Pequenos negocios
Por: lehboni • 5/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.928 Palavras (8 Páginas) • 264 Visualizações
Os pequenos negócios e suas estratégias de sobrevivência (inovação e tecnologia)
De acordo com o autor Drucker (1988 p. 45-53), ele define inovação como instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram mudança como uma oportunidade para um negócio diferente. Inovação é a combinação de necessidades sociais e de demandas do mercado com os meios tecnológicos para resolvê-las
Vivemos na era da informação, aonde a inovação e a tecnologia são constante, e as mudanças são necessárias, elas já fazem parte do cotidiano do século XXI, é necessário aprendizagem e aperfeiçoamento para o desenvolvimento da empresa, esses processos trazem melhorias e aceleração da capacidade para a organização.
Segundo a web site do Sebrae, dados divulgados pelo Site, de cada 100 empreendimentos criados, somente 73 se mantêm após os dois primeiros anos de atividades, as empresas de pequeno porte precisam de inovação e tecnologia para aumentarem sua participação na economia, gerando assim um retorno positivo para o desenvolvimento da empresa.
Em busca desse aumento as empresas procuram criar, inovar seus produtos e serviços, oferecendo mais eficiência e qualidade para o mercado, esses procedimentos resultam em um funcionamento mais rápido e cômodo para os clientes, deixando-os mais satisfeitos, mas para que a empresa consiga atender as expectativas do público-alvo, oferecendo um excelente produto/serviço, ela precisa ter um planejamento estratégico, nesse planejamento envolve-se alguns fatores que estão sendo citado no texto abaixo.
Esses fatores relacionado ao planejamento inclui a utilização de alguns recursos e estratégias de sobrevivência, são ferramentas essenciais para o melhoramento e desempenho da organização.
De acordo com a web site do Sebrae, implantar tecnologias nas empresas não é tão fácil, devido aos recursos financeiros limitados, ou por causa de equipes reduzidas e sem experiência. São vários os desafios enfrentados pelas pequenas e microempresas para inovar, acessar conhecimento e incorporar novas tecnologias. Muitas vezes a inovação depende da melhoria na gestão de pessoas, trazendo conhecimento para o negócio. A baixo estão algumas soluções para ajudar os empreendedores:
A área de recurso humanos é, sem dúvida o maior capital que uma empresa dispõe para vencer os desafios para vencer os desafios. Uma equipe bem preparada estará preparada para as inovações em produto, processo, marketing e gestão.
Fontes de conhecimento, interagir com fontes de conhecimento é importante para a inovação e incorporação de novas tecnologias. Essas mudanças são possíveis por meio de parcerias com centros e instituto de pesquisas e universidades, como Sebrae
Cooperação Empresarial (Parcerias entre as empresas)
Estrutura da Empresa, a empresa deve ter uma estrutura organizacional enxuta e recursos humanos multifuncionais, com isso terá flexibilidade e agilidade para atender o mercado em uma busca contínua pelo novo, mais barato e com melhor desempenho.
Liderança para Inovar, para enfrentar os desafios, a empresa deve criar e manter um ambiente propício à inovação, desenvolver e investir em recursos humanos, abrir contatos com fontes de conhecimento e estabelecer parcerias com clientes, fornecedores e concorrentes, a empresa também deve ter uma visão a longo prazo, capacidade de lidar com os riscos e clara percepção de ameaças e oportunidades de negócio, tendo essa característica as empresas poderão implementar melhorias nos seus produtos e serviços.
Recomendações, as MPEs podem superar os desafíos que se apresentam no mundo globalizado por meio de algumas ações: manter laços com os clientes, passando confiabilidade. A velocidade das mudanças é tão alta e afeta as necessidades dos clientes. É necessário estabelecer pontes, e não erguendo muralhas.
A empresa deve utilizar todas as ferramentas e recursos da tecnologia da informação e de comunicação, atendendo de forma rápida seus clientes e entrando em contato com os fornecedores, essa é uma ponte de ligação imprescindível. É necessário permanentemente implementar inovações, não só tecnológicas, mas em todas as atividades internas e externas.
Segundo a web site dos Administradores (2011) A maioria das pequenas empresas ignora o planejamento estratégico e, de certa forma é ignorada por ele. Devido a vários fatores, como a falta de alguns recursos utilizados em empresas, exemplos: contratação de profissionais, consultores para suprir a lacuna de conhecimento na área administrativa, visão imediatista, excesso de tarefas operacionais, centralização do poder da informação, recursos tecnológicos, de fato precisam desses itens para acompanham a globalização.
Dentre uma das ferramentas que é muito utilizada nas empresas em geral, está as mudanças organizacionais, as mudanças podem mudar a rotina e o desempenho da empresa, elas são essenciais em uma organização, podendo adaptar-se a cada necessidade de cada empresa, não permitindo aderir se ao envelhecimento precoce ou a acomodação.
De acordo com a web site FNQ (2008) O processo estratégico de inovação é muito mais que o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços. Envolve a criação de novos modelos de negócios, novas formas de atender necessidades dos consumidores, novos processos organizacionais, novos meios de competir e cooperar no ambiente empresarial.
...