Relatório de Estágio Supervisionado I
Por: ssimonika • 25/6/2016 • Relatório de pesquisa • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 311 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB
UNISEB INTERATIVO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS
Edson Rodrigo de Andrade Lovati
Sorocaba
2015
Edson Rodrigo de Andrade Lovati
GESTÃO DE PESSOAS
Relatório de Estágio Supervisionado I presentado ao Uniseb Interativo, no Curso de Admninistração como pré- requisito para obtenção do título de Bacharel em Adminsitração
Sorocaba
2015
SUMÁRIO
Referência: Gestão de Pessoas
A Organização
Área da administração: Gestão de Pessoas
4. Considerações Finais
Referência: Gestão de Pessoas
Este relatório de estágio supervisionado do curso de administração tem por objetivo capacitar o estudante na prática de fundamentos aprendidos no curso e possui por finalidade aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos, em campo.
A necessidade da experiência prática apresenta-se, para se aplicar parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos, com os princípios teóricos estudados, agora trabalhando em um setor administrativo, e aliando-se a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é importante esta etapa na formação acadêmica e profissional.
2. A Organização
Esse estágio foi realizado, no departamento de recursos humanos da empresa Eletrorede Condutores Sorocaba Ltda, localizada na cidade de Sorocaba, estado de São Paulo, com início de suas atividades desde fevereiro de 1991. A classificação de porte da empresa é de pequeno porte, e trabalha com processo de fabricação de cordão e cabos elétricos.
Seus clientes são lojas de materiais elétricos e de materiais de construção, além de também efetuarem venda direta a construtores e construtoras. No mercado atual, seus concorrentes diretos são as outras empresas produtoras de cabos e cordões elétricos, principalmente aquelas de renome no mercado.
A matéria prima, o cobre é adquirido através de importação, com maior volume do Chile, mas também há o cobre originário dos Estados Unidos.
Atualmente a empresa conta com doze funcionários distribuídos da seguinte forma: 1 Diretor Administrativo/Financeiro; 1 Diretor Operacional, 1 Assistente Administrativo; 1 Auxiliar de escritório; 1 Faxineira; 2 vendedores; 4 operadores de máquinas; e 1 técnico de manutenção.
A estrutura adotada pela empresa pode ser visualizada no Quadro 1 – Organograma da empresa Eletrorede Condutores Sorocaba Ltda, abaixo:
3. Área da administração: Gestão de Pessoas
O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
Na empresa Eletrorede Condutores Sorocaba Ltda, a gestão de pessoas é feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.
Apresenta uma forma de recrutamento e seleção de pessoal conforme a necessidade de contratação complementar para o quadro da empresa. As vagas são anunciadas em empresas de RH do mercado, que faz a captação, recrutamento e seleção de acordo com o perfil exigido para a vaga. Também aceitam a indicação de pessoas por colaboradores já contratados pela empresa.
Dentro da empresa, o departamento de Recursos Humanos tem a responsabilidade de seleção, contratação, treinamento, remuneração, formação sobre higiene e segurança no trabalho, e estabelecimento de toda a comunicação relativa aos funcionários da organização. Além disso, certifica-se que a empresa trabalhe de acordo com as regulamentações trabalhistas.
O departamento de recursos humanos é visto na estrutura hierárquica da empresa como importante e necessária, tanto é que é gerida pelo próprio dono da empresa, pois entende que sendo importante aos demais funcionários ele irá alavancar o negócio e irá fazer valer a missão da empresa.
Os diretores administrativo e operacional possuem um alinhamento em busca de melhorias para a empresa e às demandas de crescimento e estratégicas da empresa. Visam o trabalho humano reconhecendo o mérito e a dignidade do ser humano.
As competências do setor são: gerenciar planos de carreira; determinar a política salarial, remunerações, incentivos e
...