PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Por: MarcosFN • 18/10/2016 • Trabalho acadêmico • 902 Palavras (4 Páginas) • 647 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
CLAUDIA MARISA BARREIRA DE OLIVEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
[pic 3]
PORTO NACIONAL
2013
CLAUDIA MARISA BARREIRA DE OLIVEIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comportamento, Clima e Cultura/ (1° Semestre) Relações Interpessoais; Metodologia Científica; Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.
Prof°. Elisete A. Z. de Oliveira / Gisleine Fregonese; Gisleine Fregonese / Marilucia Ricieri; Ana Céli Pavão e Mônica M. Silva.
[pic 4]
PORTO NACIONAL
2013
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho visa à construção de uma produção textual onde serão utilizados os conceitos abordados nas disciplinas do semestre. Para a realização deste será analisada a situação do Restaurante Fellini, tomando como base as disciplinas de Comportamento, Clima e Cultura, além de Relações Interpessoais trabalhada no primeiro semestre, Metodologia Científica, Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. Será feito uma relação no âmbito da gestão de recursos humanos levando em consideração os aspectos e conteúdos estudados, tudo a fim de aperfeiçoar os conhecimentos.
DESENVOLVIMENTO
Dentro do contexto referente à disciplina de Psicologia organizacional, podemos constatar que o principal gestor do restaurante Fellini passou por situações constrangedoras no início do empreendimento. Abrindo uma pizzaria no sistema de fast-food (servida em pedaços) em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ele percebeu que a empresa não iria adiante por estar vendendo o produto certo, no tempo certo, mas no lugar errado. Contudo, ele não desanimou e nem deixou as frustrações acabar com seus sonhos. Encontrou um sobrado em outra Zona da cidade e decidiu redecorar a casa, contratar bons chefes de cozinha e participar de associações de restaurantes, além de ter se inteirado de novas práticas através de revistas especializadas. Portanto, sua empresa foi crescendo em meio a grande concorrência da região, tanto que chegou a 62 o número de funcionários que integraram o quadro da empresa.
Um dos motivos pelo qual a empresa cresceu é a preocupação quanto às ações de Qualidade de Vida no Trabalho. Para um bom desempenho dos funcionários e também para fazer jus as suas colaborações dentro da empresa, eles são beneficiados com seguro médico e odontológico, remédios para toda a família, prêmio de produtividade pago na data do aniversário, cesta básica aos pontuais, empréstimos subsidiados e pagamento de cursos. Contudo, essas ações de Qualidade de Vida no trabalho empregadas dentro da organização fez com que o sucesso viesse a existir e consequentemente trazendo diversos prêmios.
Em relação aos processos de RH no empreendimento, podemos destacar a manutenção e o desenvolvimento, pois os funcionários são mantidos dentro da empresa devida há uma forma incentivadora de trabalhar a equipe. Pois o proprietário percebeu que mantendo seus clientes internos com promoções e elogios, eles trabalhariam com mais satisfação e consequentemente os clientes externos seriam atendidos com mais atenção e carinho resultando em uma clientela promissora e fiel ao restaurante, além de proporcionar uma rotatividade mínima de pessoal. Podemos destacar também o processo de desenvolvimento, onde o empregado recente recebe ajuda de um funcionário mais antigo para que se adapte ao ambiente de trabalho e assim se desenvolva o mais rápido possível, isso tudo depois de uma série de perguntas e investigações no momento da entrevista. Entretanto, o processo mais evidenciado dentro do empreendimento é a manutenção. Uma vez que é de suma importância, pois satisfazendo os funcionários resulta em uma plena satisfação dos clientes.
...