TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  2.127 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PROCESSOS GERENCIAIS – N2

ANGÉLICA CRISTIANE ALVES – RA:270952015

PORTFÓLIO

Economia e mercado

Guarulhos

2016

ANGÉLICA CRISTIANE ALVES

PORTFÓLIO

Economia e mercado

 

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da Faculdade ENIAC para a disciplina  Econômia e mercado.

Prof. Domingos Raimundo Teixeira Gonçalves. 

Guarulhos

2016

[pic 2]

  1.  O Brasil é um país com recursos naturais abundantes, mas seu PIB é de apenas US$ 2 trilhões. Por outro lado, o Japão cujos recursos naturais são extremamente escassos e correspondem a menos de 5% do que dispõe o Brasil tem um PIB quase três vezes maior que o nosso. Como você explicaria isso?

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país). O PIB é expresso em valores monetários). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia). É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas.

Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Nacional Bruto (PNB), per capita. O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.

Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PNB per capita), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica. Por isso, pode-se dizer que mesmo com todas as riquesas naturais que o Brasil possui o Japão ainda consegue se sobre sair em relação ao número do PIB.

  1. Em um ambiente de extrema competição mostre por que a inovação tecnológica é o melhor caminho para a sobrevivência de uma empresa. (Dica: oriente-se pela fórmula do lucro unitário que incorpora preço do produto e custo médio ou seja: l = P – CMe.)

I=P-Cme

I=100-50

=50

No cenário atual, onde a busca pelos espaços no mercado e a competição entre as empresas se mostra cada vez mais intensa, a necessidade por uma estratégia competitiva bem definida se torna essencial. A estratégia competitiva baseada na inovação gera, na maioria das vezes, uma vantagem competitiva entre os concorrentes, logo, tem como resultado o encontro de mais oportunidades no mercado, gerando uma maior probabilidade de sobrevivência da empresa.

 

  1. Quando uma nova tecnologia é considerada “boa”?

Quando aplicada de maneira correta beneficia aos funcionarios, facilitando o dia-a-dia deles, resultando em processos de produção com custos menores, beneficiando o desenvolvimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com