Pedir ajuda
Por: kellry • 30/11/2015 • Trabalho acadêmico • 262 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
Nome: Keleey Silva Brito
Disciplina: Direito e Legislação Tributária
Turma: Grupo II Uberlândia
Tutor: Neivia Galles Rosenburg
Após as leituras acima indicadas, você deverá realizar a seguinte atividade (Pág.38 do fascículo):
1. De posse de um jornal ou de uma revista, procure identificar matériasrelativas a “impostos”. Verifique se são abordados alguns dostributos e/ou princípios estudados e, após sua leitura, confronte oconteúdo da matéria publicada com os conhecimentos auferidos.
Carga tributária brasileira cresce 9,33% em dois anos
Segundo OCDE, impostos pagos pelos brasileiros correspondem a 36,2% do PIB. É a 2ª maior carga tributária da América Latina, só inferior à da Argentina.
A carga tributária do Brasil – a relação entre o que o governo arrecada em impostos e o Produto Interno Bruto (PIB) – cresceu 9,33% entre 2010 e 2012. O dado consta de documento divulgado nesta segunda-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2010, a carga tributária brasileira correspondia a 33,2% do PIB e passou para 36,3% em 2012, último dado disponível da OCDE.
Em nossa história, em linhas gerais, durante o século XVIII, a Coroa Portuguesa cobrava, a título de imposto, o pagamento do “quinto” sobre todo o ouro encontrado, o que correspondia a 20% da produção. Este absurdo e altíssimo imposto recebeu o carinhoso apelido de "O Quinto dos Infernos". Mutatis mutandis, a nossa carga tributária está próxima dos 40% do PIB (Segundo OCDE 36,2%) ou praticamente 2/5 (“dois quintos”). Assim, valendo-se de nossa história, dos dados divulgados pela OCDE e de nosso cenário econômico, temos com expectativa de em 2016 pagarmos “Os dois quintos dos Infernos”, ou seja, 40% de nossa produção.
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/carga-tributaria-brasileira-cresce-933-em-dois-anos/
...