TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacione Ciência e Teologia, Conforme a Leitura

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Relacione Ciência e Teologia, conforme a leitura.

Para Watkins, a teologia está antes de tudo relacionada a Deus e á relação que nós e o restante do Universo temos com Ele. Seu foco são os propósitos de Deus para a humanidade e a maneira pela qual devemos viver à luz deles. A Ciência também tenta esclarecer essa relação, porém, seu foco é em estruturas, propriedades e funções.

Segundo o autor, ciência e teologia estão igualmente próximas: “A Ciência afeta a maneira pela qual a teologia se expressa, assim como a teologia fornece as crenças sobre o mundo por trás da ciência” (pág.36)

O que nos torna humanos?

Na narrativa da criação, nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus e devemos como tal, representar nosso criador na terra e esta imagem é específica da nossa espécie. Isso é um fator importante a considerar. Quando falamos nessa    “Imago Dei”, Vinoth Ramachandra diz que “Somente os seres humanos são intitulados por Deus e essa singularidade consiste no fato de que Deus fala conosco e convida-nos a dar-lhe uma resposta”.        

        Alguns filósofos, como Peter Singer e Helga Kuhse, seres humanos define-se em suas habilidades e posse de determinadas funções. Em contraste, a Bíblia nos define nossa humanidade por aquilo que somos não pelo que podemos ou não fazer e nem pelas faculdades que temos, mas por Aquele (Deus) que nos tem para si. (pág.40)

Descreva e explique a ordem divina para comandar e ter domínio sobre a terra, conforme a leitura.

De acordo com o autor, a ordem divina em Gênesis 1:26 para comandar a terra ou ter “domínio sobre ela”, não é uma autorização para fazermos com o planeta o que quisermos. Pelo contrário, a Bíblia nos ensina que o universo todo, incluindo nós mesmos, existe para Deus e seu deleite. (pág.41). Watkins defende que o contexto bíblico de “dominar” e “governar” não justificam a exploração da terra, mas, em harmonia com a ordem que Deus deu a Adão para “guardar” a terra em Gênesis 2:15, são interpretadas como investigar, entender, controlar, dirigir e zelar por desenvolvimento e a tecnologia com certeza parece facilitar tais empreendimentos (pág.42).

 O Autor apresenta dois modelos teológicos básicos para facilitar o entendimento da ordem Divina para cultivar e guardar a terra. O primeiro o modelo é o da mordomia que enfatiza o cuidado e a conservação, o qual foca em Deus como o dono da terra e vê a criação como um presente que deve ser administrado fielmente, em seu favor (pág 42). No Segundo modelo, o co-criador, foca a criatividade humana e sua capacidade de transformar o meio ambiente. O Teólogo Karl Rahner enfatiza a importância da humanidade autocriadora, especialmente no que diz respeito ao uso da biotecnologia. Contudo, Rahner não nega as limitações humanas e enfatiza que a expressão “autocriador” não deve ser entendida como “alguém que cria do nada” (pág.43).

Descreva e explique os dois limites que nós permitimos que a tecnologia cruze.

Primeiramente, o autor defende que jamais poderíamos tornar a tecnologia objeto de nossa devoção – fato este que hoje já é uma realidade em muitos lugares, famílias e igrejas. Neste ponto Watkins – se referindo à torre de Babel - diz que Deus não se incomoda com os arranha-céus, mas, quando ele viu a motivação errada daquele povo e os perigos de um futuro quando “nada poderá impedir o que planejam fazer” (Gn. 11), frustrou o projeto e a torre nunca foi construída. De acordo com Watkins, precisamos tomar cuidado para não deixar que a tecnologia se torne nosso deus, ou seja, o meio pelo qual nós nos tornaremos deuses. (pág 44)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com