Projeto Multidisciplinar: Ambiente Logístico
Por: manoelcris • 15/11/2019 • Projeto de pesquisa • 7.459 Palavras (30 Páginas) • 498 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Davi dos Anjos Rodrigues Pereira -RGM 15201228
Manoel Crispim de Souza Filho –RGM 15418570
Mariana da Silva - RGM 15583945
Paula Michele da Silva Ferreira - RGM 15217353
Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico
CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
SÃO PAULO - SP
2018
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico
Trabalho de Projeto, apresentado ao Cursode Administração de Empresas, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico, sob a orientação doTutor Roberto S. Martins.
SÃO PAULO– SP
2018
RESUMO
No presente trabalhopretende-se expor as principais aplicações da logística e fazer citações das práticas existentes, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no que tange os setores de relatório de necessidades de materiais, compras (licitações), engenharia de materiais (inspeção), recebimento/ estoque dos materiais, picking e expedição,proporcionando uma base conceitual para integração da logística como competência central na estratégia empresarial, a fim de se alcançar com êxito o objetivo final que é um transporte de passageiros com excelência. Para tal foram realizadas pesquisas bibliográficas abrangendo livros e artigos além de pesquisa de campo onde foram levantadas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto. Realizou- se também uma análise SWOT, importante ferramenta para uma ampla análise ambiental e corporativa que atua como um pilar importante de sustentação da gestão e do planejamento estratégico de uma organização, onde efetua-se uma síntese das análises externas e internas identificando as forças e fraquezas da companhia além de oportunidades e ameaças que num determinado momento se colocam diante da empresa.
Palavras-chave: CPTM logística cadeia de suprimentos prestação de serviços
Sumário
1 INTRODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO 2
2.1 Empresa 2
2.2 Denominação empresarial e forma de constituição 2
2.3 Dados e fatos relevantes sobre a origem da organização 2
2.4 Natureza e ramo de atuação 3
2.5 Porte 4
2.6 Filiais 4
2.7 Número de funcionários 4
2.8 Principais produtos 4
2.9 Principais fornecedores 5
3 Área Lógística 6
3.1 Prinicipais processos de compras 6
3.2 Selecão de Fornecedores 7
3.3 Processo de Organização dos Estoques 7
3.4 Descrição do picking 11
3.5 Transporte Utilizado 21
4 Análises baseado na matriz SWOT 22
4.1 Análise Interna 23
4.2 Análise Externa 24
5 CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS 29
INTRODUÇÃO
Logística é o processo de planejar, implementar e controlar os fluxos de produtos ou serviços, de informações e financeiro, desde a obtenção das matérias-primas, passando pela fabricação e satisfazendo os clientes em suas necessidades de tipo, tempo e lugar, através da distribuição adequada, com custos, recursos e tempos mínimos (NUNES, 2001, p. 56). A partir desse fato, o projeto acadêmico que segue foi desenvolvido com base nos processos administrativos de uma organização real, com foco no ambiente logístico, fazendo com que confrontemos a forma como são conduzidas as operações no dia a dia da empresa selecionada, com a teoria didática recebida até o momento na graduação de Administração.
Depois de minuciosa pesquisa, decidimos Tratar do ambiente logístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, uma empresa de economia mista do Governo de São Paulo, prestadora de serviços destinada ao transporte público urbano de passageiros por ferrovia. Criada em 1992, a empresa deriva dos sistemas de transporte sobre trilhos de São Paulo CBTU e FEPASA, e está ligada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do estado. Atende 22 municípios com suas seis linhas.
Almejou-se com a realização desse trabalho identificar, analisar, descrever as funções logísticas da dita empresa, bem como a forma como são conduzidos processos internos e externos. Para tanto, nessa análise da CPTM, depois de breve apresentação da empresa, abordamos mais especificamente a estrutura da Gerência de Administração de Materiais e Logística analisando: o Departamento de Qualidade de Materiais (DFMQ), o Departamento de Administração de Materiais (DFMA), e o Departamento de Logística de Estoques (DFME) e finalizando com a nossa conclusão.
...