PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINA PLANO DE NEGOCIOS
Por: VTN Cu • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.286 Palavras (18 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR
JOSENILDA MARIA COSTA DE SANTANA
PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINA
PLANO DE NEGOCIOS
RECIFE.2013
[pic 2]
INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR
JOSENILDA MARIA COSTA DE SANTANA
PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINA
PLANO DE NEGOCIOS
JUNHO 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..................................................................................................................... 03 |
1.A NECESSIDADE DO PLANO DE NEGÓCIO ............................................................... 04 |
2.FUNDAMENTAÇÃO PARA A PROPOSIÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO................. 07 |
3.PROJETO CONCEITUAL ................................................................................................. 08 |
4.CONSTRUÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO ................................................................... 09 |
4.1. CONCEPÇÃO DO NEGÓCIO........................................................................................10 |
4.2.DIMENSIONAMENTO DAS OPERAÇÕES.................................................................. 13 |
4.3.ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRO......................................14 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................................ 15 |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................................. 16 |
INTRODUÇÃO
É no plano de negócio que constrói a ideia do empreendedor. Empreendedor significa aquele que empreende, entretanto em uma leitura superficial seu significado restringe-se ao empresário que investe o próprio dinheiro em negócios. O termo empreendedor é aplicado a todos que tenham postura empreendedora.
Diante dos desafios doa dia-a-dia, todo empreendedor tem ideia para bons negócios, consegue visualizar rapidamente aquilo que outros ainda demorarão em imaginar, e nem só pensa como já coloca em prática. Entretanto, todo o empreendedor bem-sucedido também não gosta de arriscar seus recursos em vão. A ideia básica, que está por trás da elaboração do plano de negócio, é oferecer a tomada de decisão que apresentem o dimensionamento de ganhos, ou minimização de perdas, frente aos riscos inerentes do negócio em análise.
1. A NECESSIDADE DO PLANO DE NEGÓCIO
O mercado atual esta em constante crescimento tecnológico, pela globalização, e pela supervalorização do dinheiro. Aspectos estes, que impulsiona o empreendedorismo. As ideias e as necessidades são responsáveis pela abertura de novas empresas e fazem com que os empreendedores tornam-se empresários, pois a sociedade quer cada vez mais, adquirir produtos novos lançados no mercado. Diante disso, os fechamentos e falecimento das empresas também aumentaram no mercado. A velocidade com que as empresas fechem leva os administradores a se preocuparem constantemente em estarem atualizados no inicio de uma nova empresa. Aqueles que não fazem o planejamento de abertura ou de crescimento, a montagem de plano de negócios, têm grandes chances de durarem até dois anos no mercado.
No mundo globalizado, o plano de negócio ajuda o empreendedor a identificar o melhor momento para iniciar ou ampliar seu negócio. Envolve etapas como análise de mercado e planejamento de faturamento, informações que mostrarão para o empresário onde, como, quando e para quem oferecer seus produtos e serviços. A pesquisa de viabilidade apresenta dados sobre os produtos e serviços como público-alvo e suas necessidades, os preços, as despesas e concorrentes. Mostra também a projeção dos custos, da receita e do capital de giro. Mensura o montante inicial para o investimento e em quanto tempo o valor será o retorno do investimento, quando passará a ter lucro e sua porcentagem. Ainda propõe preços para os produtos e serviços, adequados ao mercado e à necessidade financeira da empresa.
Ao mencionar o plano de negócios, a primeira observação a ser feita, é que o estudo de viabilidade é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que quer expandir, resultante de uma metodologia de planejamento que define o ponto de partida e os objetivos da empresa e traça o percurso que ela deve seguir. Muitas vezes, é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Reúne informações importantes de como o negócio é ou deverá ser. Um documento fulcral para ajudar empresários ou gestores executivos e as organizações a conduzirem os seus negócios.
Basicamente, o plano de negócio, procura verificar a viabilidade econômico-financeira para alternativas de negócios, diante de todos os dados observados no plano de negócio o mais importante que ele oferece é a decisão que o empreendedor possa tomar com mínimo de risco possíveis, sejam para novos empreendimentos ou ampliação de empreendimentos existente. Nenhuma tomada de decisão é isenta de riscos. Assim, o desafio dos responsáveis pelas decisões sobre investimentos é elaborar estudos consistentes e fundamentados, que apresentem sua potencialidade de ganhos, bem como forneçam uma ideia quantificada dos riscos para o investimento proposto.
É impossível planejar com segurança, quando não dependem apenas de nós, pois os resultados são globais, sofre influencia do mercado, dos clientes, dos fornecedores, dos concorrentes, dos órgãos municipais, estaduais e federais. Assim, não deixa isento os riscos em um negócio, mas a viabilidade de um negócio em um plano de negocio minimiza muito os riscos e clareiam a decisão permitindo que seja a mais apropriada para tal situação. A criação de um plano empresarial aumenta a possibilidade de uma empresa aproveitar potencialidades e oportunidades atuais e futuras, ao mesmo tempo em que permite diminuir a probabilidade de restrições, fracassos e ameaças, podendo, a partir dele, prever boa parte dos riscos e situações operacionais adversas.
...