Pesquisa sobre banco rodagens
Por: Davih777 • 31/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 2.473 Palavras (10 Páginas) • 306 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. REVISÃO CONCEITUAL 5
1.1. A organização orientada pelos processos do negócio 5
1.2. O processo de provimento de recursos humanos 7
2. ESTUDO DE CASO 9
2.1. Perfil da organização 9
2.1.1. Apresentação 9
2.1.2. Produtos e Clientes 9
2.1.3. Quadro de Pessoal 10
2.1.4. Principais Insumos 10
2.2. Coleta de Dados 10
2.2.1. Modelar o processo de provimento de recursos humanos da organização 10
2.3. Avaliação da eficiência, eficácia e adaptabilidade do processo 11
2.3.1. Analisar e avaliar o desempenho do processo (conforme modelado no item 2.2.1 ) 11
3. SUGESTÕES DE MELHORIA 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIA 14
INTRODUÇÃO
As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.
O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar o processo de provimento de recursos humanos (pessoas) em uma organização de MÉDIO porte.
REVISÃO CONCEITUAL
- A organização orientada pelos processos do negócio
“Um processo é uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, e um fim, e inputs e outputs claramente identificados: uma estrutura para a ação.” (DAVENPORT 1994).
Sabe-se que mercado organizacional atualmente é muito disputado, as concorrências estão bem acirradas, e os clientes estão buscando por organizações cada vez mais dinâmicas em suas respectivas áreas, e as empresas tentando ao máximo buscar o ponto de eficiência mais alto possível, e só conseguirão atingir este tal ponto melhorando os seus processos.
Uma organização baseada pelos processos do negócio envolve diversas variáveis como enfoque, propriedade, estrutura e clientela. Exige uma ênfase em “como o trabalho é realizado na organização”, versus a ênfase relacionada ao produto propriamente dito, que foca no que é o produto.
A estrutura do processo pode ser distinguida das maneiras mais hierárquicas e verticais da estrutura. A estrutura hierárquica tem um visão fracionada e estanque das responsabilidades das relações com seus subordinados, sua estrutura de processo é um modo dinâmico da forma pela qual a organização produz valor. Além de que, não possamos melhorar a estrutura hierárquica para uma estrutura ideal, os processos tem variáveis como custos, prazos, qualidade de produção e satisfação do cliente, que são muito bem utilizadas como medidores de desempenho, sabendo que se melhorando uma dessas variáveis, estará melhorando o processo em si.
Existem diferentes enfoques sobre os tipos e classificação de processos, mas afirma-se que os que principais e que podem ser identificados e implementado são os seguintes:
- Processo Chave ou Primário;
São os processos diretamente ligados aos clientes, que geram valor para o cliente, também pode se dizer que é o que resulta no produto ou bem que é recebido por um cliente externo.
- Processo de Apoio ou Suporte;
Processos de apoio é o conjunto de atividades que a organização tem de cumprir para garantir que os processos chaves ocorram de maneira adequada.
“A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro.” (CHIAVENATO 2009). Qualquer avaliação que seja feita sobre um individuo de qualquer função empresarial serve para medir o seu desenvolvimento futuro e pode ser feita por abordagens formais e não formais com certa frequência pelo gestor RH e ou superior da respectiva área. Essas abordagens recebem o nome de avaliação dos empregados, relatórios de progresso, avaliação de eficiência funcional, etc. Este processo constitui num meio através do qual podem se localizar problemas, deste modo evitando-as no processo de prevenção.
Os Indicadores de desempenho, é a etapa que medirá a diferença entre a situação a ser obtida e a situação atual, ele indicará o problema e permite uma quantificação, por isso ele precisa ser representativo, ter uma fácil disseminação, e o principal ser eficaz e compatível.
BSC - Balanced Scorecard, é uma ferramenta de gestão que tem início na visão da empresa, a partir das quais são definidos os fatores críticos de sucesso, os indicadores de desempenho e permite a definição de metas e a medição dos resultados atingidos em áreas críticas da execução das estratégias. Assim, o Balanced Scorecard é um sistema de gestão de desempenho, derivado da visão e estratégia, refletindo os aspectos mais importantes do negócio.
...