SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Por: Julio Almeida • 4/6/2019 • Trabalho acadêmico • 3.315 Palavras (14 Páginas) • 346 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:
Cervejaria Jack’s Beer
[pic 3]
Rio Verde - GO
2019
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:
Cervejaria Jack’s Beer
Trabalho de produção textual interdisciplinar em grupo apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos; Planejamento e Controle da Produção; Gestão da Produção; Projeto de Operações Produtivas; Gestão Ambiental; Seminário de Projeto Integrado IV.
Orientador: Prof. Diego Ruben Martin,
Edmarcos Carrara de Sousa,
Henrique Gabriel Rovigatti Chiavelli,
Jaqueline dos Santos Ferrarezi,
João Antônio de Freitas Coelho,
Melina Aparecida Plastina Cardoso.
Rio Verde - GO
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. LEVANTAMENTO DE DADOS 2
3. DESENVOLVIMENTO 2
3.1 Orçamentos Industriais da Cervejaria Jack’s Beer 2
3.2 Desenvolvimento de produtos 6
3.2.1 Pré-desenvolvimento 6
3.2.1.1Geração de Idéias 6
3.2.1.2 Triagem das Idéias 7
3.2.1.3 Teste de Conceitos e Desenvolvimento de Produtos 7
3.2.1.4 Análise de Negócios 7
3.2.2 Desenvolvimento 7
3.2.2.1 Projeto Conceitual 7
3.2.2.2 Projeto Detalhado 8
3.2.2.3 Preparação da Produção 8
3.2.2.4 Lançamento do produto 10
3.2.3 Pós Desenvolvimento 10
3.2.3.1 Acompanhamento do Desenvolvimento do Produto 10
3.2.3.2 Acompanhamento Pós Laçamento do Produto 10
3.3 Gerenciamento e Controle de Qualidade 10
3.3.1 Diagrama de Ishikawa do Sabor Extremamente Amargo da Cerveja Artesanal Jack’s Beer 10
3.4 Processo de Fabricação de Tanques 12
3.5 Gestão da Manutenção da Cervejaria Jack’s Beer 13
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
5. REFERENCIAS BIBLOGRÁFICAS 14
- INTRODUÇÃO
O mercado de consumo e fabricação de cervejas artesanais vem aumentando consideravelmente. Os fabricantes estão em busca de inovação no método de produção para que haja aumento na qualidade do produto final.
Segundo pesquisa realizada pelo Ibope em novembro de 2013 a cerveja é a bebida preferida de 2/3 dos brasileiros, com 64% da preferência. Partindo desses dados pode-se afirmar que o Brasil é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, com a média anual de litros consumidos por habitante crescendo ano a ano (SEBRAE, 2013).
Mediante esse contexto, de acordo o SEBRAE (2013), as micro cervejarias e importadoras estão ocupando cada vez mais um espaço importante no mercado nacional, chegando a ocupar 5% do mercado apenas nas cervejas especiais, que reúnem as artesanais, importadas e industriais Premium, valor este que tem previsão de dobrar o número de vendas nos próximos 5 anos.
O trabalho que se segue discorrerá sobre a Cervejaria Jacks’s Beer uma empresa do ramo cervejeiro de porte de pequeno, que expandirá suas operações e lançará uma cerveja artesanal no mercado para aproveitar o crescimento exponencial do mesmo.
- LEVANTAMENTO DE DADOS
Para demonstrar a importância do estudo de um processo de produção e a relevância que tem no processo de aprendizagem dos componentes do grupo, será realizada uma pesquisa bibliográfica, a maioria delas disponíveis em meio eletrônico, mas também de autores fornecidos na biblioteca virtual da UNOPAR. Minha pesquisa terá os resultados apresentados de forma qualitativa, com seus dados respectivamente atribuídos.
A metodologia utilizada neste trabalho baseia-se em informações relacionadas ao mercado de cerveja artesanal de pesquisas que já foram elaboradas e aplicadas como livros, site de internet, revistas e a bliblioteca virtual da UNOPAR.
- DESENVOLVIMENTO
- Orçamentos Industriais da Cervejaria Jack’s Beer
Para que a nova linha de produção de cerveja artesanal da Cervejaria Jack’s Beer seja colocada em operação serão necessários investimentos em vários locais da empresa, assim como serão descritos nos subtópicos a seguir.
- Descrição dos Custos e Despesas da Cervejaria Jack’s Beer
Para Hendriksen e Breda (2001, p. 235), custo “é medido pelo valor corrente dos recursos econômicos consumidos ou a serem consumidos na obtenção dos bens e serviços a serem utilizados nas operações – ou seja, trata-se de valor de troca”. Portanto, não reduz nem aumenta os lucros no momento de sua ocorrência.
...