TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

O sucesso de um processo de tomada de decisão consiste na capacidade de antecipar os acontecimentos futuros, pois o êxito de qualquer negócio depende da qualidade das decisões tomadas por seus administradores nos vários níveis organizacionais. A matemática financeira é uma forte aliada dos administradores, tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo da maximização e qualificação de resultados empresariais. No entanto, apurar de modo exato e, consequentemente, seguro os custos de uma empresa torna-se uma tarefa difícil, mas uma boa base desse conhecimento traz à compreensão de problemas.

Com diversas aplicações no mercado econômico, a matemática financeira faz-se presente na rotina diária dos indivíduos, especialmente no cotidiano dos gestores e profissionais que necessitam da mesma para fins de tomada de decisão, ela tem suma importância como instrumento de apoio na gestão dos negócios para os empresários, pois devem gerir de forma eficiente todos os recursos monetários disponíveis na empresa.

O trabalho a seguir aborda a importância da matemática financeira para a tomada de decisão nas organizações, identificando o papel da contabilidade nesse contexto, analisa a situação tributária do Brasil, os tributos e contribuições que empresas da região pagam aos cofres públicos, buscando compreender as taxas de juros simples e compostos, equivalência de capitais e sistema de amortização.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 A matemática é uma das ciências mais importantes entre as existentes, ela está presente em quase tudo que fazemos no dia a dia sendo fundamental para o desenvolvimento da maioria das profissões, não sendo diferente para os administradores de empresas, que para conseguir conquistar as metas e objetivos necessitam dos conhecimentos em matemática financeira, utilizando-os para administrar as organizações com eficiência, tomando as melhores decisões para a obtenção de melhores resultados, evitando prejuízos e melhorando cada dia mais os lucros. A matemática financeira é essencial na vida desses profissionais, pois através dos conhecimentos sobre cálculos, taxa de juros, sistema de amortização, aplicações financeiras, depreciação de valores, ente outros, quando são bem aplicados auxiliam na elaboração de planejamentos, no controle de mercadorias, na resolução de problemas e até no reconhecimento do mercado em que atua, aumentando assim a rentabilidade e maximizando os resultados das organizações. Esses conhecimentos também são usados na análise dos demonstrativos, para conferir a contabilidade da organização, para calcular os juros que são acrescidos a prestações de possíveis financiamentos, na compra de bens móveis ou imóveis, na verificação de qual a melhor forma de pagamento, se a vista ou parcelado. Ou seja, a matemática financeira é uma grande aliada dos administradores e fundamental para torná-los bons profissionais capazes de elaborar e estruturar as melhores técnicas, utilizando os recursos que ela oferece.

2.2 A Contabilidade gerencial nas organizações tem o papel de identificar, mensurar, preparar, interpretar e analisar as informações e facilitar a comunicação das informações operacionais, econômico e financeiro, para que os gestores possam utilizá-los na tomada de decisão, de forma planejada e estratégica para assegurar a rentabilidade dos recursos dos acionistas e satisfação das partes interessadas (stakeholders). A contabilidade é quem auxilia na abertura da organização. Ela é quem estará junto a órgãos governamentais em nome de sua instituição para assegurar que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado. Hoje é possível que a contabilidade seja a base para todos os processos legais de uma empresa, sejam eles contratações, transações, entre outros serviços. Além disso, devem ser de seu cuidado também operações com tributos trabalhistas, como folha de pagamento, descontos, registros, emissão de notas e gerenciamento de balanços da empresa.

2.3 O sistema tributário nacional é o conjunto de tributos vigentes estabelecidos de forma legal, obedecidos aos princípios jurídicos constitucionais, organizados de forma coordenada e que se unam com o sistema econômico adotado pelo país. Em outras palavras, a expressão sistema tributário nacional designa a totalidade dos tributos harmonicamente e legalmente estabelecidos e cobrados no país e, bem assim, todas as normas jurídicas que disciplinam a arrecadação desses tributos. Os impostos como são popularmente conhecidos, estão sempre presentes nas nossas casas e nas empresas, pois, o estado leva quase cinco meses dos salários das pessoas e das produções das empresas chegando a atingir um percentual de 40% do nosso Produto Interno Bruto (PIB), que seria para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc. O dinheiro arrecadado com impostos também é usado para investimentos em obras públicas (hospitais, rodovias, hidrelétricas, portos, universidades, etc.). A influência da estrutura tributária brasileira na atividade produtiva mostra que o estado arrecada muito e distribui mal. A carga tributária no Brasil é muito alta ocasionando graves consequências para as famílias e para as empresas, inviabilizando os investimentos das mesmas e emperrando o crescimento do país. Os impostos, taxas e contribuições afetam as empresas e os empreendedores das mais diversas formas, pois são cobrados nas receitas de venda de produtos e serviços (IPI, ICMS, ISS, PIS/COFINS e contribuições previdenciárias), nas importações de bens, serviços e tecnologia (Imposto de Importação, IPI, PIS/COFINS, CIDE, ICMS e ISS), na folha de salários (contribuições previdenciárias), no patrimônio (ITR, IPTU e IPVA), no exercício de certas atividades reguladas (ex: taxa da Anatel, FUST, FUNTEL) e, finalmente, no lucro (IRPJ e CSL). Sabendo-se que a incidência desses tributos varia em função do setor de atuação e do porte da empresa.

2.4 Em nossa região existem várias empresas que se destacam e são muito importantes para o desenvolvimento econômico, más no meu ponto de vista a empresa NATEL TELECOM LTDA-ME, CPPJ: 40.847.352/0001-00 nome fantasia ATEL TELECOM com endereço da sede localizada na Avenida coronel Caribé, nº163 no Centro da cidade de Belém do São Francisco-PE, vem se destacando e se tornando cada vez mais relevante no setor de prestação de serviços.

2.4.1 A empresa está classificada como prestadora de serviços. Comprometida em facilitar o acesso do cidadão ao mundo digital e é assistida por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (575.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com