PT PROCESSOS DE FABRICAÇÃO
Por: leandro_oliveira • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.003 Palavras (9 Páginas) • 259 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL
processos industriais
LEANDRO VENCESLAU DE OLIVEIRA - 255232013
PORTIFÓLIO
processos de fabricação
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
LEANDRO VENCESLAU DE OLIVEIRA
PORTFÓLIO
processos de fabricação
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia De Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Processos de fabricação
Prof. Daniel Mariano da Silva.
Guarulhos
2015
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
Capítulo 6
1. Quais são os tipos de desgastes e avarias que podem ocorrer em uma ferramenta de usinagem? Mostre os exemplos.
Diversos são os tipos de desgastes e avarias que acontecem em uma ferramenta dentre elas as mais comuns são:
Desgaste Frontal ou de flanco : Ocorre na superfície de folga da ferramenta causado pelo contato da ferramenta e peça este é o mais comum nos tipos de desgaste neste caso o aumento da velocidade da usinagem pode causar este tipo de desgaste com uma maior frequência.
Desgaste de entalhe: Este tipo de desgaste muda a forma da ponta da ferramenta e,com isso,influencia no acabamento da superfície usinada este desgaste é incentivado pelo aumento da temperatura e velocidade do corte.
Deformação plástica do gume: é um tipo de avaria da ferramenta . muitas vezes a pressão aplicada na ponta da ferramenta, somada a alta temperatura, gera a deformação plástica da aresta de corte esta deformação causa deficiência no controle dos cavacos e deterioração do acabamento da superfície e por fim pode causar a quebra da aresta de corte.
Lascamento: esta avaria ao contrario do desgaste retira partículas muito pequenas elas ocorrem principalmente em ferramentas com material frágil ou quando a aresta de corte é pouco reforçada.
Trinca: são avarias provocadas pela variação de temperatura ou esforços mecânicos este tipo de avaria podem ser perpendiculares na aresta de corte geralmente causada por situações térmicas e quando tem origem mecânica na maiorias das vezes são paralelas.
Quebra: A quebra é quando a ferramenta se torna inutilizada depois de sofrer com os desgaste e avarias causadas pela usinagem a quebra também pode ser ocasionada na usinagem de matérias muito duros.
2. Quais são as causas e as ações a serem tomadas para a minimização de avarias e desgastes da ferramenta?
Desgaste de flanco
Desgaste rápido resultando em acabamento superficial ruim ou fora da tolerância.
Causa: Velocidade de corte muito alta, Resistência ao desgaste insuficiente, Avanço, muito baixo.
Solução: Reduza a velocidade de corte, Selecione uma classe mais resistente ao desgaste, Aumente o avanço.
Craterização
Causa: Desgaste excessivo causando o enfraquecimento da aresta. A quebra da aresta de corte na borda resulta em acabamento superficial ruim.
Desgaste por difusão devido às temperaturas de corte muito altas na saída do corte.
Solução: Selecione uma uma classe com cobertura Al2O3 ,Selecione uma geometria de pastilha positiva ,Primeiro, reduza a velocidade para obter uma temperatura mais baixa, depois reduza o avanço.
Deformação plástica
Causa: Deformação plástica da aresta, depressão ou impressão do flanco, levando a controle de cavacos ruim, acabamento superficial ruim e quebra da pastilha. Pressão e temperatura de corte muito alta.
Solução: Selecione uma classe mais resistente ao desgaste (mais dura) Reduza a velocidade de corte, Reduza o avanço.
Lascamento
Causa: A parte da aresta de corte que não está em uso é danificada pelo martelamento de cavacos. A face de topo e o apoio da pastilha podem ser danificados, resultando em textura superficial ruim e desgaste excessivo de flanco, Os cavacos são desviados contra a aresta de corte.
Solução: Selecione uma classe mais tenaz, Selecione uma pastilha com uma aresta de corte mais robusta, Aumente a velocidade de corte, Selecione uma geometria positiva, Reduza o avanço no início do corte, Melhore a estabilidade.
Desgaste tipo entalhe
Causa: Desgaste tipo entalhe resultando em um acabamento superficial ruim e risco de quebra da aresta, Materiais endurecidos, Cascas.
Solução: Reduza a velocidade de corte, Selecione uma classe mais tenaz, Aumente a velocidade de corte.
3. Quais são os principais causadores dos desgastes da ferramenta? Mostre todos os exemplos e descreva-os.
Varios são os fenomenos causadores de desgaste e avarias nas ferramentas os principais são:
Aresta postiça de corte: Muitas vezes durante a usinagem, pode se formar na superficie de contato entre o cavaco e a superficie de saida da ferramenta uma de cavaco que permanecendo adere a aresta de corte, modifica seu comportamento com relação a força de corte, acabamento superficial da peça e desgaste da ferramenta em baixa velocidade de corte.
...