PLANO DE ABERTURA DE MERCADO
Por: Faby Figueira • 16/4/2016 • Relatório de pesquisa • 426 Palavras (2 Páginas) • 518 Visualizações
- MERCADO
Atualmente, com o grande consumo de café, o país apresenta um mercado favorável para a abertura de novas cafeterias. Segundo o portal a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o brasileiro está procurando consumir cafés de melhor qualidade e o consumo em cafés gourmet está aumentando em decorrência do maior poder aquisitivo e maior conhecimento vivenciado pelos brasileiros no exterior.
Assim, o Brasil tornou-se um referencial mundial em produção de café e o crescimento do consumo no mercado interno estimulou o desenvolvimento das cafeterias, das mais tradicionais às com conceitos diferenciados.
Ao contrário de uma padaria, a cafeteria é um espaço de convívio social, de lazer, ou até mesmo de negócios. O público frequentador tem um nível petence as classes média e alta (classes A e B), tem entre 25 e 60 anos e frequentam a esses ambientes com certa assiduidade, logo,trata-se e uma clientela fiel.
E para atender esse perfil de consumidores, há dois tipos de cafeterias que podem ser adotados por empreendedores.
MODELO RESTAURANTE
Conta com maior espaço interno, mesas e cadeiras, opções de bebidas quentes e geladas, à base de café ou não, gastronomia como snacks e doces, todos sempre muito elaborados.
MODELO QUIOSQUE
Nesse formato o tempo de permanência de cliente é reuzido, o espaço é menor e com menos opoções em cardápio. Este será o modelo adotado, por ser menos custoso. Para mais detalhes, ver descrição do negócio.
O mercado das cafeterias
Segundo os dados da Abic (2010), estima-se que existam no Brasil 3.500 cafeterias, responsáveis por cerca de 50% dos gastos com a categoria cafeteria.
O panorama do mercado do consumo de cafés no Brasil mostra uma elevação para o consumo do produto da categoria gourmet e para consumo em cafeterias especializadas. Aliando a oferta e demanda crescentes, a cafeteria gourmet vem ganhando espaço no segmento e se mostrando como boa oportunidade de negócios.
Quanto ao perfil dos consumidores de cafés gourmet no Brasil,eles, assim como os conhecedores de vinhos e outros produtos de qualidade diferenciada, sempre desejam novidades, misturas inéditas, lançamentos da indústria que prometem inovações ou até mesmo uma gastronomia com base no café.
...