Resenha gestao ambiental
Por: thays23456 • 2/9/2017 • Resenha • 458 Palavras (2 Páginas) • 1.502 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
Será retratado a seguir uma análise crítica, cujo o texto-fonte foi uma pequena introdução sobre gestão ambiental, feito por um ator desconhecido.
O texto-fonte inicia sua reflexão, afirmando que gestão ambiental não é um conceito novo para uma sociedade nova, pois não é de agora que o homem interage com meio ambiente, mas esse conceito foi criado em virtude das consequências dos resultados negativos que aconteceu da relação homem natureza. Adiante, o leitor se depara com uma alusão histórica da idade média, no qual resultou no acumulo de resíduos, com consequência da poluição da água de ar, no qual a industrialização foi a principal fonte de poluição.
A seguir, o autor cita a primeira conferência das nações unidas sobre ambiente humano, mais conhecida como conferência de Estocolmo, onde naquela época acreditava-se que o meio ambiente era uma fonte inesgotável e a relação homem com a natureza era desigual. De um lado os seres humanos gananciosos tentando satisfazer seus desejos de conforto e consumo; do outro, a natureza com toda a sua riqueza e exuberância, sendo a fonte principal para as ações dos homens. No qual, foi um dos principais marcos na história da gestão ambiental.
Entre, o final da década de oitenta e o início da década de noventa, a gestão era em tratada caso a caso, sobre pressão popular e medidas legislativas, sobre equipes técnicas e jurídicas, responsável pelas questões reguladoras. Situando assim uma corrente de pensamento, houve criações de normas ambientais, assim criando em 1991 o grupo estratégico de aconselhamento sobre o meio ambiente (SAGE), no qual, este grupo era responsável por promover uma abordagem comum á gestão ambiental, aumentar a capacidade das organizações de atingir e avaliar as melhorias ambientais, e facilitar o comércio e remover barreiras comercias.
Contundo, com o aumento do conhecimento sobre gestão do meio ambiente, começaram a funcionar apenas em termo de ecossistema e ecorregiões, tal que, o ambiente é considerado uma parte integrante na gestão das empresas, através da implantação de sistemas voltado para gestão ambiental, situando assim negócio, produto, qualidade, ambiente, e higiene e segurança, formando vertentes para a gestão empresarial.
Nesse sentido, os sistemas de gestão ambiental, foram planejados para permitir, a empresa uma integra abordagem planejada, coordenada e organizada. Por fim, o autor cita que, a adesão a um sistema ambiental beneficia a empresas de diferentes formas e assim melhorar o desenvolvimento econômico global das empresas. Dessa forma, o autor desconhecido cita várias informações sobre gestão ambiental voltado para empresas, seguindo assim, uma linha de pensamento coerente e com total concordância de argumentos, no qual o mesmo enfatiza o equilíbrio homem e natureza, e deixando o leitor, totalmente informado dos benéficos da gestão ambiental para a sociedade Contemporânea.
ANDREOLI, Cléverson Vitório, Gestão Empresarial Capítulo 5 – Gestão Ambiental
...