RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA A INDÚSTRIA BRUNING TECNOMETAL.
Por: Angelica pawoski • 27/11/2017 • Relatório de pesquisa • 903 Palavras (4 Páginas) • 495 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL[pic 1]
Curso: Administração.
Componente curricular: Administração da produção I.
Docente: Carlos Anes.
Discente: Angélica Maria Jaskulski.
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA A INDÚSTRIA BRUNING TECNOMETAL.
No dia vinte e seis de junho de dois mil e dezessete, segunda feira, a turma de Administração da Produção I do curso de Administração da 5ª fase realizou uma visita técnica a Indústria Bruning Tecnometal que esta situada na cidade de Panambi – RS. Nossa visita teve por objetivo visualizar como é na prática alguns dos conteúdos teóricos estudados nesta matéria durante o semestre.
Ao chegarmos à Indústria fomos recepcionados pela profissional da área de comunicação Andrea, onde esta solicitou que pegássemos dois objetos de segurança, um para os olhos e outro para ouvidos, em seguida Andrea nos levou até o auditório da Indústria, onde nos apresentou a história da Indústria, através de um vídeo Institucional e de suas palavras, falou também dos seus clientes que são: GM, Volvo, Iveco, Caterpillar, Scania, entre outos, falou de seus fornecedores que são: Gerdau, Belgo, Usiminas, entre outros e de seus colaboradores que atualmente são 1800, estes são membros fundamentais na empresa, pois sem eles a produção não flui corretamente mesmo tendo máquina altamente tecnológicas, eles valorizam e muito a da mão de obra de seus colaboradores , com isso para eles e seus familiares são ofertados alguns benefícios como academia própria, campo de futebol e de outros esportes, plano de saúde, auxilio odontológico entre outros.
A profissional Andrea nos falou que a Indústria surgiu em 1947, primeiramente trabalhando com manutenção de implementos e equipamentos agrícolas e atualmente trabalha com peças, rodoviárias, automobilísticas, agrícola e mais recente de construção. A Bruining trabalha no momento com três turnos de produção. Ela possui duas industrias, mas apenas visitamos a indústria 1, pois a 2 era mais distante do local em que nos encontrávamos.
Após a apresentação da empresa, passamos para a parte da visitação da Indústria, no qual fomos divididos em dois grupos um grupo foi com o Instrutor Michel e outro com a instrutora Jessica, ambos sendo funcionários da empresa, Jessica formada em engenharia mecânica e Michel no ultimo ano do curso.
Começamos a visitação pela linha 47 na qual são fabricados tanques de combustível para caminhões. Neste processo pode-se observar como o trabalho braçal não é tão presente neste processo produtivo, as máquinas fazem praticamente todas as funções. Nesta linha foram vistas várias mulheres trabalhando, um fato interessante, pois é um sinal que tabus estão sendo quebrados, que a mulher pode trabalhar onde ela quiser, apenas tendo conhecimentos e práticas necessárias para desempenhar várias atividades.
Em seguida vimos à parte da fabricação de peças automotivas, nesse segmento eles trabalham com peças que não são muito visíveis quando o carro esta montado, mas que faz parte do veiculo. Vimos também o segmento agrícola que um dos mais potentes, nesse segmento são produzidos o toldo do trator, peneiras das colheitadeiras entre outros. Nesses processos quando alguma peça e produzida e se tem dúvida de que ela esta me perfeitas condições de ser vendida ou passar ela para outra fase da produção, ela é colocada em um espaço delimitado para uma nova analise deste, para em seguida ser conduzido ao próximo processo.
Logo pararmos para tirarmos algumas dúvidas e após nos deslocamos até uma parte superior da indústria, um corredor o qual era possível visualizar a organização da indústria e também visualizar melhor os processos da mesma.
Em seguida a instrutora Jessica falou que todas as peças fabricadas na indústria passam por quatros processos de produção, a estamparia, usinagem, solda e pintura, foi possível ver esses processos presentes dentro da indústria.
Pelo fato de ser um local com baste ruídos não foi possível ouvir bem as explicações da instrutora Jessica quando visitávamos a indústria, mas mesmo assim foi possível ver a potencialidade desta empresa, desde a sua tecnologia, que é praticamente de ponta, consta com vários equipamentos os quais valem milhões, por desempenharem diversas funções, desde corte, locomoção, pintura, soldagem entre outros. Pode-se dizer que a toda a área industrial da Bruning e muito bem equipada, facilitando o trabalho dos seus colaboradores, tendo uma produção mais rápida em grande escala e uma manutenção muito mais eficaz, por serem equipamentos de fácil modificação, na grande maioria.
...