RESPOSTAS DA ATIVIDADE AULA 1
Por: digojb • 10/4/2016 • Exam • 549 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Curso: Administração Pública
Disciplina: Filosofia e Ética
RESPOSTAS DA ATIVIDADE AULA 1
1) A Filosofia surgiu na Grécia através da miscigenação das culturas dos povos que habitavam a região onde posteriormente surgiria a Grécia (Creta, Minos, Tirento e Micena) com as antigas civilizações orientais (egípcia, persa, caldéia e babilônica), sendo esta miscigenação de culturas aprimoradas pelos primeiros filósofos gregos. Tal fusão ocorreu através das viagens dos ocidentais ao oriente, onde encontraram nas religiões e crenças orientais a base para a criação dos diversos mitos gregos que posteriormente seriam desmistificados pelos primeiros filósofos gregos.
A desmitificação surgiu da necessidade de se buscar a verdade ou a comprovação dos diversos fatos narrados nos mitos, ou seja, a sociedade já não aceitava aquilo que era narrado nos mitos, necessitando também de um atestado concreto, como por exemplo, a origem dos diversos fenômenos da natureza. Assim, os filósofos gregos elaboraram mudanças baseadas tanto na mística oriental quanto nos mitos gregos, dando origem às ciências e política que dão sustentação a sociedade contemporânea. Desta forma, através da busca pela verdade nasceu a Filosofia.
O mito se difere do pensamento filosófico no sentido que enquanto o primeiro para explicar fatos se baseia em histórias fantasiosas, envolvendo figuras divinas, origens baseadas em genealogias e rivalidades entre tais entidades divinas e humanos, não se importando com contradições que possam existir na explicação desses fatos, o segundo se preocupa exatamente em buscar a verdade absoluta, comprovando-a e explicando-a de forma racional e concreta, não admitindo contradições e fábulas, exigindo desta foram explicações coerentes e lógicas para tal. Outra diferença entre os dois é que para a Filosofia a autoridade não é do filósofo, mas sim da razão, enquanto para o mito quem narra a história é o detentor absoluto da razão.
2) A “orientalista”, afirmando que a Filosofia é descendente da Cosmologia, nascendo graças ao saber oriental, sendo esta defendida por pensadores judaicos e por padres da Igreja que asseguravam que os pensamentos dos filósofos gregos estavam próximos aos preceitos do cristianismo.
Já a do “milagre” grego afirmava que a Filosofia havia surgido espontaneamente na Grécia, de forma única e sem igual, tal como um milagre, pois somente o povo grego, sendo a sociedade mais inteligente e evoluída do mundo, poderia ter dado luz a Filosofia, criando as ciências e as artes.
Entretanto, a mais aceita é que a Filosofia surgiu da combinação e do esmero das crenças orientais e da busca pela verdade dos mitos narrados na Grécia antiga, sendo, portanto uma síntese das duas culturas aprimorada pelos filósofos gregos.
3) As diversas viagens marítimas, permitindo aos gregos descobrir que nos locais onde eles achavam que haviam personagens fantasiosos e influências de divindades, só existiam mais civilizações; a invenção do calendário, possibilitando a percepção do tempo como algo natural e não divino; a invenção da moeda, permitindo a troca de mercadorias feita por cálculo e não mais por escambo, atribuindo a elas um valor abstrato; o surgimento da urbanização, com o comércio fortalecido e com o surgimento de fortes e ricas classes de comerciantes, entrando em confronto com a antiga ordem aristocrata; a invenção da escrita alfabética; e a invenção da política, introduzindo a lei e os direitos de todos os cidadãos, não somente dos mais ricos e poderosos, valorizando o pensamento racional e a ideia de que todos podem compreender e discutir seus pensamentos.
...