Principais determinantes em Projetos: CUSTO; PRAZO; QUALIDADE;SEGURANÇA
Por: Camila Souza • 6/10/2019 • Resenha • 2.070 Palavras (9 Páginas) • 174 Visualizações
DEFINIÇÕES:
Principais determinantes em Projetos: CUSTO; PRAZO; QUALIDADE;SEGURANÇA.
Processo: Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas).
Risco: probabilidade(causa) X severidade (consequências)
Dados: números não tratados, isolados não transmite mensagem // informações:são dados tratados, processamento dos dados// conhecimento: transformar dados e informações em algo útil,que agregue valor.// técnica:know how, conj de procedimento,objetos que constituem uma atividade humana,difere das atividades naturais-solução de problemas.
Ao longo da história da humanidade, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX (1901 a 2000) é que ela surgiu e apresentou um desenvolvimento notável. Trabalho - é o ato de transformar a natureza Administração - É o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais. Para o ato de transformar é preciso: pessoas e recursos.// A eficiência refere-se aos meios. A eficácia refere-se aos fins.
Competências do Administrador: Conhecimento: acervo de informações,conceitos e ideias. Habilidade: capacidade de pôr o conhecimento em ação. Julgamento: é preciso saber analisar e avaliar a situação com clareza. Atitude: é o estilo pessoal de fazer as coisas acontecerem.
Papéis do Administrador: Papéis Interpessoais: são as relações com outras pessoas e estão focados nas Habilidades humanas. Consiste em como o administrador interage com as pessoas e influencia seus subordinados, clientes e fornecedores. Papéis Informacionais:manter e desenvolver uma rede de informações. Como o administrador intercambia e processa a informação. Papéis Decisórios: o administrador enfrenta situações em que deve fazer escolhas
ou opções que requerem tanto habilidades humanas como conceituais.
Recursos: Tudo aquilo que gera ou tem capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo,ex: Materiais,Patrimoniais ,Capital, Humanos e Tecnológicos.
INDUSTRIA 4.0
Industrias são consideradas com altíssima eficiência quando todos os processos acontecem sem falhas ou desperdício de material, com foco na redução constante de custos de produção. Essa mudança na forma de produzir e pensar a produção é denominada Indústria 4.0, uma alusão às três outras revoluções que mudaram radicalmente os processos fabris.(1ª revolução:maquina a vapor-surgem as primeiras industrias. Com a introdução do maquinário, foi possível começar a produção em série de produtos// 2ª revolução: surgimento da produção em massa aumento da competitividade,eletricidade tem papel fundamental nas mudanças//3ª revolução: A eletrônica aparece como verdadeira responsável pela modernização da indústria,primeiro computador,primeiro satélite,internet)
A evolução do setor de telecomunicações associada ao avanço da eletrônica, foi possível a integração do mundo físico com o mundo digital, conectando a produção às pessoas. redes de alta velocidade, comunicação
que envolve voz, imagem e texto, transformando as formas de relacionamento e consumo, consumidor tem um novo comportamento e a indústria precisa se adequar às tendências para continuar competitiva, processo de compra e consumo,houve grandes transformações com as novas tecnologias.
Para toda automação, existe a necessidade de haver sensores para entender e reconhecer o que está sendo produzido conforme a programação prévia dos atuadores, que vão dar forma ao produto.
sensores:detecta um sinal ou estimulo e produz uma saída mensurável atuadores: transforma a energia elétrica em outro tipo de energia ex Controle remoto; Robôs Industriais; Sensores Caixa Eletrônicos (Fumaça e Tinta); Veículos – Auxiliar de manobras
Automação Totalmente Integrada é exatamente tirar do isolamento estações e máquinas envolvidas dentro dos processos industriais, criando uma grande rede de comunicação, que uma vez integrados proporcionam ganhos de produtividade e redução de custos nas organizações.
Comunicação Máquina a Máquina – M2M informações passam a ser trocadas entre Máquinas,aplicações: Setor de Energia: Promove a integração dos setores de geração, transmissão e distribuição de energia, permitindo a melhoria da eficiência operacional na rede de energia elétrica e a redução de custos de operação do sistema. Utiliza a Telemetria. Setor da Indústria: Usado para monitoramento de máquinas e componentes industriais, sendo fundamental para a segurança e a garantia de maior eficiência permitindo autonomia na execução de ações sem a intervenção manual humana. Setor de Logística: Combinar dados dos veículos com o mapeamento de dados sobre tráfego para estabelecer rotas mais eficientes e eliminar quilometragem excessiva. Setor de Varejo: Otimização da cadeia de suprimentos, armazéns ou lojas. Setor de Segurança: Usado para fornecer rastreamento e vigilância móvel, com transmissões de vídeo. Setor de Saúde: Usado para monitorar pacientes em tempo real
EDI é a sigla de Electronic Data Interchange, que em português significa Troca Eletrônica de Dados. É a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada.beneficios:redução da digitação de dados e incidências de erros,aceleração da transmissão da informação entre as organizações,aumento da produtividade,redução fluxo de papel,segurança.
informações de processos de fabricação estreitaram a relação entre Gestão e Produção.
PRINCÍPIOS DA INDUSTRIA 4.0, são 5: Capacidade de operação em tempo real; ¬ Virtualização; ¬ Descentralização; ¬ Orientação a serviços; ¬ Modularidade
Capacidade de operação em tempo real: Consiste na aquisição e tratamento de dados de forma praticamente instantânea, permitindo a tomada de decisões em tempo real.
Virtualização: Propõe a existência de uma cópia virtual das fabricas inteligentes. Permitindo a rastreabilidade e monitoramento remoto de todos os processos por meio dos inúmeros sensores espalhados ao longo da planta.
...