PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA IIl – (PROINTER IIl)
Por: alexiamaria • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.766 Palavras (12 Páginas) • 849 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE BELENZINHO – SÃO PAULO / SP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
MARIA APARECIDA FERNANDES VICENTE RA: 851992092
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA IIl – (PROINTER IIl)
PROFESSORA-TUTORA EAD JORCELI DE BARROS
SÃO PAULO / SP
2015
MARIA APARECIDA FERNANDES VICENTE
A contribuição do Gestor Financeiro à responsabilidade social e ambiental para a sociedade.
Projeto Interdisciplinar aplicado à Tecnologia em Gestão Financeira IIl, apresentado como requisito do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Belenzinho – São Paulo / SP, sob a orientação da tutora EaD Jorceli de Barros.
SÃO PAULO / SP
2015
SUMÁRIO
Resumo 4 Introdução 5 Contextualização da Pesquisa 6
Fundamentação Teórica 7 Analise e Interpretação dos Dados 8
Desenvolvimento e Implementação (Formulação) 9
Resultados 10
Referencias 11
RESUMO
Este artigo apresenta uma visão global da administração financeira das organizações não governamentais (ONGs), baseando-se em pesquisa bibliográfica. Tem o objetivo de analisar as principais contribuições da gestão financeira para sua sustentabilidade e as consequências da falta de visão estratégica da área para o destino institucional.
Inicialmente é apresentada uma análise das características que impactam a sustentabilidade no segmento, as características intrínsecas dessas entidades e discute-se a sustentabilidade como uma questão que extrapola a obtenção de recursos. Destacam-se na análise as dificuldades enfrentadas na administração dos recursos, os aspectos macro-institucionais que a afetam, os conhecimentos específicos necessários para a adequada gestão financeira; finalmente, a conclusão traz uma reflexão sobre o papel desse profissional no desenvolvimento institucional.
Dentre as técnicas capazes de propiciar diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos destaca-se a reciclagem. Um novo modelo de organização que utiliza a reciclagem como uma forma de tratamento de seus resíduos sólidos é apresentado neste trabalho: O Núcleo Industrial de Reciclagem – NIR / Cooperativa de Reciclagem de Lixo – COOPREC, um projeto desenvolvido na Região Leste de São Paulo, o qual foi criado pela Sociedade Paulistana de Cultura e Instituto Antonio Estevão de Carvalho. Este trabalho aborda os fatores ambientais, sociais e econômicos visando à verificação da viabilidade de operação da cooperativa de reciclagem de lixo no desenvolvimento da sustentabilidade.
INTRODUÇÃO
O Brasil é um dos países com maior nível de desigualdade e, consequentemente, com baixo índice de Desenvolvimento Humano (IDH), incompatível com as potencialidades nacionais; a globalização ressaltou e estimulou as desigualdades. As ações sociais sempre foram realizadas, porém de forma discreta e discretamente integrada em outras atividades humanas, notadamente com caráter assistencialista, que se pautava pela “invisibilidade social”, onde o valor importante era não “fazer nome”.
As organizações voltadas ao atendimento social foram gradualmente modificando sua estratégia de atuação e participando mais ativamente da vida pública do país, tornando-se, em vários momentos, agentes representativos da sociedade na proteção dos direitos políticos, humanos e sociais. Comprometidas com uma política de combate à pobreza, diagnóstico e denúncia dos conflitos e carências sociais e fortalecimento dos atores sociais nas questões políticas mais amplas.
No entanto, a gestão financeira nessas instituições precisa ser tratada de forma diferente dos demais tipos de organização, pois além de uma administração técnica perfeita, que necessariamente passa por aspectos contábeis, precisa incorporar a democracia, com participação ampla dos grupos de interesse nas decisões que envolvem a aplicação dos recursos.
A Cooperativa de Reciclagem (COOPREC) criada para ser um novo modelo de desenvolvimento sustentável é responsável pelo gerenciamento e execução dos trabalhos no Núcleo Industrial de Reciclagem (NIR). A prática desse projeto fez com que as atividades de reciclagem dos resíduos sólidos urbanos se tornassem uma fonte de pesquisa nas áreas sociais, ambientais e econômicas.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA
Este estudo teve como base pesquisas bibliográficas, informações adquiridas com a diretoria da cooperativa nas visitas de campo e dadas coletados nas entrevistas de opinião com os cooperados. Tal fato contribuiu com a visualização real da situação do objeto de estudo.
Este Relatório quantifica mensalmente os resíduos coletados na região de abrangência do NIR, como também os produtos fabricados e/ou comercializados.
Nos fatores ambientais considerou-se a quantidade de lixo que deixariam de ser enviado ao aterro sanitário, calculado através da quantidade de resíduos coletados, processado e encaminhados novamente ao aterro.
...