RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: IVONEASO • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.838 Palavras (16 Páginas) • 450 Visualizações
TAMIRIS GABRIELI DE PAULA RA 8763959679
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL
MATÃO – SP
2015
TAMIRIS GABRIELI DE PAULA RA 8763959679
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Educação Infantil.
MATÃO – SP
2015
SUMÁRIO
Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04
Introdução.................................................................................................................05
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil:
1 – Observação e Interação na Escola......................................................................07
2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.........................................................................................................................11
3 – Plano de Aula.......................................................................................................13
4 – Regência..............................................................................................................20
Considerações Finais..............................................................................................20
Referências Bibliográficas......................................................................................22
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Tamiris Gabrieli de Paula
RA: 8763959679
Curso: Pedagogia
Semestre: 4º
Ano: 2015
Início do estágio: 08/09/2015
Término do Estágio: 23/11/2015
I – INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado é uma disciplina obrigatória do curso de Pedagogia e um processo de aprendizagem indispensável para o futuro docente, o estagiário é um ser em processo de formação, criação e construção de um segmento educacional, tendo como referência a teoria aprendida e a prática vivenciada.
Para Guerra (1995) o Estágio Supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, "o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia." (PIMENTA e LIMA, 2004), tornando esta etapa importantíssima para o profissional estar capacitado para função de educador.
O estágio de docência na Educação Infantil tem como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula porque é nesse momento que o estagiário tem a oportunidade de entrar em contato com a realidade profissional no qual será inserido.
O estágio apresentado foi realizado na instituição Cooperativa Educacional de Matão, conhecida por Escola Cem. Localizada na Rua José Bonifácio, 515 Centro, na cidade de Matão — SP.
Durante o estágio, realizei observações no dia-a-dia dos alunos da Educação Infantil, participei das atividades desenvolvidas pelos professores, onde houve a troca de experiências com os alunos da escola.
A turma observada é composta por 10 alunos, com idades entre 05 e 06 anos. A professora é Gisquenia dos Santo Viana, formada em pedagogia.
Pode observar ao longo do estagio as crianças sempre ativas e dispostas a aprender o que lhes era apresentado. Ao longo do estagio foram realizadas tarefas, como pinturas, contos de histórias, atividades envolvendo música e diversos trabalhos com os mais variados tipos de materiais.
Foi muito gratificante poder estagiar nessa turma, pois além de ensinar, acabamos aprendendo muito com as crianças também.
O espaço da escola é amplo, têm parquinho, banheiros, cozinha, biblioteca e uma, quadra para as crianças praticarem esportes. As salas de aulas que são equipadas com mesas, cadeiras, armários, estantes adequadas à faixa etária dos educandos. Os materiais didáticos são de boa qualidade.
A proposta pedagógica da escola é fazer com que o aluno se sinta em casa, gostem de estar ali aprendendo e ha não ver a escola como um lugar chato no processo educativo. Eles buscam também transmitir valores ao ser social e participante, promovendo as condições necessárias para o encontro entre conhecimento e vida.
Ao decorrer do estagio apresentei alguns tipos de planos de aula, eles foram ministrados em sala de aula, gostei muito do resultado e a turma também, em todos os projetos tive compreensão da professora.
II – DESENVOLVIMENTO:
- Observação e Interação.
Na escola onde o estágio foi realizado possui a sala da diretora, a secretaria, a sala dos professores, cozinha, pátio, quadra e parque para as crianças brincarem, banheiros e bebedouros de água.
Ao iniciar o estágio, a estudante teve a oportunidade de conhecer a Diretora e a Professora responsável pela supervisão do estágio. Também foram apresentadas as dependências físicas da escola, bem como os demais funcionários e alunos da sala, onde a estudante estagiaria durante os próximos dias.
O estágio de observação foi realizado no nível 2 que atende a 10 crianças, sendo 4 meninos e 6 meninas. As crianças sentam individualmente, cada um em sua carteira que é organizada por fileiras.
A professora faz uso de diversos recursos didáticos para a realização das atividades em sala como: jogos, livros, músicas, representação do conteúdo através de teatro, vídeos, e etc. A aula começa com o período livre onde as crianças podem brincar ou conversar, enquanto isso a professora recolhe os lanches e avalia o caderno de tarefa de cada aluno. Em seguida, a professora já acomoda os alunos onde ela já explica o conteúdo abordado naquele dia e já da inicio nas atividades. Um pouco mais tarde vêm à hora do lanche, voltando do lanche as crianças realizam mais algumas atividades, e logo já é hora de ir embora; a professora leva os alunos até o portão, onde os pais já os aguardam para ir embora.
...