Projeto Multidisciplinar Ambiente Logístico - Casas Bahia
Por: taishfmacedo • 19/5/2021 • Trabalho acadêmico • 3.604 Palavras (15 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ADMINISTRAÇÃO
TAÍS HELENA FARIA MACEDO - 26352486
PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO
CASAS BAHIA
CARAGUATATUBA/SP
2021
TAÍS HELENA FARIA MACEDO - 26352486
ESTUDO DE CASO – CASAS BAHIA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico, na Universidade Cruzeiro do Sul.
Tutor: Eduardo Freitas.
CARAGUATATUBA/SP
2021
RESUMO
Para a descrição e análise de prática de gestão da empresa para a execução desse trabalho escolhi uma empresa do ramo de eletrodomésticos e eletrônicos a CASAS BAHIA, é uma empresa de grande porte, que atua no ramo de eletrodomésticos, com 59(cinquenta e nove) anos de atuação, sediada na cidade de São Caetano SP. Nesse trabalho procuro apresentar aspectos gerenciais da empresa demonstrando sua estrutura organizacional, sistema de informação, comunicação e gerenciamento de pessoas, mediante orientação manual do Projeto Integrado Multidisciplinar- PIM.
Palavras-chave: Casas Bahia, centro de distribuição e logística.
SUMÁRIO
Sumário
Sumário 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1. Detalhamento da empresa 9
3. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS 10
4. COMPRAS 13
5.1 Recebimento .................................................................................... 14
5.2 Picking: 14
5.3 Expedição 15
6. TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO 16
7. ANÁLISE SWOT 17
8. CONCLUSÃO 18
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
INTRODUÇÃO
São de extrema importância para um profissional de Logística estar atento a essas três abordagens, pois vivemos uma época em que a competitividade aumenta a cada dia.
Estamos diante de clientes que buscam qualidade e baixo custo, sendo que para atender todas essas expectativas é necessário desenvolver uma gestão eficiente onde as atividades desenvolvidas de verão estar alinhadas.
Essas abordagens estarão inseridas no processo utilizado pelas Casas Bahia, que logo abaixo será apresentada de maneira mais detalhada.
DESENVOLVIMENTO
Considerada uma das maiores redes de varejo do país, construindo lideranças concentra-se no investimento voltado para a formação do profissional; conhecimentos específicos, técnicos de gestão, reconhecimento de oportunidades e desenvolvimento e aperfeiçoamento da liderança são alguns dos conteúdos que envolvem o tipo de desenvolvimento da rede e de seus profissionais.
O Magazine Luiza é considerado um exemplo de modernidade, pois conta com eficiente sistema de venda, em que podemos identificar onde os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades no mercado onde se encontram. Identificaremos possíveis falhas na gestão de estoque e logística na empresa e descrevemos a situação atual da área, produto e serviço da empresa pesquisada.
Os principais valores da organização são:
“Lucro” (O lucro é essencial para a permanência e expansão da organização no mercado).
“Crença nas Pessoas” (Respeitar o ser humano na sua globalidade).
“Ética de princípios” (Ser honesto, verdadeiro, transparente e respeitar as pessoas).
“Aprendizagem Coletiva” (Investir na aprendizagem coletiva, através da troca de experiências em equipe).
“Ganha-Ganha” (Cumprir todas as obrigações para um relacionamento íntegro e benéfico entre todos).
“Comunidade” (Ser sempre útil à comunidade na qual faz parte).
“Crença no Espiritual” (crer na energia que nos impulsiona rumo à realização da vida).
Distribuição percentual das vendas de (2009):
Eletrônicos - 22%
Móveis - 24%
Eletrodomésticos - 26%
Utensílios Domésticos - 28%
A Casas Bahia tem como foco de negócio a centralidade ao cliente, objetivando a máxima satisfação deste. Diante desta realidade o departamento de logística vem contribuir com os resultados da empresa, no aspecto de servir como ferramenta de competitividade na empresa e uma prestadora de serviços ao cliente.
A formação de estoques existe nas empresas para suprir uma necessidade de atendimento no menor tempo possível ao cliente. À medida que os tempos de entregas e atendimento se tornam morosos, cabe às empresas manter um estoque a fim de atender seus clientes nos processos de venda. Uma analogia interessante dos estoques nas empresas é relacionada ao suprimento e abastecimento de água para as cidades. Os estoques são as represas, a chuva seriam as compras de mercadorias, e as vendas são o consumo de água. À medida que a demanda existe, a mesma não pode esperar chover para consumir a água. Seria demorado e muitas vezes impossível atender a todos. Por isso a necessidade de represar a água, para suprir a demanda.
...