Pim1 unip
Por: betebetarello • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 11.634 Palavras (47 Páginas) • 284 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES
ELIZABETE FERREIRA DA SILVA RA: 1315692
ROSANGELA SILVA RA: 1307369
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: Saúde e segurança no trabalho: Benefícios e Assistência social da empresa Coop Cooperativa de Consumo.
Mauá
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSOS SUPERIORES
ELIZABETE FERREIRA DA SILVA RA: 1315692
ROSANGELA SILVA RA: 1307369
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: Saúde e segurança no trabalho: Benefícios e assistência social da empresa Coop Cooperativa de Consumo.
Trabalho apresentado como exigência parcial para a obtenção do título Do curso superior de Gestão em Recursos Humanos, da Universidade Paulista – UNIP
Mauá
2014
1.1 Resumo
1.2 Saúde e segurança no trabalho
1.2.1 Dimensão do problema a nível mundial
1.2.2 A COOP.
1.2.3 COOP recebe revalidação de certificação em saúde e segurança ocupacional OHSAS 18001
1.2.4 Norteada pela filosofia cooperativista e politica da COOP.
1.2.5 Pontos a recordar
1.2.6 Pontos a recordar sobre a gama de perigos
1.2.7 EPI
1.3 Treinamento.
1.3.1 Treinamento e sua Evolução
1.3.2 Objetivos do Treinamento
1.3.3 COOP promove curso de desenvolvimento gerencial para seus colaboradores.
1.3.4 Conteúdo do Treinamento
1.3.5 Ciclo do Treinamento
1.3.6 Etapas do Treinamento
1.3.8 A importância do Treinamento e Desenvolvimento
1.3.9 Treinamento como uma Ferramenta de Capacitação
1.4 Desenvolvimento sustentável.
1.4.1 Direito ambiental
1.4.2 Licenças ambientais.
1.4.3 A ISSO
1.4.4 Programas da Coop
1.4.5 Em 2012 a COOP divulgou seu balanço social.
1.4.6 Balanço das ações sociais 2014
1.4.8 Plano de Benefícios
1.4.9 A COOP é uma das melhores empresas de varejo do país em responsabilidade social.
1.5 Conclusão
1.6 Referências
[pic 1]
1.1 Resumo
Os trabalhadores de qualquer profissão podem ser expostos a muitos perigos no local de trabalho. A saúde e a segurança no trabalho identificam e conferem uma vasta gama de riscos no local de trabalho, exigindo sua intervenções ,desde a prevenção de acidentes, bem como dos riscos mais graves, incluindo os fatores ambientais, calor stress, etc.
A prevenção de doenças e de acidentes de trabalho deve ser o objetivo de programas de saúde e segurança no trabalho como CIPA e SESMT. Os riscos no local de trabalho podem ser encontrados de diversas formas, incluindo a química, física, biológica, psicológicas, a não aplicação das regras ergonómicas, etc.
Tendo em conta a multiplicidade dos perigos na maioria dos locais de trabalho e a falta de atenção prestada à saúde e à segurança por parte de muitos empregadores, os acidentes e as doenças profissionais continuam a ser um grave problema no mundo todo. Assim, os sindicatos devem insistir para que os empregadores controlem os riscos na fonte, e que não tentem forçar os trabalhadores a adaptarem-se a condições perigosas.
Na Coop podemos ver que o SESMT incluiu o MA de meio ambiente, que é de extrema importância pois no dias atuais se vê a grande degradação do nosso meio ambiente como um todo, a Coop vem implantando a coleta correta de seus resíduos, no sentido de preservação ao meio ambiente, visando maior lucratividade na venda desses resíduos.
Os órgãos competentes estão sempre impostos na preservação do meio ambiente. Na área de treinamento e desenvolvimento ministra cursos especializados para seus colaboradores com planos de melhorias nos processos e planejando usar o conhecimento adquiridos pelos colaboradores futuramente, reconhecendo assim a grande vantagem dos estilos de treinamento.
1.2 Saúde e segurança no trabalho
Acidentes ou doenças profissionais geram custos muito altos, e podem provocar vários problemas graves, diretos ou indiretos, nas vidas dos colaboradores e familiares. Para os trabalhadores, alguns dos custos diretos de uma doença ou acidente, são: a perda de renda e rendimentos, o sofrimento e dores provocado pela doença ou acidente de trabalho e custos que podem ser muito altos.
Atualmente temos estimativas no sentido de somar os custos indiretos de uma doença ou acidente , foi chegamos a conclusão que podem ser de quatro a dez vezes maiores comparados aos custos diretos. Um acidente de trabalho ou uma doença podem representar maiores custos indiretos aos colaboradores, que fica difícil saber a quantidade.
...