SISTEMA DE GESTÃO DA PRODUÇÃO
Por: rgdc • 29/2/2016 • Trabalho acadêmico • 2.488 Palavras (10 Páginas) • 218 Visualizações
FACULDADE BOAS NOVAS DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS, SOCIAIS E BIOTECNOLÓGICAS
SISTEMA DE GESTÃO DA PRODUÇÃO
LEAN MANUFACTURING
MANAUS
2015
FACULDADE BOAS NOVAS DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS, SOCIAIS E BIOTECNOLÓGICAS
DIEGO SOUZA
EDNA BENTES
GILCICLEIA CORREA
JOCIVALDO PICANÇO
LUIZ GUSTAVO
MARIA MIRIAN
NILVANICE SANTOS
NUBIANE SILVA
RONALDO BRITO
RUH GONÇALVES
SISTEMA DE GESTÃO DA PRODUÇÃO
LEAN MANUFACTURING
Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas como parte dos requisitos para nota parcial da disciplina Administração da Produção aplicada na Administração, orientado pelo Prof. Adm. Rafael Medeiros.
MANAUS
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO4
2. DESENVOLVIMENTO5
2.1 Histórico 5
2.2 Criador (es)6
2.3 Sistema Lean Manufacturing seu funcionamento8
2.4 Empresas que utilizam o sistema.....10
2.5 Vantagens 10
2.6 Desvantagens.................................................................................................................10
2.7 Exemplos de aplicação...................................................................................................11
3. CONCLUSÃO 12
4. REFERENCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
O Sistema Lean Manufacturing, também conhecido por Manufatura Enxuta ou Sistema Toyota, tem como objetivo focar na redução de desperdícios na produção, pois existem sete tipos de desperdícios: super produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimentos e defeitos. Eliminando esses, a empresa melhora a qualidade dos produtos e reduz o tempo e diminui o custo de produção.
As ferramentas “lean” incluem processos contínuos de analise (Kaizen) este sistema visa à eliminação total das perdas através do estoque zero, produção “pull” (no sentido de Kanban) este sistema significa um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transporte e elementos processos á prova de falhas destinadas a evitar erros à ocorrência de defeitos (Poka –Yoke).
Segundo fatos históricos, o sistema lean manufacturing originou-se no Japão, após a segunda guerra mundial. Até então os japoneses não possuíam nada, apenas as ruínas das cidades e o orgulho ferido, com muito esforço iniciou-se a recuperação de suas economias, tendo a capacidade de superar todos os desafios e limites com inteligência nas indústrias.
O sistema lean foi desenvolvidas pelos criadores executivos da Toyota, Taiichi Ohno diretor a mais de 40 anos desenvolveu TPS, Shigeo Shingo SMED (1970) estoque 0 e Eiji Toyoda Presidente até 1981 atuou com Ohno.
Neste serão abordado as sua vantagens e desvantagens, como funciona este sistema que mudou a rotina dos japoneses, explicitaremos e exemplificaremos as empresas atuais que utilizam o mesmo sistema Lean, no entanto até hoje são sucessos no mercado interno e externo.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Histórico
Em meados de 1945, as cidades de japonesas de Hiroshima e Nagasaki foram atingidas por duas bombas atômicas, proporcionando ao mundo um espetáculo de destruição que conferiu aos Estados Unidos a influência predominante mundial. Naquela mesma época o Japão assina sua rendição pondo um fim à segunda guerra mundial. Fato real que mudou a filosofia do Japão, hoje apesar de todas as tragédias ocorridas naquele país, à superação de enfrentar os desafios e limites de sua economia são exemplos pra outros. O país passou por uma reforma políticas e iniciou a recuperação de sua economia. Em dados históricos essa recuperação deu inicio aos sindicatos em 1946 dos Cientistas e engenheiros do Japão (JUSE).
No ano de 1950 essa cooperativa convidou um consultor chamado por nome Wiliam Edward Deming para ministrar um curso de controle estatístico da qualidade. No entanto Deming norte americano, começou a elaborar seus projetos de desenvolvimento da qualidade japonesa envolvendo técnicos e engenheiros da alta administração de importantes corporações nacionais. Depois de quatro anos a JUSE convida outro consultor chamado Joseph Juran, para ensinar sobre administração de controle da qualidade, desde então o modelo de controle da qualidade total passou a ser idealizado e elaborado pelos gestores japoneses.
Contribuíram para a origem deste sistema os criadores Taiichi Ohno engenheiro da Toyota, Sakichi Toyoda foi o fundador do grupo Toyota, Kiichiro Toyoda e Eiiji Toyoda.
Os relatos históricos comentados acima são baseados em fatos reais que deram origem a um sistema que chamado Lean Manufacturing, que revolucionou as indústrias do mundo e principalmente no Japão que transformou em uma potência econômica apesar de todas as catástrofes ocorridas nesse país.
2.2 Criadores do sistema Lean Manufacturing.
Taiichi Ohno engenheiro da Toyota é considerado o criador e pai do Sistema Toyota de Produção do sistema Kanbam. Nascido em Dairen, da região da Manchúria na China, em 1912, formou-se em engenharia mecânica no Instituto de Tecnologia de Nagoya. Entrou para Toyota em 1932 e logo cedo em sua carreira expandiu as idéias desenvolvias por Kiichito Toyoda para reduzir perdas na produção. Ohno desenvolveu o sistema Toyota de produção (Just in time) um sistema de estratégia de manufatura que fizesse a empresa obter lucro e sustentabilidade para atingir o crescimento.
...