Resumo de Administração Financeira
Por: Kezia Werling Siqueira • 8/12/2016 • Resenha • 434 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
RISCO DE AGENCY: Proteção contra os atos desonestos do administrador, a concessão de incentivos pecuniários a esses profissionais para maximizar o preço da ação.
EVA: É a medida de lucro residual que subtrai o custo de capital dos lucros operacionais gerados nos negócios. A empresa arrecada lucros apenas depois da remuneração do capital empregado pelo seu custo de oportunidade.
OBJETIVO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: Aumentar a riqueza dos acionistas.
FUNÇÕES DO ORGANOGRAMA
Planejamento financeiro: elaboração de planos financeiros de longo prazo, os quais orientam a formulação de planos e orçamentos de curto prazo.
CONTROLLER FINANCEIRO: Garante que os planos sejam seguidos e modifica os planos existentes em repostas a alterações no ambiente operacional.
ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS: Busca a melhor estrutura, em termos de risco e retorno, de investimentos empresariais e realiza o gerenciamento eficiente de seus valores.
ADMINISTRAÇÃO DE PASSIVO: Dedica-se a obtenção de recursos financeiros e do gerenciamentos de sua composição, procurando definir a estrutura mais adequada em termos de liquidez, redução de custos e de risco financeiro.
4 TIPOS DE INVESTIMENTOS
INVESTIMENTO ECONOMICAMENTE INDEPENDENTES: Se a empresa tem fundos imitados para investir, todos os projetos poderão ser aceitos.
INVESTIMENTO COM RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Se a empresa tem o dinheiro limitado para investir, a aceitação de um projeto poderá rejeitar a aprovação dos demais.
INVESTIMENTOS ECONOMICAMENTE DEPENDENTES: A aceitação de um investimento depende da implementação de outro.
INVESTIMENTOS MUTUAMENTE EXCLUDENTES: São propostas de investimentos com funções similares e a aceitação de um elimina a possibilidade de implementar o outro.
RISCOS DA EMPRESA
RISCO OPERACIONAL: É inerente à própria atividade da empresa e as características de do mercado em que opera; e não depende da forma como a empresa é financiada.
RISCO FINANCEIRO: É quando a empresa não é capaz de liquidar suas obrigações financeiras.
RISCOS DOS FONRECEDORES DE CAPITAL
RISCO DA TAXA DE JUROS: A maioria dos investimentos perde valor quando a taxa de juros sobe e ganha valor quando ela cai.
RISCO DE LIQUIDEZ: Quando um ativo não pode ser convertido rapidamente em caixa, sem uma redução no seu preço.
RISCO DE MERCADO: Quando o valor de um ativo diminui em virtude dos fatores de mercado.
...