Portifolio 1 semestre adm individual
Por: Geiziane Novais Hanoratto • 1/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.449 Palavras (10 Páginas) • 405 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional ............................................................... .5
2.2 Comunicação e Linguagem ................................................................................. 6
2.3 Homem, Cultura e Sociedade .............................................................................. 7
2.4 Comportamento Organizacional ........................................................................... 9
3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 10
4 REFERENCIAS ..................................................................................................11
INTRODUÇÃO
A teoria que temos hoje da Administração em geral vem se modificando cada vez mais, nos dando um conceito diversificado sobre o mesmo. A Administração é praticada desde os primeiros agrupamentos humanos. Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões através do tempo, e mesmo com seus diferentes meios de comunicação e objetivos se aprimora pra então atingir os melhores fins. Há um bom tempo atrás, os administradores enfrentavam problemas práticos, e sempre precisavam de técnicas novas para resolver e alcançar seus objetivos. Mas foi com a Revolução Industrial do Século XVIII e com o surgimento das máquinas a vapor que se criou uma necessidade de sistematizar um processo administrativo que atendesse as exigências do novo modelo organizacional.
Como a Administração tem suas adversidades, irei abordar alguns contextos que vão ajudar melhor a compreendermos a teoria geral da Administração. No decorrer do desenvolvimento irei incluir uma síntese de cada tema que já foi abordado no decorrer das aulas. Entre os temas estão eles: Fundamentos e Teoria Organizacional / Comunicação e Linguagem / Homem, Cultura e Sociedade / Comportamento Organizacional. Além desses textos, incluirei também uma breve síntese do contesto contemporâneo reposto por Glauco Barbosa Cardoso, onde ele expõe as ideias de Richard Sennett, com o texto: A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo.
Esses temas têm como objetivo de nos aprofundarmos melhor no conhecimento pela Administração. Melhorar nosso desempenho em áreas diversas que estão ao nosso redor. Tornando-nos mais eficientes no uso de novos recursos, buscando executar o que tem que ser feito, apresentando consequentemente o resultado esperado. Ou seja, aprofundarmos no conhecimento nos trás satisfações de grandiosidades no meio profissional.
Os temas abordados também têm como objetivo, informar, sugerir e de intrigar o seu conceito de compreensão sobre as teorias Administrativa e os interesses correlacionados com a mesma.
DESENVOLVIMENTO
Reflexões diversas sobre suas adversidades nas áreas Administrativas têm feito opiniões se alto-relacionar, de um modo que deixa espairecido as normas que indicam o meio trabalhista. Investir em novos meios trás uma condição bem qualificada tanto pra produção como para o trabalhador e a Organização. Tem que haver uma flexibilidade nos investimentos que possibilitem um êxito geral no meio.
Hoje em dia o Setor administrativo tem uma enorme responsabilidade, é neste setor que se toma as principais decisões de uma determinada organização, sendo indispensável em muitas outras áreas da mesma empresa. É o Administrador que faz os planejamentos, um processo onde antecipa o que se vai fazer, como se vai fazer, como colocar em pratica, é ele quem avisa o objetivo e o desenvolvimento. A importância de planejar, organizar e priorizar as ações do dia a dia é um ato duro e estressante, porém, fazemos isso sem nem mesmo percebermos. Estrategicamente é a Administração que desenrola os setores entrelaçados em uma organização, assumindo o compromisso de realizar mudanças e de conduzir o conjunto de seus membros.
Quando algumas organizações não se destacam no meio empresarial, causa um tipo de constrangimento dos seus líderes, que por terem uma pressão do seu próprio ego muitas vezes, acaba afetando também seu desenvolvimento interno. O fato de não ser umas das primeiras no top da lista nos critérios imposto pelo mundo empresarial, não tem por que dizer que ela não teve seu objetivo alcançado. Tudo tem que ser ponderado, um balanço criterioso deve ser feito sobre o procedimento tomado por cada Administração. Algumas empresas seguem os meios tradicionais de conduta, estabilidade financeira, boas condições de trabalhos pra seus trabalhadores, enfim, alcançam metas pessoais, o que é de extrema importância pro um bom desempenho na vida profissional. Outras, simplesmente, quando não alcançam metas financeiras, e exibicionista como a fama, acabam aderindo processos que se afastam cada vez mais das Leis e procedimentos formais. Dessa forma algumas até obtêm mesmo um avanço, mas deixam de lado muitas vezes as normas que possibilitam uma boa condição estrutural pro seus funcionários, os quais não conseguem alcançar seus objetivos, e nem se adaptarem as novas normas que a empresa aderiu. O que muitas empresas ainda têm dificuldades de assimilar prioridades x prosperidade, é que o tem é seu maior aliado, o que influencia de modo significativo no desempenho da vida emocional das pessoas dentro e fora de um ambiente de trabalho.
A evolução tem suas adversidades, critérios, incorporações e êxitos positivos e negativos.
Hoje se defende que o ser humano livre e em processo de evolução é aquele aberto as mudanças e de fácil adaptabilidade. (SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. RJ – Record, 1999. 204p.).
Desta forma, cabe destacar uma breve síntese sobre algumas das respectivas fazes explicatórias que fazem parte do processo de definição e compreensão da Administração:
...