Processo de Produção da Caneta BIC Cristal
Por: bruna345 • 2/9/2015 • Trabalho acadêmico • 544 Palavras (3 Páginas) • 2.408 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
BRUNA LAÍSSA ALMEIDA ARAUJO
MARCELA PAPA ALVES COSTA
MARIANA CALDEIRA BARBOSA
PEDRO HENRIQUE MEIRA DE AGUIAR
RICARDO FERREIRA RODRIGUES PALMA
TAMIRES RODRIGUES FERREIRA
VANESSA CECILIA ALVES ARAUJO
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES:
Processo de produção da caneta BIC Cristal
BELO HORIZONTE
2014
Bruna Laíssa Almeida Araújo
Marcela Papa Alves Costa Palma
Mariana Caldeira Barbosa
Pedro Henrique Meira de Aguiar
Ricardo Ferreira Rodrigues Palma
Tamires Rodrigues Ferreira
Vanessa Cecilia Alves Araújo
ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES:
Processo de produção da caneta BIC Cristal
Relatório de seminário prático sobre o processo de produção da caneta BIC Cristal, apresentado à disciplina Administração de Operações no curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário Newton.
Orientador: Claudiomiro Werner Chagas
BELO HORIZONTE
2014
1 INTRODUÇÃO
Desde o lançamento da caneta, em 1950, a empresa BIC trabalhou para desenvolver as máquinas e os processos industriais necessários para fabricá-la em massa, ao mesmo tempo que assegura sua alta qualidade. Todo o processo de produção, desde a fabricação das partes móveis e fixas da caneta até a sua montagem, é feita dentro da empresa. Esses processos são altamente técnicos e continuamente modificados para o nível de qualidade exigido pela empresa.
O Grupo BIC tem instalações de alta tecnologia em todos os continentes. O Departamento de qualidade da companhia audita regularmente o processo e a qualidade do produto nas fábricas da BIC. Os mesmos métodos de produção e padrões de qualidade são usados nas fábricas da própria BIC. Fornecedores contratados também são exigidos a seguir estes padrões, controlados pelo departamento central de qualidade.
A qualidade da caneta BIC Cristal é constantemente testada para garantir que a caneta possa escrever 2 KM numa superfície de papel. Seu formato é anatômico para garantir um melhor manuseio na hora da escrita e o material utilizado para a fabricação dos tubos internos e externos são termoplásticos, ou seja, sofrem grande influência de calor de forma a serem facilmente moldados, além de serem constituídos de polipropileno, que é um material altamente resistente à química e desta forma poder armazenar a tinta utilizada na escrita.
As canetas BIC são esferográficas, ou seja, um tipo de caneta onde a tinta umedece uma esfera rolante de carboneto de tungstênio que desliza sobre a superfície, fazendo assim, a escrita.
O processo de fabricação da caneta BIC Cristal, acontece em várias etapas que são desenvolvidas concomitantemente até o processo de montagem da caneta. Entre as partes que a compõem, estão a ponta, a esfera, o tubo interno que armazena a tinta, o tubo externo e as tampas (frontal e traseira).
A BIC fez da esferográfica um sucesso. Lançada em mil novecentos e cinquenta, a caneta BIC Cristal foi desde então a caneta mais vendida no mundo, sendo assim, aliando durabilidade, qualidade e um baixo custo de fabricação no mesmo produto, a BIC Cristal é o carro chefe de vendas na empresa desde sua criação.
...