SOCIOLOGIA MA ADMINISTRAÇÃO
Por: MARCOVALERIO • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 505 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
FIJ – FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUA
A Sociologia (Resumo)
O Significado da Sociologia:
A Sociologia como uma disciplina acadêmica é uma perspectiva e ressalta que os seres humanos são seres sociais influenciados por interação, padrões sociais e socialização. Os sociólogos estudam a natureza do ser humano, a ordem social, as causas e efeitos da desigualdade social; estudam a sociedade, as instituições sociais e seus problemas. Por fim a sociologia é uma disciplina científica e acadêmica que adota um método para entender seu objeto de estudo a Sociedade.
O Início da Sociologia:
A Sociologia considerada uma das ciências mais jovens, surgiu no início do século XIX, na Europa, com a obra do filósofo francês Auguso Comte, o primeiro a empregar o termo Sociologia como ciência da Sociedade.
Inspiração:
A Sociologia avançou com o desejo de alguns intelectuais, em aplicar as técnicas da ciência ao estudo da Sociedade. A maioria dos cientistas estudou o mundo político e procurava entender a Sociedade Humana em busca de saber o que ela deveria ser.
Objetivo:
Os Sociólogos no entanto, para melhor entenderem as Leis da Sociedade Humana, deveriam aplicar os instrumentos da ciência em suas pesquisas. O Universo compõe-se de leis naturais; assim, a Sociedade também deve ser regida e seu objetivo principal seria definir o que a Sociedade é, e não dizer o que ela deveria ser.
A industrialização e seus problemas...
A Sociologia nasce em conjunto com o ápice da Revolução Industrial que estava transformando as bases da sociedade da época e nesse contexto alguns Sociólogos buscavam na ciência explicações e soluções para os problemas enfrentados como pobreza, doenças, fome etc. Outros sociólogos reagiam aos extremos da desigualdade social, buscando mudanças como a reorganização burocrática da sociedade.
A necessidade de compreender a revolução...
A Revolução Francesa muito influenciou o desenvolvimento da sociologia, transformando a sociedade Francesa, assim como toda Europa e América do Norte. Os intelectuais absorveram essa revolução, seus ideais e excessos e abriram debate na Europa: Por que ocorrem as revoluções? O que elas realizam? Como a ordem é mantida na sociedade e como os problemas são resolvidos, entre outros.
Experiências com outros povos e sociedades...
A colonização de sociedades não ocidentais, ocorridas nos séculos de descobertas e explorações, mostraram alternativas de vida em sociedade nunca antes vistas ou imaginadas, oportunidade de enxergar soluções para problemas próprios e até mesmo de como auxiliar os “menos afortunados” ou decidir pela inferioridade dos outros povos; desta forma as pessoas quando refletem, são incentivadas a examinar sua sociedade de um novo ângulo, comparando e buscando respostas a novas questões sobre a natureza da sociedade.
O surgimento de novas ideias...
Em conjunto com a Revolução Industrial e Francesa, a ciência e a exploração de novas terras, a sociedade europeia mostrou-se aberta a novas ideias, demonstrando maturidade o suficiente, para uma abordagem mais crítica e objetiva do estudo da sociedade. A liberdade vinda das grandes revoluções do final do século XVIII e do século XIX alavancou o surgimento de todas as ciências sociais. Chegando assim a hora da sociologia.
DISCIPLINA: RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS // PROFESSORA: ALESSANDRA
...