SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Por: hurgeson • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 5.110 Palavras (21 Páginas) • 208 Visualizações
Sumário
RESUMO
1. INTRODUÇÃO
2. SOLUÇÕES CRIATIVAS PARA O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS
2.1 Objetivo geral
2.2 Objetivo especifica
2.3 Categorias de resíduos
2.4 Problemas
2.5 Conseqüências
2.6 Situações encontradas
3. GARRAFA PET
4. PALETE DE MADEIRA
5. METODOLOGIA
5.1 PLANO ORÇAMENTARIO-GARRAFA PET.
5.2 PLANO ORÇMENTARIO-PALETES
5.3 Processo de reciclagem dos paletes madeira.
5.4 Processo de reciclagem das Garrafas Pet
5.5 Procedimento experimental
6. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
6.1 ORGANOGRAMA DE PLANEJAMENTO
6.2 Divisão de função
6.3 Equipes e funções- Brinquedoteca
6.4 Equipes e funções- Sala de estar
7. INTRODUÇÃO A ECONOMIA
7.1 PLANO ORÇMENTARIO
7.2 Os maiores desafios resíduos sólidos.
8. GESTÃO DA QUALIDADE
8.1 Plano de ação
8.2 Diagrama de Ishikawa
9. MATEMÁTICA APLICADA
9.1 Estimativos gráficos resíduos sólidos.
9.2 Coleta seletiva em geral.
10. RACIOCINIO LOGICO
11. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
ANEXOS
REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo mostrar o correto manejo dos resíduos sólidos. A importância do aproveitamento dos resíduos de paletes e pet através da reciclagem e fabricação como moveis e brinquedos correlacionados com a economia social. Foram elaborados procedimentos para aproveitamento de resíduos sólidos, visando minimizar o desequilíbrio entre a produção dos resíduos em dispô-lo corretamente, sem agredir a saúde humana e o meio ambiente.
Dando enfoque as condições de financiamento para o gerenciamento de resíduos sólidos, que já fazem parte da atual Política Nacional de Financiamento do País. O projeto nesta área de saneamento básico deve ter sustentabilidade para sobreviver a grupos, pessoas, políticos e governos para obter os resultados esperados de sucesso.
Palavras-chave: Resíduos sólidos. Reciclagem. Meio Ambiente.
- INTRODUÇÃO
Deve- se minimizar os grandes impactos ambientais causados pelo homem no meio ambiente, a sociedade está a cada dia buscando novas técnicas e métodos de processos que venham a reciclar a maior variedade e quantidade de material possível, a reciclagem de PET e PALLET, é de suma importância neste cenário nacional e mundial, e por que não dizer regional. Por ser um material utilizado em grande quantidade pelas indústrias de todo mundo, o PET e o PALLET tornam-se um produto fácil de ser coletado, e como já existem vários processos na indústria de reciclagem para tornar estes materiais um novo utensílio que poderá ser utilizado pela sociedade consumidora, a sua reciclagem também torna - se um ramo de negócios que fabrica um novo objeto, com valor agregado, e analisando do ponto de vista ecológico devido a todos os benefícios gerados ao meio ambiente pela reutilização do PET e PALLETS, a sua reciclagem gera varias expectativas de lucro para o empresário que atua neste nicho de mercado. “O Amazonas gera 3.250 toneladas de RSU por dia, uma média de 1,23 quilos por habitante. Cerca de 2 toneladas são coletadas, sendo apenas 20% nos municípios do interior (566 toneladas). Em média são coletados 1,04 quilos de lixo por habitante. Cerca de 53,3% vão para o aterro sanitário, 21,8% para aterro controlado e 24,9% para outros lugares. [...] A média de coleta da região Norte é de 0,842 quilo por habitante por dia, com despesa de R$ 3,54 ao mês por habitante” (DIÁRIO DO AMAZONAS, 29/05/10, p. 6).
Desta forma a proposta de estudo a ser desenvolvida pretende contribuir de maneira direta e ou indireta, para o incentivo do não descarte para o meio ambiente desse tipo de material, e o reaproveitamento das garrafas e madeiras utilizadas em PALLETS, voltadas principalmente à economia. O presente trabalho propõe a redução do impacto causado pelos resíduos sólidos, através da confecção de utensílios que podem ser feitos com as garrafas PETS e PALLETS, antes que eles sejam descartados de forma incorreta. Para isso estamos reutilizando PALLETS para a construção de mobílias para uma biblioteca e sala de estar , garrafas PETS para a confecção de produtos decorativos e brinquedos.
...