Psicologia do Trabalho
Por: diogodda • 9/6/2015 • Resenha • 606 Palavras (3 Páginas) • 538 Visualizações
Livro: Psicologia Jurídica
Capitulo 10: Direitos Humanos e cidadania
Autor: FIORELLI , José Osmi ; MANGINI,Rosana Cathya Ragazzonni
Aluna: Fernanda Batista Lopes
Numero da Matricula:201401181406
Curso: Direito
Resenha
O direitos humanos são os direitos básicos de todos os seres humanos como o direito civis e políticos é também o direito econômicos sociais e culturais. O direito de liberdade era a garantia da livre iniciativa econômica, livre manifestação da vontade, livre cambio, liberdade de pensamento e expressão, liberdade de ir e vir, liberdade politica, mão-de-obra livre. Dois fenômenos encontram-se, em geral, presentes quando se trata de infringir os direitos humanos: o preconceito e a discriminação. A sociologia, a cidadania e a ética, pois não há como se abordar direitos humanos sem se pensar no individuo inserido em um contexto social.
Aspectos legais
Na legislação no art 5 de 1988 falar sobre que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no pais a inviolabilidade do direito a vida a liberdade, a igualdade, a segurança. Normas especificas por exemplo, aquelas constantes do código penal ou do código civil, mas há também normas gerais, que se encontram nas convenções de direitos. Essas normas relativas a direitos humanos possuem as seguintes características. Imprescritibilidade, inalienabilidade, irrenunciabilidade, inviolabilidade, interdependência, universalidade, efetividade, complementaridade. A gerações de direito são: Direitos de primeira gerações tratam de direitos individuais e liberdades civis e politicas, como por exemplo a liberdade de ir e vir. Direitos de segunda gerações por meio da busca de garantia condições sociais e de trabalho mais igualitárias. Direitos de terceira geração e o direito a paz e a um meio ambiente saudável e ecologicamente equilibrado. Direitos de quarta geração e o direito naturais. Os principais direitos humanos são: vida, integridade pessoal, proibição da escravidão, proteção a família e a criança, garantias judiciais, igualdade perante a lei, liberdade pessoal.
A gênese do dilema: Entre o social e o individual
Na psicologia, percebe-se o ser humano como um ser do desejo, que dirige seus esforços para a autorrealização , assumindo crenças e valores ao longo da vida. Uma delas é o entendimento de que satisfaz cada pessoa difere do que satisfaz qualquer outra. Portanto, cada ser humano está continuamente em busca de satisfazer novos desejos e estes, exceto em situações muito excepcionais, não são coletivos; em vez disso, quanto mais peculiares de cada ser desejante, deixando de simplesmente expressar estereótipos impostos pelos estímulos recebidos do meio. Cada individuo percebe o mundo a sua maneira. Destaque-se, igualmente, a existência de estruturas de crenças únicas para cada individuo. O sistema intrapsíquico contem elementos conscientes e inconscientes. O extrapsiquico compreende todos os estímulos proporcionados pelo ambiente, de origem humana ou não .
Direitos humanos e cidadania: uma visão sistêmica
Vistos sob uma perspectiva sistêmica, os direitos humanos permitem diversas formas de analise. Direitos humanos fundamentais ligados a saúde, a propriedade, a liberdade individual. As dimensões das fronteiras psíquicas são sempre psíquicas de um individuo são dados pelo grau de liberdade com que pode exercer seus direitos. Em síntese são inúmeras fronteiras entre sistemas: do individuo com a família, com o grupo próximo, com os colegas de trabalho, com a turma do lazer.
...