RESUMO CONCEITUAL, ESTUDO DE CASO E DICIONÁRIO TÉCNICO
Por: LGustavoAM • 30/8/2016 • Trabalho acadêmico • 2.229 Palavras (9 Páginas) • 1.004 Visualizações
ANTONIO MATHEUS PIMENTEL
FLÁVIO ARAUJO SOARES
IVENS DE PAULA CESSO
LUIZ GUSTAVO MARIANO
THIAGO HENRIQUE LEONE
RESUMO CONCEITUAL, ESTUDO DE CASO E DICIONÁRIO TÉCNICO
Trabalho realizado sob a orientação do Prof. Rafael Chagas, da disciplina Administração, do 4º semestre do curso de Ciências Econômicas. O objetivo é fazer um resumo conceitual dos elementos da Administração, responder as questões do estudo de caso e elaborar um dicionário de termos técnicos.
PUC-CAMPINAS
2009
SUMÁRIO
1 RESUMO CONCEITUAL 3
1.1 Funções Administrativas 3
1.2 Níveis Hierárquicos 4
1.3 Funções Gerenciais 4
1.4 Funções Organizacionais 5
1.5 Empresas 5
2 ESTUDO DE CASO 6
2.1 Resposta da questão 1 6
2.2 Resposta da questão 2 6
2.3 Resposta da questão 3 7
2.4 Resposta da questão 4 8
2.5 Resposta da questão 5 8
3 DICIONÁRIO TÉCNICO 8
3.1 Receita 8
3.2 Lucro 8
3.3 Rating 9
3.4 Investment Grade 9
3.5 Índice de Liquidez 10
3.6 Índice de Liquidez Corrente 10
3.7 Índice de Liquidez Seca 10
4 Referências 11
1 Resumo Conceitual
1.1 Funções Administrativas
As funções administrativas vindas de Fayol, agora com um modelo atualizado, são basicamente quatro: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Todas elas são mais que importantes para o sucesso de empresas, por exemplo, sem planejamento não existe objetivo e sem objetivo, não existe política, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas; e sem isso, não há empresa. Tendo o estudo de caso como exemplo, estas funções foram e ainda são exercidas por Roger Agnelli ao longo de sua trajetória na CVRD.
Existem tipos de planejamentos, sendo que cada um corresponde a um nível diferente da hierarquia de uma organização: Estratégico, pela cúpula da organização, tático, pelo nível intermediário e operacional pelos operários, para cada tarefa ou atividade. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.
A função organização é precedida pela função planejamento. Consiste em designar as atividades específicas necessárias para fazer acontecer o que foi planejado e também, passar essa atividade para respectivas pessoas e posições de execução. Sem a organização, o que foi planejado não sai do papel.
O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa. Está muito relacionado aos recursos humanos da mesma, que precisam ser aplicados em seus cargos e funções. Para fazer tudo isso acontecer, a administração juntamente com seus colaboradores, precisam de muita comunicação, liderança e motivação e assim alcançarem o resultado que deles são esperados.
O controle é feito de fases que garantem o andamento empresarial. No estabelecimento de padrões e critérios, temos a representação do desempenho desejado. Na comparação do desempenho com o padrão estabelecido, é feita minuciosamente a análise do processo em busca de erros e finalmente na ação corretiva, busca-se o melhoramento do processo.
Todas as funções administrativas procuram garantir o sucesso empresarial como também, a continuidade da empresa. Como cada organização possui suas tradições, deve cuidadosamente auto avaliar-se em busca de falhas nessas funções, para que não percam seus lugares em suas áreas de atuação.
1.2 Níveis Hierárquicos
Segundo o livro Administração - Teoria e prática no contexto brasileiro, é possível distinguir três níveis hierárquicos:
Nível Estratégico - é o mais elevado da hierarquia organizacional e é composto pelos administradores de topo. Sua atuação é estratégica e abrange a organização como um todo. Exemplo: presidência de Roger Agnelli na CVRD.
Nível Tático - representa um intermediário da estrutura organizacional. Os administradores desse nível são os gerentes ou diretores de unidade de negócios, de departamentos de áreas ou de divisão.
Nível Operacional - é constituído pelos administradores de primeira linha, supervisores, os lideres de equipe, os coordenadores de projeto, que são os responsáveis pela coordenação do trabalho dos membros da organização.
À medida que se sobe na hierarquia organizacional, os administradores planejam mais e dirigem menos, devido suas atividades estarem mais relacionadas com o estabelecimento de objetivos e estratégias e menos com a liderança e a motivação dos subordinados.
1.3 Funções Gerenciais
O desenvolvimento gerencial apesar do nome, não é um privilégio apenas dos gerentes, mas de qualquer dirigente. Na verdade, todos os indivíduos, em diferentes escalas de supervisão, estão sentindo a necessidade do aprimoramento de suas competências. Essa necessidade quando relativa aos membros da equipe do dirigente, aparece como tarefa dele próprio ao delegar, treinar, educar, acompanhar, estimular, corrigir e apoiar. Exemplo: Gestão de Roger Agnelli com meta constante na elevação da produtividade, a fim de incentivar sempre os funcionários a agilizar processos.
Objetivos:
Levar o participante a compreender e utilizar corretamente os principais conceitos de gerenciamento de suas equipes, proporcionando-lhe um perfil profissional compatível com o nó organizacional em que se situa, considerando-se a visão, o trabalho e o relacionamento simultâneos e equilibrados nos 360 graus à sua volta.
1.4 Funções Organizacionais
Os conceitos básicos na atividade de organizar são: analisar, identificar e definir o trabalho a ser feito para a consecução dos objetivos da empresa. É necessário desenvolver uma unidade de propósito, uma divisão do trabalho e um quadro de pessoal e estrutura organizacional. Exemplo: Ao estimular a comunicação interna, o executivo Roger Agnelli almeja acelerar a rapidez da tomada de decisões,
...