PROJETO INTEGRADOR TAYLOR - COCA COLA
Por: Sergio Ricardo Florido • 10/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.257 Palavras (14 Páginas) • 3.184 Visualizações
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA
Bacharelado em Administração
PROJETO INTEGRADOR TAYLOR
Sérgio Ricardo Flórido
COCA COLA
São Vicente
2017
Sumário
INTRODUÇÃO 3
1. INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA 4
1.2 Missão 7
1.3 A Participação no Mercado 7
1.4. O Valor 8
2. ANÁLISE SWOT – COCA COLA 9
2.1 – Pontos Fortes. 9
2.2 – Pontos Fracos. 9
2.3 – Oportunidades. 9
2.4 – Ameaças. 9
3. MICROECONOMIA 10
3.1 Por que São Paulo tem preço tão alto? 10
3.2 Garrafa PET de 2 litros 11
4. MEIOS DE COMUNICAÇÃO 12
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma visão administrativa da empresa Coca Cola, que faz sucesso no mundo inteiro, que começou em 1885 como um xarope com John Styth Pemberton e Frank Mason Robson, sua fórmula foi comprada anos depois pelo empresário Asa Grieg Candler que acreditava no sucesso do produto. Após algumas mudanças no logotipo e na embalagem hoje a Coca Cola têm sua distribuição garantida no mundo todo, tem presença em mais de 200 países e 230 marcas diferentes, seu maior mercado consumidor é a América, que de norte a sul totaliza 53% do volume de vendas mundial. Em 2005 registrou vendas de U$ 23,1 bilhões.
As empresas comerciais - bem como as instituições do serviço público - são órgãos da sociedade. Elas não existem por conta própria, mas para cumprir uma finalidade social específica e satisfazer uma necessidade exclusiva da sociedade, da comunidade ou do indivíduo. Não são fins em si, são meios. A pergunta certa a fazer a respeito delas não é "o que elas são?", mas sim, "o que elas devem fazer e quais são suas tarefas?”. (DRUCKER, 2001, p. 205).
INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA
1.1 O Começo da História
Sua criação em 1885 por John Styth Pemberton, inicialmente como um tônico ou xarope, que levava alguns ingredientes incomuns. A criação do logo tipo por Frank Mason Robson que usou a própria caligrafia como modelo.
Dois anos após a aparição da bebida coca cola, seu criador falece e sua fórmula é vendida para um empresário Asa Grieg Candler que acreditava no sucesso do produto.Nos primeiros anos foram vendidos aproximadamente 9 copos (237 ml) por dia. Infelizmente, Pemberton era mais um inventor do que homem de negócios.
O Mundo dos negócios implica, em sentido lato, várias noções relacionadas.Quando a atividade dos negócios se desenvolve de modo formal e com certo volume, tende-se criar empresas. Uma empresa é uma unidade econômico-social, composta por elementos humanos, técnicos e materiais, cujo objetivo consiste em obter utilidades através da participação no marcado de bens e de serviços.
Sem ter a menor idéia que inventara um produto que viria a ser um sucesso mundial, em 1891 vendeu a empresa para Asa Grieg Candler, por aproximadamente US$ 2.300. Candler tornou-se o primeiro presidente da companhia e o primeiro a dar real visibilidade ao negócio e a marca. Asa Candler, um vendedor nato, transformou a COCA-COLA de uma simples invenção em um grande negócio. Descobriu formas criativas e brilhantes de apresentar a nova bebida: distribuiu cupons para incentivar as pessoas a experimentarem o produto e abasteceu os farmacêuticos com relógios, balanças e calendários com a marca COCA-COLA. A promoção agressiva funcionou: a marca estava em todos os lugares. A popularidade do refrigerante exigiu novas formas de apresentações que permitiram a mais pessoas apreciá-la. Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do estado do Mississipi, colocou a bebida em uma garrafa e a ofereceu a Candler, que não ficou muito entusiasmado com a novidade.
Podemos dizer que Biedenham com seu ato virou um administrador que estabeleceu objetivo, guiou a organização de forma a alcançá-los os preparando para as mudanças, adaptando-se a um ambiente cada vez mais dinâmico imprevisível (FELIPE, PECI, 2012).
Apesar de ser um homem de negócios inovador e brilhante, não podia imaginar, na época, que o segredo do sucesso da COCA-COLA estaria em garrafas portáteis que os consumidores pudessem levar a qualquer lugar. Tanto que cinco anos depois, em 1899, por apenas U$ 1, vendia os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead. Em 1895, a COCA-COLA já era vendida em todos os estados e territórios americanos. A imitação pode ser a forma mais explícita de se demonstrar admiração. Mas a The Coca-Cola Company não ficou satisfeita com a proliferação de bebidas similares à sua, na esteira do sucesso de seu refrigerante. Era um grande produto e uma grande marca: deveriam ser protegidos. Então, foram elaboradas propagandas dando ênfase à autenticidade da COCA-COLA, sugerindo aos consumidores que exigissem o legítimo e não aceitassem nenhum substituto. A empresa também decidiu criar um novo formato de garrafa para dar aos consumidores maiores garantias de estarem tomando a COCA-COLA original. Em 1916, a Root Glass Company, uma empresa da cidade de Indiana, iniciou a fabricação da famosa garrafa “Contour”.
...