Plano de negocios
Por: Faculdade2015 • 2/10/2015 • Relatório de pesquisa • 5.608 Palavras (23 Páginas) • 201 Visualizações
Análise Estratégica
Estas questões têm por objetivo ajudar seu grupo realizar as análises dos ambientes externos e internos de seu empreendimento, estabelecer seus objetivos e estabelecer as estratégias de competição. Leiam o livro texto da página 50 a 62 e respondam as questões a seguir para o empreendimento que estão planejando.
1. Processo de elaboração de um plano estratégico
• Missão: qual a razão de ser de sua organização?
Nossa missão é oferecer produtos de qualidade que atendam as necessidades e superem as expectativas de nossos clientes. Também, oferecer produtos diferenciados, dando destaque a empresa, no ramo alimentício.
• Que resultados pretendem gerar para os clientes, acionistas, empregados e para a sociedade emgeral?
Pretenderemos gerar qualidade no produto oferecido ao cliente, de forma a fidelizá-lo, aos acionistas gerar percentual de lucro igual ou superior ao esperado, aos empregados motivação e qualidade de vida, para que os produtos possam ser elaborados com maior qualidade e a sociedade em geral a implantação de uma cultura e sensação de bem-estar.
2. Resumo das informações de mercado. Quais as informações sobre o macro-ambiente que mais irão afetar sua empresa?
• Que informações sobre concorrentes irão incluir no plano de negócio?
Porte do estabelecimento, tipo de concorrência (se direta ou indireta), localização, público que a empresa atinge, gênero...
• Existe possibilidade de entrada de novos concorrentes e substitutos? Como irão lidar com esta situação?
Existe possibilidade de entrada de novos concorrentes sim, pois o mercado de confeitaria em geral, não só de cupcakes, tem se expandido muito. A solução para lidar com essa situação é a criatividade em sabor e designer do produto e diferencial em competitividade
• Que informações irão colocar no plano de negócios para descrever os clientes?
Como trabalharemos com fabricação de encomendas à empresas que revendam o produto, nosso cliente não será o consumidor final, portanto as informações utilizadas para descrição de nossos clientes serão as seguintes:
a. Tipo de estabelecimento;
b. Mercado e ramo de atuação;
c. Público que atende;
d. Localização;
e. Faturamento mensal;
f. Situação econômico-financeira.
g. Entre outros.
• Quais fatores influenciam seu comportamento de compra?
a. Preço;
b. Qualidade;
c. Validade;
d. Prazos de entrega do produto;
e. Opções de pagamento;
f. Referências de mercado;
g. Entre outros.
• Quais as AMEAÇAS e OPORTUNIDADES que identificam?
Ameaças:
a. Crise econômica brasileira;
b. Competitividade direta e indireta do ramo;
c. Aceitação dos clientes finais (pois se os clientes finais não aceitam, nossos clientes não comprarão para manter um produto com pouca validade guardado);
Oportunidades:
a. Competitividade;
b. Crescimento do ramo;
c. Oportunidade mercadológica;
3. Diagnóstico da empresa
Embora ainda de maneira preliminar, quais os pontos fortes, fracos que conseguem identificar em sua futura empresa com relação aos setores
• Comercial: relacionamento com o cliente, marketing, vendas, publicidade, etc?
Fortes: oportunidade de sucesso, por ser um ramo em crescimento, o uso da criatividade com relação ao marketing da empresa, formas inovadas de relacionamento com o cliente e encanto na venda.
Fracos: aceitação, por ser um ramo alimentício que exige muito cuidado e higiene com os produtos, a aparência dos funcionários, a higiene do local serão o pontapé inicial para um bom relacionamento com o cliente e a recepção das vendas, mesmo se tratando de uma fábrica que não produza para consumidores finais.
• Operações: desenvolvimento do produto, manufatura, fornecedores, etc?
Fortes: por se tratar de empresa de ramo alimentício, as oportunidades são bem competitivas, mas se depender de criatividade dos empresários e departamento de produção dá para inovar na produção, não somente em criatividade dos produtos, mas em maquinários, treinamento dos funcionários e qualidade do produto.
Fracos: o mercado de cupcakes está em alta no país, então, ao mesmo tempo que pode ser um ponto forte, é preocupante a criatividade, é preciso encontrar formas extraordinárias de diferencial no ramo.
• Administração: gestão de pessoas, infraestrutura, informática, etc?
Fortes: uma das formas da empresa diferenciar-se é na contratação de mão de obra qualificada e uma boa equipe de gestão dos negócios, desta forma, é possível ter uma boa equipe na organização, desde que a alta gestão esteja preparada para selecionar os colaboradores ideais para a fábrica.
Fracos: apesar das empresas buscarem nível de qualificação alto na contratação de mão-de-obra, nem sempre é possível encontrar profissionais já preparados para o cargo que irá exercer na empresa, desta forma um dos pontos fracos é o investimento em treinamento a eles, o que gera um custo a empresa, que inicialmente pode se tornar inviável.
• Finanças: orçamento, contas a pagar e a receber, tributações, etc?
Fortes: tudo vai depender do marketing oferecido pela fábrica e pela apresentação de seus produtos aos clientes, uma boa apresentação, causa uma excelente impressão inicial. Desta forma, a fábrica tem grandes oportunidades de crescimento e de melhora na finança a longo prazo, porém é necessário investimento inicial. Como será uma empresa, inicialmente, de pequeno porte, terá uma despesa
...