Porti folio individual 5 modulo adm
Por: jeck02 • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.046 Palavras (9 Páginas) • 283 Visualizações
Desenvolvimento trabalho individual 5 periodo.
1 –POR QUE O CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA FINANCEIRA É DE GRANDE UTILIDADE PARA O ADMINISTRADOR DE EMPRESAS?
A matemática financeira é uma ferramenta de extrema importância dentro de uma empresa, a sua utilização quando feita de maneira eficiente, minimiza custos e maximiza os resultados.
Uma boa formação empírica favorece um conhecimento mais sólido e preciso, tornando o processo de orçamento de custos e remunerações confiável e transparente, tanto para os empresários como para fins de fiscalização.
A matemática financeira fornece os instrumentos necessários para que sejam realizadas avaliações sobre os recursos com maior viabilidade em termos de custo e os investimentos que possam ser mais rentáveis a curto ou longo prazo, dependendo da estratégia adotada pela empresa.
Sua aplicação não se restringe apenas às empresas, a matemática financeira é uma importante aliada para cálculos corriqueiros como, por exemplo, a melhor forma de efetuar o pagamento de uma casa, um carro ou até mesmo de eletrodomésticos e da sua compra do mês, as variáveis incluídas em toda transação financeira podem ser minimizadas desde que seja empregado um método confiável.
Existem avaliações econômico-financeiras, contábeis, de recursos humanos e mais uma infinidade de áreas que podem ser beneficiadas pela matemática financeira, cada qual com as suas respectivas características avaliativas, quanto mais estáveis forem os dados inclusos em uma equação mais confiáveis serão as projeções apontadas, o empresário deve estar sempre atento a isso.
........................portanto pode se dizer que a matemática financeira é de grande importância para o administrador de empresas por que é através do conhecimento da matemática que o administrador consegue atingir o objetivo da empresa, o gestor que vai trabalhar com vendas, precisa ter conhecimento sobre cálculos, juros, saber quanto à empresa está obtendo de lucro ou se está tendo prejuízo, sobre preços dentre vários outros setores relacionado à compra. A matemática financeira pode ajudar na compra de um produto a prazo, no financiamento de um apartamento, na aquisição de uma moto, considerando a manutenção, gasto, depreciação, ao fazer um empréstimo, entre outros.
2- QUAL PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇOES?
A contabilidade tem um papel muito importante na gestão da organizações por que é através desta que são fornecidas as informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro
da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a
contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada
com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da
organização.
A contabilidade gerencial deve fazer a conexão entre ações locais dos gerentes e a
lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Medindo
corretamente o impacto de ações locais no desempenho global, a contabilidade gerencial
também serve como agente motivador, pois premia as pessoas que contribuem
significativamente ao objetivo da empresa, esta tem o objetivo de fornecer informações para
que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa.
3- FAÇAM UM RESUMO SOBRE A SITUAÇÃO TRIBUTARIA DO BRASIL, BEM COMO O IMPACTO DOS TRIBUTOS NAS OPERAÇÕES EMPRESARIAIS.
no quadro atual do brasil, a carga de tributos supera o aumento do pib, isso significa que a sociedade está cada vez mais onerada, mais pobre, enquanto o poder público gasta além do que arrecada. isso não é nada favorável na nossa situação tributaria atual, nosso sistema tributário está falido, superado e inadequado para a sociedade em que vivemos. resta-nos apenas o caminho democrático, por mais demorado e penoso que possa ser.é absurda a situação atual do nosso pais de modo que é não é de se admirar que a legislação tributária mude a todo instante, de tal forma que não se sabe o que vai ser exigido amanhã, pois no dia seguinte alguns buroatas vai criar novo formulário que, se não entregue, sujeita o contribuinte mais pesadas multas.
vivemos num pais onde muito se arrecarda e se distribui muito mal e isso emperra o crescimento da economia brasileira. as pessoas que são tributadas ficam inviabilizadas de poupar; a sua renda é sugada de maneira perversa, pois, como vemos, a tributação é muito alta, sem contar que as pessoas que ganham de 3 a 5 salários-mínimos, gastam muito para cobrir ineficiência do governo na área de saúde, educação e segurança. dessa forma, inviabiliza a formação de poupança que é a energia do crescimento de um país.
4- PESQUSE NA SUA REGIÃO ALGUMA EMPRESA QUE CONSIDEREM RELEANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA REGIÃO . DEPOIS QUE ESCOLHEREM A EMPRESA RESPONDAM:
A oferta de emprego em Pernambuco cresceu impulsionada principalmente pelo setor industrial após a vinda da REFINARIA ABREU E LIMApara Pernambuco foram gerados mais 35 mil novos empregos formais entre 2011e 2014, fazendo a região bater o recorde de emprego dos últimos 15 anos, quando foi iniciada a série histórica da Pesquisa de Emprego e Desemprego A atração de grandes grupos econômicos para investirem no Estado, propicia a geração de emprego e renda, com foco no desenvolvimento do interior.tanbém foram atraída novas empresas parar região,comoconstruturas e terceirizadas.
4.1-QUAL RAMO DE ATIVIDADE DESSA EMPRESA?
O Ramo principal da Refinaria Abreu e Lima é a produção do óleo diesel, complementando a oferta desse produto no mercado brasileiro, que depende de importações. Adicionalmente, a refinaria produzirá outros derivados como nafta; coque de petróleo; gás liquefeito de petróleo (GLP); gasóleo pesado de coque para ser usado como óleo combustível na industria ou combustível marítimo (bunker); e subproduto ácido sulfúrico.
4.2-DE ACORDO COM ESSE RAMO DE ATIVIDADE , PESQUISEM QUAIS OS TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE O FATURAMENTO E SOBRE O LUCRO DESSA EMPRESA?
Atualmente os seguintes tributos incidem sobre o faturamento dos combustíveis: ICMS; Cide-combustíveis; PIS e Cofins; e Imposto de Importação. O ICMS que é um imposto de competência estadual e distrital, disciplinado pela Constituição Federal (Art. 155, II e §§ 2.º a 5º) e pela Lei Kandir, a Lei Complementar 87/96, que regulamenta esse imposto. Tem como características essenciais a não cumulatividade e o fato de que o montante do tributo integra sua base de cálculo. O recolhimento do tributo devido é feito essencialmente pelas refinarias e distribuidoras por meio do regime de substituição tributária, disciplinada atualmente pelo Convênio Confaz 110/071 , com base em margens de valor agregado estabelecidas no Ato Cotepe 21/08. Nas operações interestaduais de venda ao consumidor final, de combustíveis líquidos derivados de petróleo, o produto da arrecadação do ICMS, diferentemente do que ocorre com as demais mercadorias, pertence ao estado de destino na operação (CF/88, Art. 155, § 2.º, X, “b” e XII, “h” e Lei Kandir, art. 1º, § 1º, III)2 . Já os demais combustíveis não derivados de petróleo, como o álcool, são enquadrados na regra geral, na qual os estados de origem e de destino repartem o imposto arrecadados.
...