Plano de Marketing Nacional Gás
Por: gavetabrasil • 10/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.998 Palavras (8 Páginas) • 148 Visualizações
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
NACIONAL GÁS
Maio/2018
[pic 4]
Elaborado por: Priscilla Almeida
Disciplina: Marketing
Turma: Marketing-0418-8_
Introdução
Na segunda metade do século XX, a cidade de Fortaleza, no Ceará, ainda utilizava fogões a base de carvão vegetal ou lenha. O sr. Edson Queiroz optou por investir em um combustível menos poluente e mais eficaz, e então começou sua jornada nos negócios de GLP[1] (Gás liquefeito de Petróleo), também conhecido como gás de cozinha. Iniciou seus negócios utilizando um simples slogan “Pergunte a quem tem um”.
A empresa Nacional Gás, na época chamada de Edson Queiroz & Cia, surgiu em 1951, quando o sr. Edson Queiroz adquiriu a distribuidora de gás Mazine, na qual importava gás dos Estados Unidos para distribuição no Ceará. A empresa Edson Queiroz & Cia conquistou a o direito de concessão de comprar e engarrafar o gás no país. Esse acontecimento gerou grande importância e crescimento para o mercado do Ceará.
O GLP é considerado como uma energia confiável e limpa, possuindo baixa emissão de poluentes, alta potência térmica e uma boa vantagem relacionada ao custo e benefício. O GLP é o principal produto oferecido pela empresa Nacional Gás. O GLP pode ser utilizado em indústrias, agricultura, empresas comerciais, nas cozinhas residenciais, além de gerar energia.
Segundo Kotler e Keller (2015), o plano de marketing coordena e direciona a força do marketing, funcionando em dois níveis: estratégico e tático. O plano de marketing estratégico define a proposta de valor e os mercados-alvos a serem oferecidos baseados na análise de oportunidades de mercado mais adequadas para a empresa. Considera-se que o marketing estratégico precede a produção e a venda de determinado serviço ou produto, pois ao estudar o mercado, já os deixam preparados para serem oferecidos no mercado de forma mais assertiva. (Texeira, Elson. Marketing)
Quanto ao plano de marketing tático, inclui características do produto, merchandising, promoção, canais de vendas, serviços e determinação de preço. (Kotler e Keller, 2015)
No plano de marketing da Nacional Gás, serão explorados a análise ambiental da empresa, pesquisa de mercado, análise competitiva e uma proposta de comunicação de marketing.
Desenvolvimento
Análise Ambiental
Fatores Econômicos: A Nacional Gás adota práticas de análise da inflação juntamente com o IBGE e Fundação Getúlio Vargas – FGV, como o propósito de relacionar o seu produto com os preços praticados no mercado. Como o gás é considerado um bem essencial, a empresa procura diferenciar o seu produto em aspectos como agilidade na distribuição do produto e condições de segurança.
Fatores Sócio-Culturais: A empresa adota práticas de responsabilidade social com a intenção de mostrar para a sociedade a sua preocupação com o desenvolvimento sustentável. Como exemplo, a empresa está planejando adotar as seguintes práticas:
- Projeto - Bombeiros com Você: esse projeto pretende realizar uma parceria entre a Nacional Gás e o Corpo de Bombeiros para levar mais segurança à comunidade. Para isso, serão desenvolvidas cartilhas para serem entregues por bombeiros voluntários para donas de casas (em domicílio) e para crianças (nas escolas). O projeto irá ensinar a evitar acidentes com fogo, a ter cuidados básicos com o botijão e também a socorrer feridos.
- Projeto - Incentivo ao esporte: será uma parceria com a UNIFOR – Universidade de Fortaleza, a Nacional Gás patrocina uma equipe de futsal para poder levar o incentivo ao esporte nas comunidades carentes
Fatores Políticos, Legais e Tecnológicos: A empresa investe maciçamente em tecnologia para o aprimoramento na qualidade do gás. Além de investir em convênios com centros de ensino para o desenvolvimento do uso correto do GLP. Os fatores políticos podem influenciar na determinação do preço do petróleo, fato que influenciará na determinação do preço do gás, mas a empresa acompanha cada situação diariamente.
Fatores Internos: A Nacional Gás possui uma das maiores infra-estrutura de envasamento de gás liquefeito de petróleo – GLP. O pessoal do setor produtivo é bem treinado e bem selecionado para desempenhar suas atribuições. Possui uma boa estrutura administrativa, mas um software desatualizado.
Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas
Diante da análise dos fatores externos e internos, a Nacional Gás levantou as seguintes situações:
Fatores Externos
Oportunidades | Ameaças |
Aumento de consumidores industriais | Divulgação dos concorrentes |
Demanda pelo consumo de gás a granel | Aumento do preço do petróleo |
Agir como produto substituto nos comércios | Aumento da carga tributária |
Fatores Internos
Forças | Fraquezas |
Rapidez na distribuição | Software desatualizado |
Imagem sólida | Escassez de estacionamentos para funcionários |
Distribuição nacional | Divulgação fraca |
Definição do público-alvo
Fatores geográficos: A Nacional Gás atende o Brasil, abrangendo a todas as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Fatores demográficos: O público da empresa engloba várias idades, sexo, renda e educação. Atendendo a residências, tem-se um público-alvo de donas de casa em geral; ao atendimento comercial e de serviços engloba pontos comerciais como panificadoras e restaurantes; há o atendimento a indústrias que viabiliza processos de queima direta ou indireta, na geração e no aproveitamento de calor; e por último o atendimento a agroindústria onde é eficiente por ter o gás de queima perfeita, na secagem de grãos, aquecimento de ambientes e na preparação de alimentos.
...