor assimilação de dados sobre o planograma orçamentário e produtivo da empresa “BLUE JEANS”.

A explanação será apresentada em duas ações onde, na primeira ação teremos tabelas com apresentação demonstrativa do planejamento financeiro e orçamentário e, dividido em seis partes para melhor entendimento da previsão de vendas, receitas, capacidade produtiva, gastos variáveis e fixos e demonstração do resultado do exercício (DRE).

Deste modo Marques (1996, p. 8) descreve que:

Diante da abertura da economia, o mercado torna-se muito mais competitivo e isto, para as empresas, implica em mudanças de políticas, da gestão dos custos de produção e, consequentemente, das estratégias de fixação de preços.

Em um mercado competitivo, antes da empresa lançar seu produto, ela precisa saber qual é o seu mercado, que público quer atingir e principalmente qual é seu custo de produção, para depois definir política e estratégia de preços de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (273.8 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com