Resenha livro - O que é Trabalho
Por: Maiara Guerios Marcondes • 7/11/2017 • Resenha • 705 Palavras (3 Páginas) • 409 Visualizações
RESENHA CRITICA
ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. 3ª edição. São Paulo: Brasilense, 2012.
Suzana Albornoz, nascida em 1939 possui graduação em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (Porto Alegre, 1960-1963), mestrado em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Porto Alegre, 1981-1984); Diploma de Estudos Aprofundados em História e Civilizações (Paris, 1987); estudos doutorais em Filosofia Política, na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais - EHESS (Paris, 1986-1990); e doutorado em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Belo Horizonte, 1994-1997). Lecionou na Universidade Federal de Rio Grande - FURG e na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Tem experiência em Ciências Sociais e Filosofia, especialmente em questões de Ética e de Política. Publicou sobre o pensamento de Ernst Bloch e sobre temas como utopia, trabalho, educação, feminismo, felicidade, amizade e violência. Também tem publicado literatura de ficção. Informações coletadas do Lattes em 08/05/2017
No livro O que é trabalho, a autora busca com uma linguagem de fácil compreensão compor um texto leve e dinâmico. Isso faz com que o leitor consiga com base em vários contextos histórico realizar uma analise com eventos que ocorreram no passado vinculando aos dias de hoje. Ela busca com sua densidade filosófica, o sentido do trabalho para a sociedade capitalista. O livro apresenta em seus capítulos a criação da palavra trabalho e como o homem foi percebendo a própria relevância da ação do trabalho no espaço social em que vive e ficando em evidencia que o efeito da ação advinda do trabalho abre portas para transformação na sociedade, como também cria elementos para sua própria definição e representação enquanto individuo participe das atividades que envolva o labor.
A autora aborda quais são os quais são os efeitos do trabalho nas sociedades industriais, e mostra qual é a diferença entre trabalho ou ter um emprego, pois essas palavras tornaram-se sinônimos. Nem todos que trabalham têm um emprego, mas todos que tem um emprego trabalham.
A autora também a concepção de dos tipos de trabalho que existem e quais são os efeitos por eles produzidos na sociedade. Esses tipos são o trabalho intelectual e físico.
Ela explica que o trabalho também faz parte da história humana, como esse conceito evoluiu com as novas formas de trabalho que surgiram ao longo dos anos, pois antigamente o ser humano buscava através do trabalho sua identidade, pois o trabalho era subsistência, hoje em dia, é visto como uma forma exclusiva de ganhar dinheiro, quanto mais se produz, mais capital.
Com o surgimento de novas tecnologias auxiliou em muito o trabalho do ser humano, mas por outro lado deixa alienado o trabalhador. O trabalhador não precisa saber o que esta produzindo, ele precisa apenas saber desempenhar sua função. Com isso ele perde a noção do valor da sua força de trabalho.
Na visão da autora outro fator que surgiu com essa evolução foi a separação familiar. Hoje em dia o trabalhador perde o contato com a sua devido a correria do seu dia a dia, principalmente as mulheres, pois as mesmas acabam tendo que deixar seus filhos sozinhos.
...