TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  4.171 Visualizações

Página 1 de 6

Respostas

1 – O que é gasto?

Entende-se por gastos os sacrificios financeiros que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). (LEONE, 2009, p. 52)

2- O que é custo?

Entende-se por custo o consmo de um fator de produção, medido em termos monetários para a obtenção de um produto, de um serviço ou de uma atividade que poderá ou não gerar renda. (LEONE, 2009, p. 54)

3 – O que despesa?

A despesa é aquela que não ser relacionada com o produto final da empresa, entretanto, é entendida como bem ou serviço consumidos de maneira direta ou indireta com o objetivo de se obter determinada receita.

4 – O que é investimento?

Corresponde à parcela dos gastos registrada em contas do ativo da empresa. Podem se referir á aquisição de matéria-prima, de mercadorias para revenda e de materiais diversos (registrados em contas representativas de estoque); á aquisição de máquinas ou veículos (registrados em contas do ativo imobilizado), ou mesmo á aquisição de ações de outras empresas.(MEGLIORINI, 2012, p .07/8.)

5 – Quando uma empresa gasta em marketing, ela incorre em custos?

Não. Na verdade, quando uma empresa gasta em marketing, ela incorre em despesas, pois não esta diretamente ligado com o processo produtivo do material, sendo assim, as despesas são todos gastos relativos a administração da empresa, como a área comercial, marketing, desenvolvimento do produto e financeiro.

6 – Quando uma empresa compra matéria-prima, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique

Neste contexto, trata-se de um investimento, pois a empresa esta realizando a compra da matéria-prima para transforma-lá no produto e vender para ter o retorno, ou seja, ela esta investindo em determinado tipo de material para sua produção.

Investimento é todo gasto ocorrido na aquisição de bens que serão estocados pela empresa até o momento da sua utilização, isto é, do seu consumo.

No caso da compra de matérias-primas, a empresa sempre estará pensando no retorno desta aquisição, a partir do momento em que vender os produtos acabados que foram fabricados com as matérias-primas adquiridas.

7 – Quando uma empresa compra equipamento para a divisão de fábrica, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique

Sendo este um ativo imobilizado, entende-se por um investimento, pois não será utilizado nas áreas administrativas/vendas e também não faz parte do processo produtivo, descartando a idéia de custo e despesas.

8 – A depreciação é um custo ou uma despesa?

Para este tipo de questão, é necessário analisar o contexto que esta sendo inserido o conceito de depreciação, pois segundo MEGLIORINI, (2012, p.02), a depreciação pode ser contabilizada como um custo ou uma despesa, dependendo do departamento (fabril, administrativo ou comercial), em que a maquina for utilizado.

_______________________________________________________________

9 - O que é objeto de custeio?

O custeio tem por objetivo a valoração dos objetos, que pode dividir-se entre uma operação, uma atividade, um conjunto de atividades, um produto ou um departamento.

10 – O que são métodos de custeio?

Segundo menção do livro, métodos de custeio são as funções de determinar o modo como serão atribuídos os custos aos produtos e pode ser dividido entre: custeio por absorção, custeio pleno, custeio variável e custeio ABC. A escolha de um deles depende dos objetivos estabelecidos pela empresa.

11 – Os métodos custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação?

Tradicionais: Encaixa-se melhor no ambiente fabril, pois apura custo dos produtos predominando os custos diretos ( materiais e mão de obra direta). Entre os métodos de custeio tradicionais estão o custeio por absorção, o custeio pleno e o custeio variável. Todos eles têm relação com a ideia de que o comportamento dos custos varia de acordo com a quantidade fabricada; por conta disso, são considerados métodos de custeio baseados em volume.

Contemporâneo: Com novas abordagens de gestão de custos, têm sido elaborados para aplicações especificas. Entre eles, o que mais se destaca é o custeio ABC. Também há novas abordagens relacionadas a esses métodos contemporâneos, como o conceito de ciclo de vida dos produtos, o custeio-alvo, a teoria das restrições e o sistema de gestão econômica.

12 – Ao implantar a contabilidade de custos, quais objetivos a empresa pretende atingir?

Na implantação da contabilidade, o principal objetivo da empresa é determinar os custos dos insumos aplicados na produção; determinar os custos das diversas áreas que compõem a empresa; colocar em prática políticas de redução de custos dos insumos na produção ou nas diversas áreas que compõem a empresa; controlar as operações e atividades; auxiliar a administração na tomada de decisões ou na solução de problemas especiais, colocar em prática políticas de redução de desperdícios de materiais, tempo e elaborar orçamentos.

13 – Como se classificam os custos quanto aos produtos fabricados?

Em relação aos produtos fabricados, os custos podem ser classificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com