Relação entre estilo de liderança e comportamento organizacional afetivo
Por: Robson Martins • 28/3/2016 • Artigo • 314 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
RESUMO DO ARTIGO
O artigo trata-se da relação entre estilo de liderança e comprometimento organizacional afetivo.
Em que foram realizadas pesquisas dentro de uma empresa privada de SP para conseguir provas da relação dos três estilos de liderança - tarefa, situacional e relacionamento *(no artigo não explica o que é cada uma, podemos fazer um slide explicando)* – com o comprometimento organizacional afetivo. Vários estudos já comprovaram que o comprometimento das pessoas influencia no resultado da empresa e o que mais tem relação com o desempenho é o comprometimento organizacional afetivo.
O instrumento para a coleta de dados foi composto por três escalas que medem as variáveis da pesquisa, os dados numéricos foram analisados pelo teste de correlação de Pearson, para medir o comprometimento organizacional afetivo dos trabalhadores foi usada a escala Siqueira e a avaliação do estilo gerencial de Melo, para identificar o perfil dos líderes na visao dos trabalhadores foi utilizado o teste de Bootstrap.
Em relação aos estilos de liderança, 26% dos entrevistados percebem sua liderança voltada para situação, 22% para relacionamento, 33%para tarefa e 19% não se definiram. Em relcação ao comprometimento organizacional afetivo 8% dos funcionários foram considerados descomprometidos, 42% comprometidos e 50% indefinidos.
Para alcançar os objetivos da pesquisa foram formuladas três hipóteses para serem validadas.
H1- O fator tarefa não tem relação significativa com o comprometimento organizacional afetivo – A hipótese não se confirmou.
H2- O fator relacionamento tem relação significativa e positiva com o comprometimento organizacional afetivo - Também não foi confirmada, os resultados mostraram que o estilo liderança Relacionament não tem relação significativa com comprometimento organizacional afetivo dos colaboradores.
H3- O estilo situacional tem relação significativa e positiva com o comprometimento organizacional afetivo – A única hipótese validada, embora tenha um impacto pouco significativo sobre o comprometimento organizacional afetivo.
Os resultados dessa pesquisa mostraram que o comprometimento possui pouca relação com os estilos de liderança, devido à correlações fracas e sensíveis às diferentes amostras.
...