Plano de Negocios
Por: anapoliveira • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA
1º SEMESTRE
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística_III (Prointer_I)
DISCIPLINAS NORTEADORAS
- Técnicas de Negociação
- Comportamento Organizacional
- Desenvolvimento Pessoal e Profissional
- Ética e Relações Humanas no trabalho
- Empreendedorismo
Prof. José Vieira Carvalho
Patrícia Ramos de Oliveira RA 8945162827
Lays Estela Pereira Claudiano RA 2856167332
Pablo Donato Soares RA 8946171548
Sumário
Resumo2
Introdução3
1. Entrevista4
Dados da empresa4
Questionário 4, 5 e 6
2. Observações6
3. Ideia de Empreendimento6
4. Análise SWOT7
5. Referências bibliográficas8
RESUMO
Este Prointer visa conhecer mais sobre o empreendedorismo, apresentação de ideia de empreendedorismo através da coleta de informações.
Para isso foi desenvolvida uma entrevista com um empreendedor que já tem um tempo no ramo, neste caso foi escolhido o ramo de beleza, assim coletamos informações do que agrada o empreendedor e em que o empreendedor tem mais dificuldades.
Nesta entrevista também podemos observar as diretrizes seguidas pelo empreendedor e assim em conjunto com o grupo realizarmos uma exposição das ideias e ao final realizarmos uma análise de oportunidades.
Além da entrevista este trabalho foi baseado em livros para obtermos mais informações sobre o assunto e termos maiores bases para as conclusões em equipe.
[pic 2]
INTRODUÇÃO
Através deste trabalho verificamos que no Brasil há um grande otimismo de que haverá um constante crescimento nos próximos anos no ramo da beleza.
Conforme o questionário realizado este é um mercado altamente competitivo, porém com um alto potencial de remuneração e valorização profissional.
Conseguimos verificar também que os brasileiros sempre estão em busca pela manutenção e melhoria na aparência, um dos motivos é o mercado de trabalho que preza muito a boa aparência, ou seja a apresentação inicial da pessoa, isso influi diretamente no mercado de cosméticos uma vez que está diretamente ligado a boa aparência.
Empreendedorismo: Para uma pessoa ser empreendedora, basta ter criatividade, vontade e uma ideia de Negócios, com estas habilidades ela já consegue dar inicio ao seu novo negócio.
No inicio se deve pensar logo no envolvimento da Ética e Relações Humanas no Trabalho, ou seja no código de conduta da nova empresa pré criada, lembrando aos colaboradores iniciantes que devemos respeitar uns aos outros antes de qualquer circunstância.
Alocando assim o envolvimento do Desenvolvimento Pessoal e Profissional, para a evolução da empresa como um todo, com as diferentes visões de mundo de cada ser humano.
Para a empresa fluir será necessário a aplicação da negociação já que ambas as partes tem um objetivo próprio, que não é igual, pois cada lado quer atingir seu bem comum.
Já se tratando do comportamento oganizacional, que envolve a empresa x funcionários, partindo do principio que ambas as partes devem estar abertas as mudanças, ele irá auxilia nos estudos de comportamento das pessoas dentro da organização, com isto permitindo uma previsibilidade e estudo dos problemas que se deparam na organização.
[pic 3]
- Entrevista
Foi realizada uma entrevista com uma empresa do ramo de beleza para realizarmos uma base de trabalho.
- Dados de cadastro da empresa:
Nome do entrevistado: Giuliana Teresa Bevilaqua
Nome da Empresa: Nova Luz Cosmética LTDA
Endereço: Rua Auri Verde, nº 167, São Paulo, SP
Ramo de atividade: salão de estética corporal
Produtos e/ou serviços: Clínica estética
Início Atividade: 15/04/2002
- Entrevista com o Empreendedor:
Questionário:
- Em sua família existem outros empreendedores?
Não, eu fui a primeira na minha família.
- O que influenciou na sua decisão de se tornar empreendedora e quando ela aconteceu?
A vontade em ter meu próprio negócio e o gosto pela parte que cuida da beleza, a vontade de atuar no ramo da beleza eu tive desde o colégio, mas somente amadureceu quando terminei a faculdade de administração.
- O que a faculdade de administração influenciou no seu desempenho como empreendedor?
A faculdade foi de extrema importância, uma vez que já sabia muita coisa técnica que tive a oportunidade de exercer no meu negócio.
- Como você encontrou a oportunidade de empreender?
Neste período em que ocorreu a ideia de abrir este negócio, eu estava concluindo a faculdade e minha mãe, que é minha sócia, estava aposentando, assim utilizamos o dinheiro que ela recebeu, investimos e iniciamos as atividades.
- Como você avaliou esta oportunidade?
Com muita satisfação e uma imensa vontade de crescer, este mercado é altamente competitivo, porém vimos nele um alto potencial de remuneração e valorização profissional.
...